Criança

Cultura brasileira

Livro sobre as crianças caiçaras será lançado neste sábado

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

No sábado (4), os pais e filhos terão a oportunidade de conhecer melhor a cultura brasileira através do livro “Manual da Criança Caiçara”, de Marie Ange Bordas, a ser lançado na Livraria da Vila da Fradique Coutinho (São Paulo ), às 15h. Marie é artista plástica e educadora e já percorreu vários países desenvolvendo projetos colaborativos com crianças e jovens de comunidades de refugiados. Agora, ela lançará seu livro no Brasil, publicado pela Editora Peirópolis, que compila tradições e saberes de moradores da Barra do Ribeira, em Iguape (SP). São 80 páginas de música, comidas, artesanato, fauna, flora e costumes da região.

 
A obra foi pensada a partir do projeto “Laboratório de Saberes Caiçaras”, idealizado por Marie e realizado entre 2010 e 2011, que criou um espaço onde as os pequenos pudessem resgatar e valorizar sua cultura-mãe de uma forma lúdica. O trabalho, feito em parceira com a Associação Jovens da Jureia (AJJ), foi um dos contemplados com o prêmio do Ministério da Cultura “Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura”.
 
Mesclando arte e jornalismo e se passando por uma “marciana”, a autora passou meses na Barra do Ribeira e buscou valorizar a cultura tradicional brasileira, através dos costumes passados às crianças caiçaras. A obra registra fotos de paisagens e pessoas da região, assim como desenhos dos pequenos e ilustrações do jovem artista local, Henrique Ripari. Também fazem parte do livro quatro histórias da escritora Meire Cazumbá e um texto do antropólogo Antonio Carlos Guedes sobre a cultura caiçara, segundo divulgado.
 
O lançamento de “Manual da Criança Caiçara”, no sábado (4), contará com autógrafos da autora. A obra teve o apoio do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Estado da Cultura pelo Programa de Ação Cultural 2010 e custa R$34.
 
Lançamento do livro “Manual da Criança Caiçara”
Autor: Marie Ange Bordas
Dia 4 de fevereiro, às 15h
Livraria da Vila – Unidade Fradique Coutinho
Rua Fradique Coutinho, 915 – São Paulo (SP)

Pais&Filhos TV