Publicado em 18/07/2022, às 07h48 - Atualizado às 08h21 por Yulia Serra, Filha de Suzimar e Leopoldo
Se alimentar vai muito além do prazer em comer algo gostoso. É através dela que o corpo tem energia para desempenhar todas as funções que necessita de forma plena. Por isso, prezar por uma alimentação saudável deve estar na lista de prioridades da sua família, sim, e desde a primeira infância. Um estudo realizado por cientistas da Universidade de Bergen, na Noruega, e publicado pela revista especializada Plos Medicine em 2022, descobriu que é possível aumentar a expectativa de vida em até 13 anos com mudanças na alimentação, o que se traduziria em trocar uma dieta típica ocidental (com carne vermelha e açúcar) por uma alimentação à base de grãos integrais e leguminosas, como feijão e lentilha.
Mas calma, não é necessário nenhuma transformação radical para você perceber os efeitos. De acordo com o mesmo levantamento, uma dieta que fique no meio do caminho também pode auxiliar na expectativa de vida. Os números não mentem e uma coisa é fato: tudo o que construímos na infância nos acompanha pelo resto da vida, portanto quanto antes for feita essa conscientização alimentar, melhor.
Vale aqui ressaltar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a amamentação exclusiva até os 6 meses de vida e como um complemento até 2 anos ou mais. No primeiro semestre após o nascimento o leite materno é capaz de oferecer tudo o que o bebê precisa e a partir desse período, com a introdução alimentar, o cuidado com os alimentos deve ser total para permanecer oferecendo o melhor para o seu filho.
Uma alimentação saudável é a melhor forma de prevenção no presente e futuro. Com ela, é possível evitar a má nutrição, além de prevenir e ajudar no combate à doenças, uma vez que fortalece a imunidade e permite que o corpo aja de forma eficiente contra possíveis invasores indesejados.
Ter uma alimentação balanceada tem impacto direto no desenvolvimento das crianças, porque oferecer uma diversa gama de alimentos e nutrientes promove o melhor aprendizado ao longo do dia, além de fazer com que as crianças tenham mais disposição para aproveitar, curtir, correr e brincar muito!
Esse cuidado com o que está no prato das crianças previne contra obesidade infantil e sobrepeso, uma questão delicada que atinge uma em cada 10 crianças brasileiras de até 5 anos de idade – sendo 7% com sobrepeso e 3% com obesidade, de acordo com um levantamento encomendado pelo Ministério da Saúde, o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani-2019). Ao prezar pelo funcionamento correto do organismo, também estará prezando pelo bem-estar durante o dia e noite, visto que essa alimentação saudável garante um sono de melhor qualidade.
Família
Frente fria após período de intenso calor em setembro já tem data para chegar
Família
Neymar se pronuncia sobre teste de paternidade da suposta filha de 10 anos com modelo húngara
Família
Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli
Família
Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar
Família
Casal mineiro registra bebê com nome do primeiro faraó negro do Egito após Justiça negar
Família
Silvio Santos tinha 5 irmãos: saiba quem são eles e o que fazem atualmente
Família
Beiçola de 'A Grande Família' é recusado em Retiro dos Artistas após despejo: "Não há vagas"
Família
Ana Paula Arósio não fala com a mãe que vive em asilo há anos e perdeu enterro do pai