Férias! 🤩

Crianças de férias: brincadeiras e atividades para aproveitar com a família toda

Brincar faz bem para o seu filho - (Foto: iStock)
(Foto: iStock)

Publicado em 01/07/2024, às 16h19 por Jennifer Detlinger, Editora-chefe | Filha de Lucila e Paulo


As férias de julho estão aí e pode ser um desafio manter as crianças entretidas durante os dias frios. Contar com brincadeiras que podem ser feitas dentro de casa é uma ótima ideia para deixar os dias fora da escola ainda mais divertidos, e criar memórias que serão levadas para sempre com o seu filho.

A colher de pau da cozinha vira uma varinha mágica, o cobertor se torna uma capa de herói, e qualquer folha sulfite pode ser um portal para uma outra realidade! Em um ambiente em que tudo pode se tornar algo mágico, não esqueça de deixar a imaginação fluir e aproveitar cada momento com o seu filho, afinal, as lembranças ficam para sempre. 

Confira a seguir algumas brincadeiras para fazer nas férias de julho:

Teatro de fantoches

Esse item é um clássico! O teatro de fantoches tem o poder de estimular a imaginação das crianças, o que é essencial para essa fase da vida. Se não tiver fantoches, pode ser com meias de qualquer estilo. O importante é entrar no personagem e contar uma história divertida!

Viagem no tempo

Hoje em dia existem tablets, smartphones e Internet na palma da mão das crianças, mas nem sempre foi assim. Essa é uma oportunidade para mostrar ao seu filho como era brincar “à moda antiga”. Separe as suas brincadeiras favoritas e veja como as brincadeiras “old school”, como bolinhas de gude, peteca e jogos da memória ainda fazem sucesso!

Fazer uma árvore genealógica

Você e seu filho são resultado de todos os parentes que vieram antes de vocês. Essa brincadeira pode até mesmo se tornar uma pesquisa! A criança pode perguntar para os avós ou bisavós sobre os avós e bisavós deles para traçar a árvore genealógica. Pegue fotos antigas que possam ajudar a ilustrar toda a história da família. Conhecer as suas origens é essencial, e resgatar memórias antigas é uma ótima forma de mostrar como o mundo era antes da chegada do seu filho.

Criança brincando
Brincadeiras para as férias - (Foto: Getty Images)

Caça ao tesouro

Pode ser o brinquedo favorito do seu filho, ou aquela sobremesa que ele pede a cada refeição. Esconda ele em um local que não seja impossível e nem perigoso para a criança encontrar, e espalhe dicas pelo percurso que você quer que ela percorra. É possível até mesmo fazer um mapa com etapas a serem cumpridas, como organizar o quarto.

Ensaio fotográfico

Separe os melhores figurinos, sapatos e acessórios para fazer uma sessão de fotos incrível! As crianças podem pensar em formas de compor diferentes cenários, como esticar um lençol para criar um fundo branco, ou usar luzes de árvore de natal para colorir o local. Se você tiver aquela câmera antiga guardada no fundo do armário, agora é a hora de colocar as pilhas de novo. Se não, é possível usar a câmera do celular e aproveitar a boa qualidade da imagem.

Piquenique

Quem disse que o piquenique só pode ser feito fora de casa? A diversão começa na hora de preparar o que estará no piquenique, como aquele bolo de chocolate com receita de vó, os sanduíches que só você sabe fazer ou aquela fornada de biscoitos que vocês inventaram a receita. Depois, é só estender uma toalha no chão da sala e aproveitar o momento “fora da rotina”. Só tenha uma atenção redobrada em caso de bichos de estimação dentro de casa!

