Colunas / Vida de equilibrista

Mães melhores profissionais

Imagem Mães melhores profissionais

Publicado em 29/09/2013, às 21h00 por Cecilia Troiano


Mãe nova só começa a se dar conta do universo desconhecido que terá pela frente quando se depara com uma daquelas enormes listas de chá de bebê e percebe que não sabe a utilidade da maioria dos itens. Quem já está com os filhos na adolescência e pré-adolescência, sabe que este caminho não tem fim e nos proporciona, ao longo de todos os passos, um punhado de oportunidades. Hoje meus filhos cresceram, estão com 20 e 17 anos, mas mesmo assim, há dias que eu acho que não sei nada! A gente aprende a se relacionar com as crianças e filhos não tão crianças assim – afinal são seres únicos e muito diferentes de nós –, a lidar com situações imprevistas ou difíceis, a se concentrar mais no que faz, a se estressar menos por bobagens, isso só para citar alguns aspectos. 

Lembro-me de uma cena divertida num episódio de Desperate Housewives (ou Donas-de-casa desesperadas), seriado que passa em um canal por assinatura. A executiva mãe de trigêmeos e de uma menina pequena está fazendo entrevistas de trabalho, já que o marido ficou desempregado. Num imprevisto – o marido estava com as costas travadas – levou o bebê junto a uma delas e deixou aos cuidados do recepcionista da empresa. Enquanto era entrevistada na sala de vidro do diretor, viu o quanto a pequena estava em apuros e resolveu buscá-la. Diante da falta de tempo do possível chefe – que sairia em viagem em questão de minutos – e da necessidade de trocar a fralda, não teve dúvida. Virou para ele e disse: “Olha, você quer saber como eu tenho talentos para fazer muitas coisas ao mesmo tempo, então olha só, vou trocar a fralda dela e analisar tudo que está errado no marketing e no site da sua empresa”. E desandou a falar e a argumentar. Alguns minutos depois, no momento em que a menina estava trocada, o diretor falou: gostei, está contratada! 

Caricatura, sim, mas foi um recurso inteligente do roteirista para passar a mensagem de que ser mãe tem seus benefícios até mesmo para a vida corporativa. Colocando os pontos na balança, observamos um ganho maior do que a perda. Talvez na vida real não seja assim mas acredito mesmo que mulheres profissionais, após a maternidade, desenvolvem algumas habilidades muito valorizadas no ambiente de trabalho. Relaciono a seguir algumas dessas virtudes da maternidade que são muito positivos para a carreira das mulheres: 

Tolerância e improviso– Mãe tem paciência extra e tolerância em dobro para lidar com situações não são exatamente como se espera e sabe que não dá para ter tudo sob controle. Nem sempre as tarefas funcionam como o previsto e nem sempre as pessoas reagem como você esperaria. Mães improvisam e no mundo profissional isso mostra iniciativa;

Organização – Mães desenvolvem uma habilidade única para se organizar, priorizar, selecionar;

Foco – Sabendo que há ainda mil coisas a fazer neste mesmo dia, o foco da mãe executiva fica mais aguçado;

Negociação – Mães negociam com os filhos o tempo todo, desde ajustar horários e rotina até discutir hora de sair da balada. Negociação em alta, performance idem; 

Comunicação – Mães falam muito umas com as outras. Falam e escutam. Esse poder da comunicação traz ricos aprendizados para o mundo profissional. 

Convencidas de que a maternidade enriquece a  vida profissional? Bom trabalho!


Palavras-chave

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia Fonseca toma atitude após Maria Alice empurrar Maria Flor: “Dói mais na gente”

Copo Stanley - Divulgação

Super desconto

App Day Amazon: os famosos copos térmicos da Stanley com até 55% de desconto

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto do filhos - Reprodução/ Instagram

Família

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto dos filhos em fotos nas redes sociais

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar