Criança

Leite é bom

Além de garantir os sais minerais que a criança necessita para crescer, o leite tem proteínas de alto valor biológico, água e vitaminas

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Além de garantir os sais minerais que a criança necessita para crescer e se desenvolver de forma saudável, o leite tem proteínas de alto valor biológico, água e uma infinidade de vitaminas. A vitamina A ajuda no crescimento, a vitamina D estimula a imunidade do organismo, e a vitamina K auxilia na coagulação do sangue. Sem falar que é a principal fonte de cálcio, essencial ao crescimento das crianças. Para os pequenos que não tomam o leite da mãe, são indicados leites especiais, com fórmula infantil, que suprem os nutrientes necessários para o bebê. Após a fase de amamentação, o leite mais indicado é o integral ou o semidesnatado, os mais ricos em nutrientes.

Quando: O leite é indispensável durante os dois primeiros anos de vida da criança. Ele é fundamental na formação dos ossos e evita problemas de crescimento e de falta de nutrientes.

Anúncio

FECHAR

Quanto: Durante a amamentação, a quantidade de leite é estipulada pelo bebê, isto é, ele mama quando sente fome e ingere a quantidade que precisa. Isso acontece com a frequência, em média, de três em três horas nos primeiros três meses. Depois dessa fase, a quantidade indicada é de cerca de 600 ml de leite por dia, podendo variar de acordo com a idade, o peso  e a dieta alimentar de seu filho.

Como: Algumas crianças não gostam muito do cheiro e do gosto do leite. Se esse é o caso de seu filho, como medida de incentivo vale misturar frutas e achocolatados, que darão um gostinho e uma cor especial. Derivados de leite, como iogurte, queijo e requeijão também são uma boa solução, mas cuidado com queijos amarelos, que são mais gordurosos que o queijo branco.

Consultoria: Flávia Bulgarelli, nutricionista do Espaço Leve, mãe de Julia. Tel. 3061-3391.Dr. Mauro Fisberg, pediatra e nutrólogo, pai de Yuri.nutrociencia@nutrociencia.com.br