Criança

Cuidado com a dengue

Preste atenção quando os sintomas aparecerem nas crianças

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Os pais e pediatras devem prestar ainda mais atenção quando os sintomas aparecem nas crianças

O verão já foi embora, mas os casos de dengue ainda assustam a população. Entre os meses de janeiro e março, mais de 15 mil pessoas foram diagnosticadas com a doença e várias crianças já morreram em decorrência da dengue.

Anúncio

FECHAR

Por isso, o Ministério da Saúde alerta os profissionais da saúde para que considerem a dengue como um dos principais diagnósticos possíveis. Os pediatras das regiões com mais casos confirmados devem ficar atentos a febres, dores no corpo, indisposição e apatia dos pequenos.

O secretário de Vigilância e Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, destaca a importância de procurar ajuda de um especialista logo que os primeiros sintomas surgem. “Ao primeiro sinal, especialmente em área de transmissão intensa, esse diagnóstico deve ser considerado ou o profissional de saúde pode perder a oportunidade de detectar precocemente um caso de dengue”, afirma.

A dengue é ainda mais perigosa entre crianças pequenas e bebês. Nestes casos, a evolução da doença é mais rápida e pode causar a morte. Se o seu filho está com vômitos constantes e dores abdominais, procure um médico. Nos bebês, preste atenção se ele chora muito ou se está irritadiço.

O Ministério da Saúde disponibilizou uma cartilha os casos de dengue entre as crianças para os especialistas.

Pais&Filhos TV