Monte um álbum da família

Muitas vezes esquecemos de revelar nossas fotos, salvamos na nuvem ou publicamos nas redes sociais. Caso você não tenha uma cópia impressa esse é o momento perfeito para revelar as fotos de família, comprar alguns álbuns simples e reunir as crianças para te ajudar na montagem. Além de unir a família ao redor de boas lembranças, essa atividade vai entreter as crianças por um bom tempo.

criança desenhando em lousa
Brincadeiras para as férias

Era uma vez

Não precisa de muito para a brincadeira ficar divertida – é só deixar a criatividade e a imaginação rolarem. Comece uma história e peça para as crianças irem completando, cada uma fala durante 5 minutos. Se quiser incrementar, aposte em fantasias ou acessórios para criar personagens.

Experiência científica

Você pode encontrar vários exemplos de experiências online. Seus filhos ficarão entretidos enquanto aprendem sobre princípios científicos importantes.

Jogo da memória do que você mais gosta

Peça para o seu filho escolher os seus brinquedos preferidos. Com a ajuda dele, faça uma foto de cada um dos seus xodós e imprima duas cópias de cada. Recorte em quadrados iguais, misture as peças e voilá: você terá um jogo da memória personalizado!

Desenho maluco

Separe folhas de papel, canetas coloridas, tintas, pincel e deixe a imaginação tomar conta. Ao final da atividade, vale expor as obras-primas em uma galeria de arte da família. Para quem quiser ir além, existe o jogo chamado Desenho Maluco. Nessa brincadeira, cada participante recebe uma folha em branco. O primeiro passo é desenhar uma cabeça no alto da folha. Depois, dobram-se os papéis e as folhas são trocadas entre os participantes. Em seguida, cada participante continua o desenho na folha que recebeu. Repetindo as instruções, as folhas são novamente trocadas. Assim, cada criança desenha uma parte, da cabeça aos pés. No fim, abra os papéis e veja os desenhos que se formaram. Com certeza, vão ficar muito divertidos, com direito a cada participante deixar a sua marca neles.

Telefone sem fio

Para essa brincadeira, todo mundo deve ficar em círculo. O primeiro participante cria uma mensagem e fala no ouvido do próximo. A mensagem vai passando adiante e cada um vai dizendo o que entendeu. A última pessoa será quem vai repetir, em voz alta, o que ouviu. O desafio é descobrir se a mensagem permaneceu a mesma do começo ao fim. Alerta: essa brincadeira pode render várias gargalhadas.

Crianças cochichando
Brincadeiras para as férias  - (Foto: Getty Images)

Batata quente diferente

Usaremos o celular, mas de um jeito inusitado. A brincadeira consiste em sentar em roda e programar a opção de foto do celular no timer. Iniciada a contagem regressiva para o clique, o celular servirá de batata quente e passará de mão em mão. Quando o tempo se esgotar, a foto não deixará mentir quais mãos foram as últimas. Depois da brincadeira, vale sentar junto e se divertir com as fotos que ficaram registradas.

Quem sou eu?

Para esse jogo, são necessárias habilidades de detetive! Os jogadores devem também estar em roda. Cada um escolhe o nome de um personagem de filme, desenho, artista, ou mesmo alguém do convívio deles, escreve num papel e gruda na testa do participante da direita, sem que ele veja. Cada criança faz perguntas para os outros jogadores sobre o que ela é. Por exemplo: “eu sou uma mulher?”. E os jogadores só podem responder sim ou não. Cada um tem uma chance de tentar adivinhar.

Stop!

No Stop!, a família definirá em conjunto categorias de cores, animais, carros, cidades, entre outras. A partir do que foi escolhido, todos escrevem as categorias em um papel. Escolhida uma letra, todos preenchem a folha, de acordo com as categorias, com palavras que comecem com a letra escolhida. Aquele que acabar primeiro grita “Stop!”. O jogo pode acontecer de forma individual, mas pensar junto e dividir a família em equipes é mais divertido.

Um, dois, três, ação!

Em pedaços de papel, escreva nome de filmes, atores, ações. Eles devem ser sorteados entre os participantes. Um  representante da equipe deve fazer com que os outros descubram o que ele tirou. Mas o desafio se dá ao passo de que ele não pode falar ou emitir sons, apenas gesticular. A mímica vai entrar em ação! Quem se sairá melhor?

