Boa Notícia

Entre panelas e granulado: nada segura esse garoto

Ter síndrome de Down não impediu Gabriel de abrir um negócio doce

Luiz Pimentel

down-certo

(Foto: Instagram)

Gabriel Bernardes, hoje com 21 anos, é cozinheiro e youtuber. Hábil com facas e panelas desde os 9 anos, aprendeu a pilotar o fogão um pouquinho depois. No início do ano, um vídeo despretensioso de Gabriel fazendo brigadeiro de limão e de café – gravado por sua mãe – caiu na rede e fez o maior sucesso. Os seguidores começaram a pedir para o rapaz comercializar os doces e passaram a surgir encomendas e o hobby virou um negócio.

Nada de diferente até aí, não fosse o fato da empresa se chamar Downlícias, em referência à síndrome de Down, da qual Gabriel é portador. A mãe dele, Martha, contou em entrevista ao site Só Boa Notícia que o vídeo – assim como os demais que ela postou – não tinham intenção de vender, mas de mostrar como seu filho era autônomo e independente. Ter Down jamais o impediu de aprender e cumprir tarefas. “O primeiro vídeo foi do Gabriel coando um cafezinho e depois foram os vídeos dele fazendo macarrão com molho branco, bolo de coco e pastel. Entre uma receita e outra, a mãe de Gabriel gravava outras cenas do cotidiano do filho, como ele se barbeando e fazendo aulas de bateria para mostrar a vida autônoma que ele leva”.

As primeiras encomendas de brigadeiros vieram de gente conhecida como a youtuber Kéfera e aí o negócio engrenou. Hoje, os pedidos chegam pelas redes sociais. A página da Downlícia no Facebook tem mais de 13 mil curtidas e o perfil de Gabriel no Instagram tem cerca de 4.400 seguidores.

Anúncio

FECHAR

Leia Mais:

Filhos de empreendedores tendem a seguir o mesmo caminho, diz estudo

Contrate uma mãe: conheça um banco de currículos exclusivo para mulheres com filhos

Chega de só jogar: agora crianças podem desenvolver seus próprios jogos

 

Pais&Filhos TV