Criança

10 coisas que você não sabia sobre o Sesc

Veja o que o Sesc pode te oferecer

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

30/10/2012

No Dia do Comerciário, contamos tudo sobre o SESC – Serviço Social do Comércio. A associação foi criada em 1946 pelo empresariado do comércio e serviços. No Estado de São Paulo, o Sesc conta com 32 unidades, em sua maioria centros culturais e desportivos. Atualmente, os associados e visitantes são beneficiados com eventos artísticos, programações culturais como peças de teatro e sessões de cinema, refeições, além centros para a prática de atividades esportivas.

Conheça mais curiosidades sobre o Sesc:

Anúncio

FECHAR

– No ano de 2011: 17.585.841 pessoas estiveram no Sesc; foram servidas quase 29 milhões de refeições pelo Mesa Brasil; e foram realizadas quase 4 mil sessões de cinema!

– No sopé da Serra do Mar, o Sesc Bertioga tem uma área de preservação de 995 mil metros. O recinto é a primeira colônia de férias brasileira com instalações próprias, sendo responsável por inserir no cotidiano dos trabalhadores a questão do tempo livre.

– Todo mês de novembro, o Sesc promove um grande evento cultural na região do Cariri, sertão do Ceará. Durante seis dias, os municípios de Juazeiro do Norte, Crato, Nova Olinda e Barbalha são imersos em programações variadas que vão desde espetáculos de teatro até performances poéticas.

– O Sesc possui 70 centros educacionais do Sesc Ler distribuídos em 18 estados. O projeto de alfabetização e escolarização atende jovens e adultos entre 15 a 90 anos – um total de 22.157 estudantes. Um dos centros fica na cidade de Itapecuru-Mirim (MA), na comunidade Quilombola local.

– Localizada na estância ecológica Sesc Pantanal, no Mato Grosso, o Sesc possui a maior Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do país – com 107.990 hectares. Nela, foram desenvolvidas diversas pesquisas e trabalhos, com resultados positivos como o crescimento do número de araras azuis na reserva.

– O Prêmio Sesc de Literatura já revelou ao mercado editorial 16 novos autores. Realizado anualmente nas categorias romance e conto, o concurso é destinado a autores estreantes e oferece como prêmio a publicação e distribuição comercial da obra vencedora, por meio da Editora Record.

– O Sesc criou o Move Brasil, campanha mundial de incentivo a prática de atividades físicas. A ideia é motivar as pessoas a se movimentarem, incorporando atividades esportivas e recreativas no dia a dia das pessoas.

– Entre as unidades de saúde do Sesc, já houve maternidades. Uma delas foi a Maternidade Carmela Dutra, em Lins de Vasconcelos (RJ). Inaugurada em 1949, a maternidade foi encampada pelo Inamps e em 1996 foi municipalizada, passando a fazer parte do quadro da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.

– O Sesc Partituras traz um biblioteca virtual de música, permitindo aos usuários o acesso a composições brasileiras de todas as épocas. Entre elas estão composições raras de compositores como Francisco Mignone, Guerra-Peixe e Glauco Velásquez.

– Palavra de ordem é acessibilidade: Em São Paulo, as crianças podem participar de oficinas e assistir a filmes gratuitamente no CineSesc. Todo domingo, às 10h, começa a distribuição de ingressos no local para que pais e crianças possam desfrutar do filme do dia. Além disso, os shows oferecidos pelo Sesc costumam ter um valor bem abaixo da média de shows no país.

Pais&Filhos TV