Colunas / Conversa de Homem

Pai, você também precisa pesquisar e ler sobre temas infantis

Shutterstock

Publicado em 28/03/2021, às 04h56 - Atualizado às 07h21 por Thiago Queiroz


Compartilhe:


Todo mundo gosta de ler e estudar, principalmente quando é um assunto que interesse muito a você, certo? E se o assunto fosse o seu filho? Difícil encontrar um assunto que interesse mais aos pais do que seu próprio filho, não? A resposta é: sim, mas só se você for a mãe da criança. Ao longo desses meus tantos anos dando palestras para pais e mães, eu comecei a ouvir depoimentos como esses: “Eu adoro o seu conteúdo, a minha esposa lê tudo e depois me passa!”, “Parabéns pelo seu trabalho, minha esposa que corre atrás dessas informações, e aí me mostra tudo”.

Não são só as mães que devem ir atrás de informações sobre os filhos. Os pais também (Foto: Shutterstock)

Se eu fosse contar nos dedos a quantidade de vezes que já ouvi coisas assim, bem, eu precisaria de mais algumas dezenas de mãos para contar tudo. E, sim, alguns pais tinham a coragem de dizer isso na minha cara, após uma palestra sobre como educar filhos sem violência. Eu sempre me perguntei por que isso acontecia, afinal, eu mesmo sou um pai que estuda bastante sobre parentalidade e infância. Se esses assuntos são tão fascinantes para mim, porque não seriam para os outros caras?

A resposta, infelizmente, é amarga: porque a responsabilidade de cuidar dos filhos e, consequentemente, aprender mais sobre o assunto ainda é colocada sobre os ombros já sobrecarregados da mulher. Pode ser incômodo para você ler isso, querido homem, mas você não pesquisa sobre filhos porque isso não é importante para você e, também, porque já tem alguém fazendo isso: a mãe.

Você não “deixa a sua esposa” pesquisar sobre filhos porque você trabalha demais e não tem tempo, afinal, você deve ter tempo o suficiente para ler seus portais de notícias preferidos e pesquisar no YouTube por vídeos sobre seus hobbies preferidos. Se a sua “home” do YouTube não tem absolutamente nenhum vídeo sobre parentalidade e infância, você precisa mudar seus hábitos urgentemente. A responsabilidade por se informar sobre filhos também é do pai.

Se você consegue ler livros sobre ficção, história ou economia, deveria ter um espacinho ali para livros sobre filhos, não acha? Quanto do seu dia você dedica a entender mais sobre o seu filho? Vamos combinar uma coisa? Comece a pesquisar sobre o seu filho e compartilhar as coisas interessantes que você descobriu com a sua companheira (ou companheiro). Garanto que, além de saber mais sobre o seu filho, o seu relacionamento vai dar um salto quântico — dizem, inclusive, que isso é um afrodisíaco extremamente poderoso. E se, algum dia, você me encontrar depois de uma palestra minha, eu vou amar ouvir: “Cara, adoro seu trabalho! Sempre assisto seus vídeos e comento com a minha esposa!”.


Palavras-chave
Família pfnoinsta Paternidade Paternidade ativa

Leia também

Família

Bebê de 2 meses é resgatado no RS por motociclista: "Achei que era um brinquedo de tão pequeno"

Família

'Sogra' de Sabrina Sato, mãe de Nicolas Prattes foi paquita e engravidou aos 18 anos

Criança

Quarto super luxuoso de filha de Roberto Justus revolta seguidores: "Exagero"

Família

Madonna faz doação grandiosa para vítimas do Rio Grande do Sul e valor impressiona

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Família

Família é encontrada abraçada e sem vida sob escombros no Rio Grande do Sul

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

Bartolinite: o que é a bola inchada na vagina e como tratar a infecção