Publicado em 08/12/2023, às 15h58 por Yulia Serra, Filha de Suzimar e Leopoldo
Fim de ano é tempo de união, as festas, as férias, todos os momentos são oportunidades para fortalecer a conexão entre a família, além de criar memórias que vão durar para a vida. E que maneira de criar isso do que brincando? É através dessa atividade que as crianças desenvolvem habilidades fundamentais para o presente e futuro, como coordenação motora, raciocínio lógico, atenção, cooperação, criatividade, agilidade, autonomia e comunicação. E os ganhos se potencializam quando o brincar acontece em grupo, com troca, com amigos, com familiares.
Brincar é tão fundamental que se tornou um direito universal preconizado pela Organização das Nações Unidas desde o ano 1959, pela Declaração Universal dos Direitos da Criança, e reafirmado pela Convenção dos Direitos da Criança em 1989, que afirmou: “Toda criança terá direito a brincar e a divertir-se, cabendo à sociedade e às autoridades públicas garantirem a ela o exercício pleno desse direito”.
Uma das datas comemorativas mais aguardadas do ano está chegando, o Natal. Na época de reunir a família e comemorar a vida, dia 25 de dezembro, a troca de presentes costuma ser um dos momentos mais aguardados do dia, principalmente para as crianças. Mas, a verdade é que ir atrás desses mimos com antecedência facilita a vida. Por isso, damos algumas dicas para você garantir diversas opções para as mais diferentes idades.
A brincadeira vai muito além de uma atividade de lazer, e promover esses momentos dentro de casa e com as pessoas mais próximas faz toda a diferença na vida do seu filho e sua também. Olha só alguns dos pontos positivos de estimular essa união de gerações em torno da diversão:
A vida sem imaginação não tem a menor graça. E ela começa logo cedo. Quando a criança não tem nem idade para entender o que está acontecendo, os pais já montam a árvore de Natal, compram presentes e preparam a ceia, que reúne toda a família. Toda vez que nasce um bebê, nasce também uma crença no bom e velho Papai Noel. Quem não lembra de ficar acordado até tarde, correr para ver os presentes embaixo da árvore na manhã de Natal.
Não é à toa que fazemos tudo isso. Essa tradição proporciona a troca de carinho, incentiva a generosidade e a alegria entre os pais, filhos, avós, netos, primos, tios e sobrinhos. Mergulhar nessa brincadeira, e ainda com a família toda, é incrível. Por isso, nós defendemos aqui: Papai Noel existe, sim! E que bom, porque é mais uma oportunidade para seu filho sonhar.
Notícias
Furacão Milton: Veja como ficou região da Flórida após passagem de tornado
Criança
40 brincadeiras e atividades para o Dia das Crianças
Notícias
Luciana Gimenez fala sobre gravidez de terceiro filho aos 54 anos: "Sonhos e desejos"
Criança
Dia da Mochila Maluca: 10 ideias divertidas e criativas para a Semana da Criança
Criança
Dia do Cabelo Maluco: 12 ideias fáceis para fazer na Semana da Criança
Família
Dia do Cabelo Maluco: 10 ideias diferentes para inovar no penteado do seu filho
Notícias
Esposa de Rodrigo Faro descobre 'tumor raro e maligno': "Pronta para enfrentar essa batalha"
Notícias
Virginia Fonseca mostra convite diferentão da festa 2 anos de Maria Flor