Criança

Escola ensina inglês para crianças com protagonistas negros

iStock

Publicado em 17/06/2020, às 10h24 - Atualizado às 11h19 por Camila Montino


Compartilhe:


Para que a educação ajude no combate ao racismo, é preciso mais pessoas negras no corpo docente, bem como no currículo pedagógico (Foto: iStock)

De acordo com especialistas, para que a educação ajude no combate ao racismo, é preciso mais pessoas negras no corpo docente, bem como no currículo pedagógico. Pensando nessas ausências, uma escola fundada em São Paulo há doze anos ensina inglês a partir da história de personalidades negras e com diferentes sotaques e influências culturais.

Nascida em 2008, a escola de inglês com base em São Paulo viu procura aumentar 15% (Foto: Reprodução / Pinterest Uol)

Grandes redes de ensino costumam abordar o inglês britânico ou norte-americano, mesmo com falantes também em países majoritariamente negros, da África à América Latina. A Ebony English School foi criada em 2008 para suprir essa lacuna, e tem visto as matrículas aumentarem recentemente, em meio à pandemia de covid-19 e com aulas online. “Falamos sobre história, iniciando na diáspora, quando os negros foram retirados da África e trazidos para o continente americano. Explicamos como isso aconteceu em cada país e ensinamos sobre seus pilares específicos: os quilombos (Brasil), Maroons (Jamaica), palenques (Colômbia), Malês (Bahia)”, explica Rodrigo Faustino, fundador e vice-presidente da escola, para a UOL.

O material didático é construído a partir dessa diretriz, e há uma aula para estimular o inglês com a pronunciação de cada país estudado. “O idioma nos permite trocar, por exemplo, com diversas etnias em países africanos — Banto (África Subsaariana), Axante (Gana), Iorubá (Nigéria). E entender que, quando falamos de população africana, não estamos falando de uma coisa só, mas sim de um mosaico de etnias e pessoas. Grande parte desses povos falam inglês e esse é o ponto de conexão. A partir do idioma, o aluno começa a aprender a história, os costumes e as culturas dessas pessoas”, afirma Rodrigo.


Palavras-chave
pfnoinsta Notícias Educação Desenvolvimento Criança Atividades e Brincadeiras Artes e Cultura filha filho isolamento social quarentena Inglês cultura negra

Leia também

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?

Família

Maira Cardi muda de opinião sobre fala de Pastor que diz que beijou a filha na boca

Família

Filha da Madonna que ganhou nota dez de Anitta em show tem 11 anos e foi adotada

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Família

Caso Madeleine McCann: mulher que alega ser menina desaparecida aparece em homenagem

Família

Maira Cardi defende pastor que relatou ter beijado a boca da filha para ser “1º homem dela"

Família

Motorista da Porsche que matou motorista de aplicativo é preso por desembargador

Família

Saiba quem é amante de Belo, modelo que já foi presa