Criança

7 formas de cuidar da voz das crianças

Quando elas aprendem na infância, os benefícios ficam para a vida inteira

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

 

A voz é a forma mais importante de expressão e interação com o mundo e precisa ser cuidada desde a infância. Para alertar sobre a importância da saúde vocal, dia 16 de Abril é lembrado pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia como o “Dia Mundial da Voz”.

A seguir alguns cuidados com a saúde vocal das crianças

Anúncio

FECHAR

Beber água

A prática hidrata a laringe e previne os riscos de lesões nas cordas vocais. Durante as estações mais frias do ano, beber água em temperatura ambiente também diminui os riscos de contágio por vírus respiratórios.

 Não alterar o tom de voz

O ato de gritar ou sussurrar colocam uma tensão muito grande na musculatura da laringe. Isso pode ocasionar lesões por repetição. Por isso é importante é orientar as crianças a falarem pausadamente e em um tom de voz normal.

Prestar atenção na entonação e respiração

Problemas respiratórios como bronquite, asma e amigdala podem fazer com que a criança fique a voz anasalada. Se os pais perceberem que a criança está com esse problema, é preciso tomar providências. Crianças hiperativas, muitas vezes, também precisam de cuidados específicos relacionados à voz, pois podem ocasionar esforço vocal. A respiração correta consiste em levar o ar até o abdômen, fazendo com que ele se expanda e fique cheio de ar.

Dormir bem

O sono possibilita que a musculatura da laringe relaxe. Quando o corpo está cansado, a voz pode ficar prejudicada nos dias seguintes.

Manter a postura ereta

A postura correta traz muitos benefícios para a criança e a voz também pode se beneficiar disso. Manter o pescoço ereto, entonar a voz sem forçar os outros músculos da região cervical, respirar e falar pausadamente, proporcionam melhor aproveitamento da voz.

Comer maçã

A maçã funciona como um adstringente para a garganta e retira as secreções que podem atrapalhar a vibração das cordas vocais.

Evitar balas e pastilhas

Esses alimentos possuem muitas substâncias químicas, que podem provocar o ressecamento das vias aéreas e também lesões nas cordas vocais.


Consultoria:  Silvana Bellotto, otorrinolaringologista e filha de Maria José e Roberto

Pais&Filhos TV