Criança

6 livros para falar sobre inclusão, diversidade e muito mais com as crianças

Divulgação

Publicado em 13/06/2021, às 05h54 - Atualizado às 05h59 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


A hora da leitura tem muito a oferecer para o seu filho. Por isso, confira uma lista com opções para tratar diversos assuntos com as crianças, desde os medos até a necessidade de inclusão.

Lampião e o vovô da vovó na cidade de Mossoró

Marcela Fernandes de Carvalho | Escrita Fina

Apresente a história do Lampião para seu filho (Foto: Divulgação)

Para apresentar um pouco da história brasileira para as crianças, esse livro é uma ótima pedida. Nele, a menina pede que a mãe conte uma história antes de dormir. Você pode repetir o mesmo na sua casa e assim seu filho irá acompanhar o confronto entre os dois grandes (Lampião e Rodolpho Fernandes). Com o cenário do sertão, a história mostra a luta, coragem e resistência do mais famoso e temido cangaceiro, aproximando os aprendizados da sala de aula com o universo literário lúdico.

Joca e Dado ― Uma Amizade Diferente

Henri Zylberstajn | Editora Leiturinha

Henri Zylberstajn escreveu o livro para falar da importância da inclusão (Foto: Divulgação)

Nosso colunista lançou esse livro, que debate sobre respeito e inclusão de pessoas com deficiência física ou intelectual, através da amizade entre Joca, bastante reservado, e Dado, superextrovertido. Ao notar as diferenças para o amigo, Joca questiona os pais e ouve que ele tem síndrome de Down. A história reforça a importância da diversidade no convívio das crianças. E tem mais: todas as ilustrações foram feitas por profissionais com algum tipo de deficiência intelectual.

Viva as unhas coloridas!

Alicia Acosta e Luis Amavisca | Livros da Raposa Vermelha

“Viva as unhas coloridas” trata sobre acolhimento e apoio (Foto: Divulgação)

Respeite as diferenças. Essa é a mensagem que fica. Somos todos únicos e cada um com a sua individualidade precisa ser aceito. Através do relato de João, que gostava muito de pintar as unhas, a narrativa propõe uma reflexão tanto para as crianças quanto para os adultos, já que o protagonista é zoado pelos colegas de escola ao adotar esse estilo. Vendo a cena, o pai dele decide também pintar as unhas. Uma história baseada em fatos reais que vale a atenção hoje e sempre.

Os antigos habitantes do Brasil

Pedro Paulo A. Funari | UNESP

Esse livro traz alguns marcos importantes da história do povo de origem do Brasil (Foto: Divulgação)

Funcionando como uma extensão das aulas de história e oferecendo mais detalhes sobre a cultura brasileira, esse livro nos remete ao descobrimento do país e à rotina indígena que os portugueses encontraram aqui. De forma direta e clara, o autor apresenta essa realidade e instiga as crianças a discutirem sobre o passado, tirando lições que servem para o presente e futuro. Com o trabalho de arqueologia, a história também oferece fotos e explicações teóricas de objetos, planejamentos e conquistas da época.

Anna e o balão

Ferréz | Darkside

Desperte a imaginação das crianças com a história “Anna e o balão” (Foto: Divulgação)

Esse momento foi tão aguardado por Anna… Para poder fazer um passeio de balão pelos céus de São Paulo, a menina precisou poupar dinheiro e aguardar um tempo até conseguir o suficiente. Lidando com a imaginação e usando a liberdade da ficção, o enredo nos leva para outra dimensão, afinal a protagonista queria alcançar as nuvens nessa viagem para reencontrar o pai. Uma história de luto e saudade que aborda a importância do companheirismo e do amor, sendo um bom caminho para introduzir esses temas na sua casa.

Ogros – indicado pela Luciana Loew

Ernani Ssó | Aletria

É preciso falar sobre medo com as crianças e este livro é uma forma (Foto: Divulgação)

Se você gosta de contos de fadas, é só se acomodar na cadeira e aproveitar. O livro traz 5 contos, todos de ogros, essas figuras caracteristicamente enormes e horripilantes. A história ensina que há perigos ao longo da vida, mas faz parte enfrentá-los. Ela também aborda o lado humano, já que mesmo essas criaturas medonhas possuem fraquezas. “Esse tipo de narrativa, de medo e monstro, tem uma função muito importante para as crianças e adultos”, pontua. Esses seres imaginários são apenas coadjuvantes no contexto para trazer uma discussão muito mais intensa e relevante: o medo, todo mundo tem, independente da cara que possua para cada um. “A gente está vivendo um momento no mundo, em que estamos enfrentando muitos medos, então trabalhá-los é muito importante. Tire um momento para refletir sobre isso”.


Palavras-chave
Criança Leitura hora da leitura contar histórias lista de livros

Leia também

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?

Família

Motorista da Porsche que matou motorista de aplicativo é preso por desembargador

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Família

Maira Cardi muda de opinião sobre fala de Pastor que diz que beijou a filha na boca

Família

Maira Cardi defende pastor que relatou ter beijado a boca da filha para ser “1º homem dela"

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Família

Filhos de Madonna pretendem interditar a cantora por ‘agir como se ainda tivesse 20 anos’