Alerta cor

Essa brincadeira pede um espaço grande! Uma pessoa é escolhida para ser o pegador e os demais ficam espalhadas pelo cômodo. O pegador diz “alerta cor!” e os demais perguntam “que cor?”. O pegador, então, escolhe uma cor e todos deverão tocar em algo dessa cor para ficarem salvos, caso contrário, poderão ser pegos.

Piquenique

Nesse dia, o jantar vai acontecer de uma forma diferente! É só estender uma toalha no chão da sala e todo mundo vai ser convidado a comer ali mesmo. E o cardápio também pode ser escolhido em conjunto. Entre sanduíches, frutas e sucos, a criança pode ajudar na preparação.

Memória dos objetos

Essa atividade é para exercitar a memória. Objetos da cozinha, do quarto ou os próprios brinquedos do seu filho podem ser usados. O primeiro passo é separar 10 objetos. Assim, a criança terá que observá-los por um tempo determinado. Os pais são os responsáveis por tirar um e deixar a criança perceber o que sumiu. Escolher um cômodo da casa também pode ser uma opção. Agora, a criança deve olhar durante um minuto para a disposição dos objetos no cômodo escolhido. Depois, terá que descobrir o que mudou de lugar. Os papéis também podem se inverter e a criança comandar a brincadeira e alterar o lugar dos objetos.

criança brincando com letras em papel
Brincadeiras para as férias

Passa anel

Um dos jogadores será o passador do anel. Com o objeto entre as palmas da mão, a criança deve passar suas mãos entre as dos participantes, que devem estar posicionados lado a lado ou em círculo. O passador deve fazer isso quantas vezes quiser, mas em uma delas deve deixar o anel. Quando acabar, ele pergunta a outro jogador com quem ficou o objeto. Se a pessoa acertar, os papéis são invertidos. Se não, tudo continua igual.

Cozinhar

Sempre com a supervisão de um adulto, uma atividade bastante lúdica e divertida é colocar a mão na massa e fazer novas receitas. As crianças podem escolher o que desejam preparar. Ver o resultado será uma delícia (em todos os sentidos).

Olhe onde pisa

Use caminhos já feitos no chão, como sarjetas, bolachas de árvore ou uma linha desenhada para improvisar brincadeiras de siga o líder ou não toque o chão. Desafios de equilíbrio também são boas opções.


Leia também

Amanda Kimberlly participou de reality show e namorou cantor famoso - (Foto: reprodução/X)

Família

Antes e depois de mãe da 3ª filha de Neymar surpreende: "Mudou o DNA"

Rafaella Santos afirma que não parou de seguir Bruna Biancardi nas redes sociais - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Irmã de Neymar se defende após ser acusada de deixar de seguir Bruna Biancardi no Instagram

Rafaella Santos deixa se seguir Bruna Biancardi - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Irmã de Neymar dá unfollow em Bruna Biancardi após compartilhar foto de filha de Amanda Kimberlly

Reprodução: Instagram

Família

Amanda Kimberlly se declara em primeira foto da filha no feed do Instagram

Fabiula Nascimento anuncia mudança em 'status de relacionamento': "O amor e o respeito continuam" - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Fabiula Nascimento anuncia mudança em 'status de relacionamento': "O amor e o respeito continuam"

Ticiane Pinheiro apareceu de surpresa em Miami para prestigiar a filha - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Rafa Justus ganha surpresa de Ticiane Pinheiro em aniversário de 15 anos nos EUA

Bruna Biancardi e Georgina Rodriguez - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Mulher de Cristiano Ronaldo manda recado para Bruna Biancardi e Mavie

Neymar anuncia paternidade de Helena e Bruna Biancardi passa dia com amigas - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Bruna Biancardi aproveita "spa" no dia em que Neymar confirma paternidade da filha de Amanda Kimberlly