Criança

Biblioteca básica

Especialistas elegem os livros que não podem faltar na infância do seu filho

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Leia para o seu filho. Defendemos que, se você tiver de escolher só uma atitude para contribuir com a educação do seu filho, que seja ler. Muito. Com ele e para ele. Pesquisas mostram que há uma relação direta entre a quantidade de livros que uma criança tem em casa e seu desempenho escolar. Os brasileiros guardam em casa, em média 25 livros, segundo dados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-Livro.

Conversamos com especialistas e pedimos indicações de livros para criança e sobre criança. O resultado é uma lista de livros básicos. A pesquisa da Pró-Livro comprova que as pessoas que mais influenciam o filho a ler são os pais. Enquanto 60% dos leitores se habituaram a ver os pais lendo, no caso de não leitores esse número se inverte: 63% nunca ou quase nunca viam isso em casa. Ou seja, seu papel é tão básico quanto as indicações que damos aqui. O namoro com a leitura começa no colo, ouvindo histórias. E também na estante do quarto e nas seções infantis das livrarias e bibliotecas. Minha filha caçula, Babi, quando tinha 2 anos, já me pegava pela mão e pedia: “Vamo ‘lê livo’, mamãe?” Um dos preferidos é “A Casa dos Beijinhos”, que entrou na nossa lista indicado por sua xará, a vendedora Babi Lazari, filha de Paulo e Aparecida.

Ou comece pelo começo: os livros de Monteiro Lobato. No levantamento da Pró-Livro, os livros de Lobato foram citados como os mais importantes da vida dos leitores, atrás apenas da Bíblia. Se você nunca leu, comece agora, lendo com seu filho.

Anúncio

FECHAR

Confira: todo dia tem um livro novo aqui na nossa Biblioteca!