Criança

5 incríveis jogos que estimulam a imaginação do seu filho

Veja algumas dicas de jogos e apps incríveis para as crianças

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

A blogueira americana Cecily Kellogg nomeou alguns jogos que ela acha estimulante para crianças.

Estava indo para casa com minha filha esses dias e ela soltou “eu sei como fazer um bolo no Minecraft”. Eu fiquei pasma e pensei em como é possível fazer um bolo no vídeo game… Não, eu não sabia. Virei perguntei admirada a ela “você sabe?”.

Anúncio

FECHAR

Minha filha respondeu sem êxito e toda entendida do assunto “Sim! Primeiro você tem que deixar crescer trigo. Depois você encontra um pouco de cana-de-açúcar, pega algumas vacas e frangos. Então você colhe o trigo (e aqui, você imagina uma explicação interminável sobre o passo-a-passo…), depois pega os ovos da galinha, o leite da vaca e o açúcar da cana-de-açúcar.”

Bom, eu a agradeci por suas explicações baseadas em seu conhecimento profundo vindo do Minecraft, e ela já mudou de assunto falando longamente (outra vez) sobre o novo travesseiro para cães da Cinderella que ela tanto queria. A conversa poderia ser engraçada para alguém de fora, mas eu tenho que admitir, eu estou maravilhada que a minha filha possa ter acesso a este tipo de jogo que a faça estimular sua imaginação.

Quando eu era criança, nós não tínhamos muito acesso, nem opções (sim, eu sou velha!). “Pong” foi lançado quando eu era pequena, mas eu não tinha computador, então eu não jogava – a não ser quando ia à casa dos meus amigos de vez em quando. No ensino médio, eu lembro de jogar Oregon Trail nos computadores solitários da escola. Basicamente, o jogo consistia em atravessar o país – e você tinha que descobrir o que precisava para sua família sobreviver. Confesso que de 10 tentativas, minhas famílias morriam de fome por 9 vezes. É, eu não chamaria isso de diversão ou criatividade.

Mas, felizmente, alguns dos jogos de hoje, por outro lado, são muito melhores para estimular a imaginação. Eu vi minha filha construir cidades, criar lobos domesticados e construir uma casa dos sonho para mim, que incluiu uma banheira de hidromassagem. Eu amo o jeito que ela precisa pensar para fazer tudo isso. São processos criativos em que ela pode se tornar mais inventiva – e, acima de tudo, os jogos trazem diversão a ela.

Aqui vão cinco jogos que ajudam a estimular a criatividade das crianças – e que minha filha adora.

Minecraft

Eu sei que eu já mencionei isso, mas o Minecraft é uma oportunidade enorme para minha filha e seus amigos. Eu amo que ele é um jogo neutron (para meninos e meninas). Honestamente, eu não vejo muitas garotas e garotos que não criam um forte “vínculo” ao saber que o outro joga. Um exemplo? Esses dias, estávamos na piscine e minha filha ouviu alguem comentando que jogava Minecraft: pronto, tornaram-se amigos instantaneamente. O melhor de tudo, é que a criança pode ser super-criativa neste mundo.

Download  Minecraft.net

Plants vs. Zombies

Não é um jogo particularmente criativo, mas exige planejamento e estratégia. Afinal de contas, você tem que descobrir as melhores plantas para derrotar os zumbis. Plants vs Zombies também lançada no Facebook recentemente, no caso de você está cansado de esmagamento Candy.

Download it at PopCap Games

Temple Run 2

Minha filha AMA este jogo. Eu não consigo jogar. Quer dizer, você corre. Então você pula… enfim, é de aventura e ela não cansa de brincar. O que eu sei? Meu Ipad quase pega fogo!

Download it on Google Apps

Subway surfer 

Este jogo de aventura é baseado no grafite! Isso mesmo! Tem o mesmo estilo “correr sem parar” do Temple Run, mas é mais infantil. E, novamente, eu não sei jogar.

Download it on Google Apps

Disney Infinity

Eu não posso esperar para jogar o Disney Infinity. É um game inovador que permite que minha filha brinque com seus personagens preferidos num lugar que ela cria – tudo isso usando brinquedos reais da Disney. Honestamente, eu não sei exatamente como isso funciona, mas eu tenho certeza que 20 minutos depois de minha filha começar a jogar, ela conseguirá me ensinar. O cérebro dela “explode”. Você sabe, no bom sentido.

Com certeza, é um dos brinquedos que quero dar de presente a ela. E tenho certeza que quando ela tiver acesso a ele, minha casa se tornará o lugar preferido para festas do pijama com as amigas!

Leia mais sobre Disney Infinity

Assista ao vídeo da Pais&Filhos TV e veja que você pode chamar seu filho para que ele crie seu próprio brinquedo: