Criança

Criatividade X Inteligência

Pesquisa brasileira afirma: criatividade independe do nível de inteligência

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

 

 
Pesquisadores brasileiros concluiram em estudo que a criatividade independe do nível de inteligência
 
Muito se comenta sobre as relações que envolvem a criatividade e a inteligência, tanto que uma pesquisa publicada em 2010 – no periódico Estudos de Psicologia – avaliou que, devido à fraca relação entre elas, a criatividade pode ser encontrada em qualquer nível de inteligência.
 
No estudo, chamado de “Criatividade e inteligência: analisando semelhanças e discrepâncias no desenvolvimento”, foram aplicados testes a 172 estudantes (91 mulheres e 81 homens), da 1ª série do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, de escolas privadas e públicas de cinco cidades do interior do estado de São Paulo. O intuito era descobrir se havia ou não relações significativas entre a inteligência e a criatividade.
 
Os pesquisadores também concluíram que existe um aumento nas habilidades cognitivas quando se comparam os estudantes do Ensino Médio e do Fundamental, mas o potencial criativo sofre decréscimo neste mesmo paralelo. Para eles, isso é resultado do modelo educacional que o Brasil adotou e que é preciso um investimento na capacitação dos professores, para que novas estratégias de ensino sejam desenvolvidas. Desta forma, os alunos seriam estimulados a desenvolver soluções mais criativas para as situações propostas.

Pais&Filhos TV