Criança

De olho: tire dúvidas sobre a saúde ocular do seu filho

Nosso pediatra colunista Claudio Len explica sobre o desenvolvimento da visão

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

(Foto: Shutterstock)

(Foto: Shutterstock)

Entre o primeiro e o segundo mês de vida, de acordo com o nosso pediatra Claudio Len, pai de Fernando, Beatriz e Sílvia, os bebês já  conseguem acompanhar o movimento de objetos (especialmente a face dos pais) entre 1 e 2 meses de vida. “Entre 2 e 3 meses já enxergam bem de perto (cerca de 1 metro), e com 4 meses já enxergam muito bem de longe, com atenção”, complementa o especialista.

Nossos filhos são muito interessados em tudo que se mexe! Portanto, devemos acompanhar com atenção esse desenvolvimento, que é muito rápido. Na revista de julho, nosso pediatra tirou dúvidas sobre saúde ocular. Todo mês, eles responde pergunta que vocês mandam nas redes sociais.

Confira, a seguir, dúvidas de duas mães.

Anúncio

FECHAR

Minha filha tem 2 anos e 5 meses. Percebo que ela coça muito os olhinhos, não sei se é só coceira ou é ardência. Isso pode indicar algum problema? Eliene Grillo, mãe de Amanda
A sua filha pode estar coçando o olho por vários motivos, inclusive hábito e alergia. No entanto, essa atitude pode estar relacionada a alguma doença oftalmológica. Portanto, recomendo uma avaliação por oftalmologista pediátrico para esclarecimento diagnóstico.

Minha bebê tem 3 meses e adora quando a TV está ligada. Bebês nessa idade podem ver TV? Por quanto tempo? Heloisa Giardini Oliveira, mãe de Júlia
Os bebês estão descobrindo o mundo e gostam de olhar para tudo o que se movimenta e emite luz. E o interesse fica ainda maior quando faz algum barulho. Daí o grande interesse por aparelhos de TV, tablets e celulares. De acordo com a Academia Americana de Pediatria, o tempo de tela recomendado para crianças de até 2 anos de idade é zero. Logicamente, períodos curtos e sob supervisão podem ser tolerados. E nada de tela perto da hora de ir para a cama! O tempo de tela excessivo reduz o tempo de convívio com os pais, que é importante nessa fase  do desenvolvimento. Pense nisso!

Leia também:

Gravidez: por que os enjoos matinais diminuem durante o inverno?

5 mitos desvendados sobre o sono dos bebês

Aumente o som: Lucas Silveira do Fresno faz música especial para sua filha

 

Pais&Filhos TV