Criança

Adolescente tem cabelo sugado por ralo de piscina e fica mais de 2 minutos debaixo d’água

Getty Images

Publicado em 13/12/2021, às 08h16 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Uma adolescente teve o cabelo sugado pelo ralo da piscina da família – e ficou mais de 2 minutos debaixo d’água. Maria Rita Pimentel da Cunha, de 13 anos de idade, contou ao Fantástico que apoiou as pernas na beira da piscina e a cabeça embaixo d’água, quando percebeu que estava ficando rapidamente sem ar.

“Eu estava brincando. Fui arrumar o cabelo, e eu coloquei as pernas em cima da borda e deitei”, narrou. “Quando eu virei para dentro foi para subir, que eu já estava ficando sem ar. Eu senti que tinha alguma coisa puxando”.

A menina enroscou o cabelo em ralo de piscina (Foto: Getty Images)

O ralo de sucção foi o responsável pelo quase afogamento de Maria Rita. Isso porque ele fica submerso nos cantos da piscina de fibra, e possui aproximadamente um metro e meio de profundidade. A adolescente ficou exatamente dois minutos e quinze segundos submersa.

O pai de Maria, Diego, foi o responsável por mergulhar e cortar o cabelo da filha com uma faca. “Naquele momento, não importava se o cabelo dela era bonito, se o cabelo dela era grande. (…) Só queria tirar ela de lá. Foi por isso que eu cortei bem onde eu imaginei que soltaria”, contou ele, também ao Fantástico.

Sempre alerta!

A Associação dos Fabricantes de Piscina contaram que é possível prevenir este tipo de acidente. De acordo com eles, a solução é comprar o chamado ralo antiaprisionamento, que liga o sistema de bombeamento somente quando não houver ninguém na piscina.

O afogamento se caracteriza pela falta de oxigênio no sangue (hipoxemia), que afeta todos os órgãos e tecidos”, explica a pediatra. Para determinar a gravidade do problema, é importante saber em média o tempo de submersão. Infelizmente, por ser um acidente silencioso, o afogamento pode ser letal.

Em caso de afogamento, tente reverter a baixa oxigenação do sangue, restabelecer a estabilidade cardiovascular e prevenir a perda de calor. Para isso, coloque a criança em posição lateral direita com a cabeça mais baixa que o tronco, evitando assim a aspiração de vômitos caso aconteça. Se os pais perceberam que ela não está respirando, é necessário iniciar manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) até que o serviço de emergência chegue. Confira um vídeo com as instruções clicando AQUI.


Palavras-chave
Comportamento Família Saúde Criança Piscina Afogamento alerta adolescente perigo

Leia também

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?

Família

Maira Cardi muda de opinião sobre fala de Pastor que diz que beijou a filha na boca

Família

Filha da Madonna que ganhou nota dez de Anitta em show tem 11 anos e foi adotada

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Família

Maira Cardi defende pastor que relatou ter beijado a boca da filha para ser “1º homem dela"

Família

Motorista da Porsche que matou motorista de aplicativo é preso por desembargador

Família

Criança morre ao comer biscoito envenenado que foi jogado para um cachorro

Família

Saiba quem é amante de Belo, modelo que já foi presa