Boa Notícia

Boa notícia: brasileiro brinca com crianças vítimas da guerra do Iraque

Ele faz parte de uma equipe que ajuda crianças que vivenciam guerras

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

brasileiro-no-iraque

Guerra é uma situação traumática para todos. Imagina o quanto é pior para crianças. É por isso que foi criada a associação alemã “Freunde der Erziehungskunst Rudolf Steiner” (Amigos da Arte de Educar de Rudolf Steiner, em tradução livre). A organização tem uma equipe de educadores para atuar em campos de refugiados de guerra, que abrigam crianças e adolescentes.

Entre a equipe que hoje trabalha em Zahko, no Iraque, está o professor brasileiro Reinaldo Nascimento. Em regiões de conflito eles aplicam a chamada “pedagogia de emergência”, que conta com brincadeiras, jogos e demonstração de carinho em um ambiente calmo para as crianças que estão fragilizadas.

Anúncio

FECHAR

A experiência foi contada pelo educador na revista Brasileiros. Em uma espécie de diário, ele falas das dificuldades do trabalho. “A vida escolar nos campos aqui em Zahko, onde estamos trabalhando não é muito fácil. Temos contato com uma escola onde 750 alunos são divididos entre 17 professores, ou seja, quase 45 alunos por sala. Salas que só deveriam receber 30 alunos. Muitos dos professores perderam suas casas, muitas de suas esposas ainda estão presas pelo Estado Islâmico. Ou seja, a maioria destes professores precisam de ajuda e estão recebendo. Eu só consigo respeitá-los e admirá-los.”

Leia também:

Boa Notícia: supermercado troca lixo reciclável por alimentos

Boa Notícia: ONU nomeia Malala como mensageira da paz

10 coisas para fazer com seus filhos antes que eles cresçam

Pais&Filhos TV