Criança

A relação da criança com o professor pode mudar a vida dela

Ele tem um papel fundamental no aprendizado dos nossos filhos

Livia Vitale

Livia Vitale ,filha de Nancy e Horácio

(Foto: Shutterstock)

(Foto: Shutterstock)

Depois da família, o professor é o primeiro contato da criança com o mundo. Consequentemente, essa relação é muito importante para garantir um bom desempenho em relação ao aprendizado e em muitos outros âmbitos sociais.

Ser professor talvez seja sinônimo de se surpreender a cada dia com a espontaneidade e sabedoria dos alunos. É doar-se ao pensar em novas estratégias e projetos para renovar o cotidiano das salas de aula que, no contexto da tecnologia, estão em constantes transformações. É também ter que dar conta de muitas crianças com histórias, vivências, necessidades e sentimentos diferentes e compreender cada individualidade. Enfim, ter consciência do papel fundamental que desempenham na sociedade.

Andrea Calçada é mãe de João Pedro e psicopedagoga, além de neuropsicóloga e psicoterapeuta. Para ela, “quanto mais a criança se vincular ao professor, muito mais fácil será para ela ouvir e refletir sobre o que está aprendendo”.

Anúncio

FECHAR

Diferentemente do que se pensava antes, as tarefas do professor não se restringem apenas a ensinar e passar conhecimento adiante. Esse profissional é, principalmente, o responsável por preparar a independência dos estudantes diante dos desafios da vida. Para isso, incentiva a criança a trilhar, com os próprios pés, o caminho até o conhecimento. Para a professora Ítala, “o professor intervém, estimula e gera oportunidades, representando uma ponte entre a criança,  as descobertas e os saberes.”

Trabalho em equipe

Atenção, pais! É importante destacar que nem todas as responsabilidades das crianças devem ser jogadas nas costas dos professores. Questionar os profissionais por assuntos escolares é superválido, além de recomendável, mas quem deve transmitir valores, impor limites e, enfim, educar, é sempre a família! Andrea completa ainda que “a base da educação deve ser dada em casa, assim como os valores, que são familiares. A escola pode e deve apenas reforçar esses princípios”. O bom mesmo é que a escola e a família trabalhem em equipe, sempre em sintonia, o que traz mais confiança para a criança.

Leia também:

Cinco coisas que professores da educação infantil não vão te dizer

Professor dá aula de respeito ao ser humano e amor

Este professor leva seus alunos de volta para suas casas todos os dias

Pais&Filhos TV