Colunistas

Lá vem o Ano Novo, de novo

Começo de ano é hora de avaliar o que vivemos em família em 2014 e planejar 2015. Veja a sugestão da colunista Cecilia Russo para fazer esse balanço

Chegou aquele momento do “balanço”. É hora de fazer uma análise do ano que passou e pensar em planos para o ano que se inicia. É quase automática essa revisão pessoal: o que de bom aconteceu neste ano que se encerrou? Quais são os planos para o ano que começa? Como mães e pais é natural que esse “ajuste de contas” e planejamento envolva nossas vidas com nossos filhos. O que faríamos igual? O que faríamos diferente? Mesmo achando que não haja uma “fórmula” para esse balanço, me atrevo a propor alguns temas para reflexão que podem ser úteis para todos nós. Queria sugerir uma forma de torná-lo mais divertido. Mesmo achando que é natural pensar primeiro no que vem à frente, proponho começar olhando para trás. Assim, cinco dos temas para refletirmos pedem que olhemos para o ano que se encerrou e outros cinco falam de planos para o ano que começa. Vale investirmos um tempo refletindo sobre cada um deles, pensando em nossos papéis de pai e mãe.

5 temas olhando para trás

1. Um orgulho: o que te deixou orgulhoso/a como pai ou como mãe em 2014?

Anúncio

FECHAR

2. Uma tristeza: o que te fez triste como pai ou como mãe?

3. Um sorriso: qual foi seu sorriso mais gostoso do ano, como pai/como mãe?

4. Um arrependimento: algo que teria feito de outra forma?

5. Uma vitória: sua maior conquista como pai ou como mãe

 

5 temas olhando para frente

1. Um ajuste: o que gostaria de fazer diferente?

2. Uma meta: o que irá buscar nesse ano, uma meta que quer alcançar?

3. Um sonho: o que gostaria de fazer, ser ou ter, algum sonho como pai ou mãe?

4. Uma novidade: algo novo, inédito, uma nova experiência da paternidade/maternidade?

5. Um desafio: algo que te puxe e exija um esforço extra?

 

            Minha sugestão é que guardemos um tempinho para esse balanço que, embora repetitivo, tem uma função importante em nossas vidas, de ajuste, retomada, recomeço. Fazer essa reflexão em família também pode ser bastante rico e uma boa oportunidade para dividirmos nossas experiências e projetos de futuro. Vale até anotar os principais temas e “respostas”. Certamente será bem divertido revisitar a lista no fim de 2015 e ver o que cumprimos e onde ficamos devendo.

            Feliz 2015 para todos!

Pais&Filhos TV