Publicado em 18/10/2013, às 10h57 - Atualizado em 22/02/2021, às 07h38 por Redação Pais&Filhos
Todo mundo acha que a osteoporose é uma doença que se manifesta apenas em idosos. É verdade que a partir dos 30 anos, o processo de perda de massa óssea é maior, o que aumenta essas chances. Mas isso pode acontecer com as crianças, sim. Nesse caso, a osteoporose, na maioria das vezes, é causada por sedentarismo, predisposição genética ou pelo baixo consumo de cálcio, principalmente quando a criança apresenta intolerância à lactose.
De acordo com o estudo The Brazilian Osteoporosis Study (BRAZOS), nove entre dez pessoas ingerem apenas 52% das necessidades diárias de cálcio. Os principais nutrientes envolvidos no metabolismo ósseo são o cálcio e a vitamina D. Um copo de leite desnatado de 200 ml equivale a 270 mg de cálcio, sendo que para cada faixa etária as quantidades recomendadas são diferentes:
Não é só o leite que pode prover o cálcio necessário para manter os ossos fortes. Além do leite – desnatado ou integral -, invista em iogurte com frutas, queijo minas, brócolis cozido, sardinha em lata, soja, espinafre cozido e requeijão. Já para conseguir a vitamina D, a exposição solar no horário das 8h ou 9h da manhã é o ideal. Segundo o pediatra Claudio Len, pai de Fernando, Beatriz e Sílvia, “a exposição à luz solar deve ser direta. Muitas vezes, o excesso de filtro solar faz com que você não tenha exposição nenhuma. É preciso pelo menos 15 minutos semanais de sol direto na pele”, orienta.
Outros alimentos que contém vitamina D são o salmão e atum cozidos, ostra, sardinha, cogumelos cozidos, gema de ovo, bife de fígado, manteiga, castanha e queijo mussarela. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), na faixa etária dos 10 aos 13 anos, 96,4% das crianças do sexo masculino e 97,2% do sexo feminino estão incluídos no índice inadequado de ingestão de cálcio, abaixo do valor diário recomendável (1.300 mg). Da mesma maneira, com a vitamina D, a ingestão está abaixo do recomendável.
Uma boa dieta também deve ser aliada à prática de exercícios físicos. O sedentarismo pode ser uma das causas que levam ao desenvolvimento da osteoporose. Alguns esportes são mais indicados, como os exercícios de impacto: futebol, vôlei, basquete.
Se o seu filho tem esse problema, calma: existem fórmulas lácteas sem lactose ou com baixo teor. O importante é não cortar o leite sem pensar em uma alternativa para a reposição de cálcio: ele pode ser adquirido através de comprimidos para suplementar a dieta. “O grande erro é cortar o leite e substituir por leite de soja, que é uma leguminosa e contém pouco cálcio”, conta a nutricionista Sofia Sesti, mãe de Isadora e Gabriel. Existem fórmulas específicas de baixa lactose, ainda derivadas do leite. Os especialistas podem recomendar, também, a enzima lactase, que retira a lactose do leite: assim, o seu filho poderá consumir normalmente.
O exame de densitometria óssea, que mede a densidade do osso, pode ser feito em crianças a partir de cinco anos. A osteoporose, no entanto, é uma doença silenciosa e difícil de ser descoberta. Muitas vezes, só é constatada depois de uma fratura. Por isso, o mais importante é a prevenção do que o tratamento, que é feito de acordo com a necessidade de cálcio da criança.
Se você já teve algum caso de osteoporose na família, fique atento: cabe aos pais saber prevenir. Evite também alimentos como chocolate e refrigerantes, que inibem a absorção de cálcio.
Consultoria: Cláudio Len, pai de Fernando, Beatriz e Sílvia, é pediatra da Clínica Len, www.clinicalen.com.br; Sofia Sesti, mãe de Isadora e Gabriel, é nutricionista especialista em nutrição clínica, membro da Asbran (Associação Brasileira de Nutrição). Clínica Plena: (45) 3252 – 4119
Família
Roberto Justus fala sobre desgaste no relacionamento com Ana Paula Siebert: “Ela odeia”
Família
Silvio Santos tinha 5 irmãos: saiba quem são eles e o que fazem atualmente
Família
Filha mais discreta de Leonardo e agrônoma: conheça a madrinha de José Leonardo
Família
Frente fria após período de intenso calor em setembro já tem data para chegar
Família
Datas de nascimento que estão ligadas ao dom da inteligência
Família
Sthefany Brito mostra rosto do segundo filho pela 1ª vez: "Pacotinho de amor"
Família
João Guilherme fala sobre o nascimento do terceiro filho de Virginia Fonseca: "Fofura"
Família
Fenômeno raro 'chuva negra' atingirá região do Brasil após frente fria