Criança

7 dicas para ajudar as crianças a perderem o medo de ir ao médico

Exemplos simples de como tornar esse momento mais leve

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Seja adulto ou criança, a verdade é que ninguém gosta de ir ao médico. E durante a infância, uma simples ida ao pediatra ou ao dentista pode tornar-se um pesadelo. Mas existem algumas táticas que os pais podem colocar em prática para que os filhos percam o medo de ir ao médico. O psicoterapeuta adulto e infantil, Bruno Cesar Afonso, filho de Antônio e Kátia Rosana á algumas dicas:

Confiança sempre

A sensação dos adultos influencia diretamente no comportamento das crianças. Por isso é preciso que os pais estejam seguros e calmos na hora de levar a criança ao médico. do contrário, ela vai perceber e sentirá medo.

Anúncio

FECHAR

Antecipar o que vai acontecer

Explicar para a criança que ela vai ao médico é uma forma de prepará-la para a situação e evitar que aconteça um escândalo em pleno consultório. É importante prestar atenção no comportamento da criança enquanto estiver falando com ela. Se perceber que houve uma manifestação de medo, é hora de acalmá-la.

Contar como é ir ao médico

Os pais podem explicar aos filhos que quando eram crianças também precisaram ir ao pediatra e ao dentista, precisaram fazer exames e tomaram vacina e mesmo assim ficou tudo bem. Isso fará com que seu filho se sinta mais confiante.

Se colocar como modelo

Se a criança vai tomar uma anestesia ou tirar sangue por exemplo. Os pais podem pedir ao médico para encenarem neles como será a experiência. Mas calma, não é necessário fazer o procedimento. Só uma demonstração já é suficiente.

Levar um bichinho de pelúcia

Se o seu filho costuma ter medo de novas situações, uma forma de tornar a situação mais fácil é deixar que ele leve consigo um bichinho de pelúcia, boneco ou paninho. O importante é que seja um item que ele tenha identificação. Essa tática é muito útil para situações em que a criança fica sozinha, como na hora de tirar um raio-x.

Ir no consultório só para conhecer

Apresentar o profissional ao seu filho antes de vocês irem para consulta é uma forma de evitar que haja estranhamento futuramente. Assim, eles podem se conhecer e seu filho se sentirá mais confiante quando for ao consultório.Vale lembrar que profissionais que cuidam de crianças possuem treinamentos específico para lidar com pacientes novos.

Avaliar a razão do medo

Pode acontecer de a criança ficar com medo na hora de ir ao médico por causa de outra situação que está acontecendo na vida dela. A melhor forma de ter essa resposta é manter um dialogo constante com a criança e procurar um profissional se notar que os episódios de medo são constantes.


Pais&Filhos TV