Criança

6 atividades ótimas para as férias do seu filho

Dentro ou fora de casa, com ou sem brinquedo e para qualquer orçamento. Separamos alguns programas para as crianças aproveitarem o recesso escolar

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Férias: as crianças em casa com muito tempo livre e energia pra dar e vender. Uma equação que pode até parecer um pouco complicada para resolver, principalmente se os pais continuam trabalhando. Mas que na verdade, tem muitas soluções. A maioria delas, bem fácil.

Em muitas das atividades, até os pais podem e devem participar. A gente sabe que é difícil conciliar trabalho e programas com as crianças, mas é justamente nas férias que as chances de ficar um pouquinho mais com seu filho aumentam. Para a psicóloga Lara do Nascimento Cintra “a rotina do dia a dia é muito puxada e não colabora para a união da família, então esse é o momento de aproveitar o tempo extra para estreitar os laços familiares e dar mais atenção para as crianças”.

A especialista afirma que qualquer programa é importante e tem o seu valor. “Se você não tirou férias ou não tem dinheiro pra viajar, por exemplo, atividades simples como andar de bicicleta no parque ou ir ao cinema vão fazer bem para a criança e evitar que ela fique o tempo todo na frente da televisão ou do tablet”.

Anúncio

FECHAR

Por isso, separamos viagens, brinquedos, brincadeiras e até cursos rápidos para a criançada passar o tempo com qualidade. Algumas ideias não dão trabalho nenhum e não vão pesar no seu bolso. Aproveite as férias para dar atenção pro seu filho. Você vai ver que o sorriso e aquele abraço carinhoso valem, com certeza, o esforço e o tempo.

1) Filminho no cinema ou em casa mesmo

Que tal levar as crianças ao cinema? Nas férias, as produtoras disponibilizam uma grade enorme de filmes infantis que mexem com a imaginação e a criatividade de todos. Se a telona não é tão perto da sua casa ou de difícil acesso, alugar um filminho em casa mesmo também vale. Prepare a pipoca, alguns cobertores quentinhos e escolha o filme preferido da família. O importante é o tempo que vocês vão ter juntos.

2) Festa do pijama

Uma ideia que faz sucesso é chamar primos e amigos dos seus filhos e fazer uma reunião temática. A festa é tão simples que a única obrigação é todo mundo estar de pijama. Para a organização, chame seu filho para colocar um cobertor ou um tapete gostoso na sala, faça um brigadeiro de colher e avise a turma. Pronto! Agora é só brincar e, depois, ir direto pra cama.

3) Piquenique

Sabemos que o friozinho desanima alguns programas ao ar livre, mas não deixe que o tempo impeça vocês de terem momentos inesquecíveis juntos. O piquenique é ao mesmo tempo saudável e fácil. Seus filhos vão adorar encher a cesta com comidinhas naturais e ajudar a estender a toalha na grama. Dá para chamar alguns amigos também.

4) Andar de bicicleta no parque

Quantas vezes por semana ou por mês você anda de bicicleta com o seu filho? Na correria do dia a dia a gente sabe que fica mais complicado, então é hora de aproveitar os parques e praças da sua cidade e incentivar as crianças a fazer exercícios se divertindo. Patins também se encaixam nesta categoria. A garotada vai adorar!

5) Cursos

Para os pais que moram na capital paulista, vivem na correria da maior cidade do país e já estão desesperados com a chegada das férias, calma! Existem muitos lugares para deixar os filhos que oferecem cursos e uma equipe bem preparada para lidar com crianças.

Um deles é o MAM, o Museu de Arte Moderna de São Paulo, que lançou dois cursos exclusivos para as crianças se divertirem no recesso escolar. Um é o Ateliê de experimentação, que vai oferecer atividades lúdicas e criativas e o outro é chamado de Mini Documentaristas, que vai usar processos de elaboração de um documentário para sensibilizar as crianças em um mundo cada vez mais midiático.

Outra opção é o Espaço Passatempo, um lugar alegre e bem decorado para crianças de 15 meses até 14 anos. Lá, além de lanches e refeições saudáveis, tem um monte de atividades que os seus filhos vão adorar. Atrações como música e folclore, culinária, pintura, brincadeiras e outras formas de arte. Você pode reservar só as atividades preferidas das crianças ou contratar um banco de horas para ser utilizado pela família como preferir.

6) Viagens

A Pais&Filhos também pensou nos pais que entram em férias junto com os filhos e com a ajuda da PLOT, uma consultoria on-line de viagens, separou quatro destinos para a família toda aproveitar.

De acordo com uma das donas da empresa, Manoela Andrade, “viagens como essas unem as famílias e oferecem às crianças e adultos uma oportunidade de contato com o off-line muitas vezes difícil de realizar ao longo do ano”.

Bonito, no Mato Grosso do Sul, e Maragogi, em Alagoas, são os lugares sugeridos para as crianças que gostam da natureza e de aventuras, com vários passeios radicais.

Para quem gosta do frio e da neve, o Ushuaia, na Argentina, foi o lugar escolhido. Lá tem uma das temporadas de esqui mais longas da região.

E também fora do país, para as crianças mais nerds, que gostam de história, tem o Machu Picchu, no Peru. Em meio às construções e ruínas da cidade perdida, a viagem vai ser uma aula prática sobre civilizações e povos antigos, como os incas.