Criança

Como explicar os termos de uso do Instagram para seu filho

Especialista em direito digital transformou o conteúdo em uma linguagem mais simples

Logo-Parents (1)
Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

untitled-design-21

(Foto: Shutterstock)

Você já leu os termos de uso do Instagram? Tente uma vez. Eles são longos, chatos e sejamos sinceros, dificultam a compreensão até de um adulto. Parece que esse é o motivo da maioria das nossas crianças não fazer ideia dos seus direitos de privacidade no aplicativo, mesmo algumas delas passando a maior parte do seu dia mexendo no app.

“A situação é séria”, explica Jenny Afia, advogada especializada em direito digital. “Crianças, involuntariamente, compartilham informações pessoais, porque não entendem os perigos da internet”. A especialista foi convidada a reescrever os termos e condições do aplicativo de um jeito que as crianças (e você) realmente entendam. Jenny Afia resumiu um conteúdo de 17 páginas para apenas uma. Veja um exemplo do resumo que ela fez.

“Você é responsável por qualquer atividade que fizer no aplicativo e concorda que não vai vender, transferir, licenciar ou atribuir a sua conta, seguidores, nome de usuário ou quaisquer direito a outra pessoa. Exceto pessoa ou empresas expressamente autorizadas a criar contas em nome de seus empregadores ou clientes. O Instagram proíbe a criação e você concorda que não criará uma conta para ninguém além de você”

Anúncio

FECHAR

Jenny Afia traduziu esse parágrafo da seguinte maneira: “Não use a conta de outra pessoa sem permissão”. Agora veja outros trechos que a advogada reescreveu:

  • “Não pratique bullying ou post algo ruim sobre as pessoas”.
  • “Oficialmente suas fotos e vídeos pertencem a você, mas nós temos permissão para usá-los e podemos permitir que outros usem também. Outras pessoas talvez nos pague por seu conteúdo e você não será pago por isso”.
  • “Apesar de sermos responsáveis pela informação que você coloca no Instagram, podemos guardar, usar e compartilhas suas informações pessoais com companhias conectadas com o Instagram. Essa informação inclui nome, e-mail, escola, endereço, fotos, número do celular, suas curtidas, onde você frequenta, quem são seus amigos, com qual frequência você usa o Instagram e todas as outras informações pessoais que nós acharmos necessária como seu aniversário ou com quem você está conversando, incluindo mensagens privadas (DMs)”.

Leia também:

A foto mais curtida da história do Instagram é de uma grávida! E é da Beyoncé

Muita fofura num lugar só: Conta no Instagram reúne fotos de bebês e Pugs

Como não pensamos nisso antes? Um novo jeito de carregar o bebê conforto

Pais&Filhos TV