Colunistas

Talharim ao alho e óleo com abóbora, só pra mim!

Uma receita deliciosa e prática, perfeita para uma segunda-feira

talharim-ao-alho-e-oleo-com-abobora1

(Foto: Monta Encanta)

Talharim ao alho e óleo com abóbora em cubos e risotado, é servido al dente na melhor versão individual, só pra mim, eu mereço comida de verdade, com qualidade! Receita sem carne, de  uma panela só,  feito na frigideira e pronta em 15 minutinhos.  A abóbora confere textura e sabor ao molho que é levemente apimentado. O macarrão é risotado, cozido no próprio molho,  essa técnica empresta a massa um sabor inenarrável.  Vale a pena experimentar.  Bom demais!
Bora lá?
INGREDIENTES:
    100g de abóbora japonesa em cubo pequeno
    4 ninhos de talharim
    1 tomate em cubos pequenos
    2 dentes de alho descascado e amassado
    1 colher de sopa de azeite
    ½ colher de café rasa de pimenta calabresa seca
    sal e pimenta do reino a gosto
    50g de queijo parmesão ralado
    2 colheres de sopa de cebolinha fresca
COMO FAZER TALHARIM AO ALHO E ÓLEO COM ABÓBORA:
    Em uma frigideira coloque 1 colher de sopa de azeite e 2 dentes de alho amassados, doure por 1 minuto apenas e então junte a pimenta calabresa e seca.  Vale lembrar do segredinho, o ponto da  cocção.  Alho junto com o azeite e em temperatura ambiente.   Em fogo médio ele deve ser refogado rapidamente então colocamos a pimenta deixamos por mais um minuto e  e  assim que começar a mudar de cor, deve ser misturado aos demais ingredientes.  Cuidado, o alho não pode  escurecer.
    Em seguida coloque 1 tomate picado em cubos pequenos e 100g de abobora japonesa cortada em cubos pequenos, com a casca e tudo. Abaixe o fogo para mínimo tampe a panela e deixe abóbora cozinhar por 2 minutos.
    Então coloque ½ xícara de água, espere ferver e coloque os 4 ninhos de talharim. Tampe e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até o macarrão cozinhar e ficar ‘al dente’.
    Ponto al dente: Para ajudar você a saber se o macarrão  está no ponto certo,  o  melhor  é: aos  4 min de cozimento, se você morde-lo,  verá uma linha esbranquiçado bem no centro da massa, isso significa que a massa ainda está crua por isso a linha, quando ela cozinha a linha desaparece.
    Siga cozinhando e provando  de tempo em tempo até perceber que a linha branca é mínima, bem fininha. Os italianos a chamam de ‘anima’ que significa alma. Quando a ‘anima’ aparecer, ou seja uma linha bem fininha e sutil, significa que está quase lá. Com menos de  1 minutos de cozimento a massa estará  totalmente cozida e no ponto, al dente.  Então, quando a ‘anima’ aparecer, desligue o fogo, a massa terminará seu cozimento apenas com o calor da frigideira.
    Com o tempo, você saberá o ponto da massa de cor e salteado, sem nem precisar ver sua ‘anima’. 😉
    Desligue o fogo, experimente o sal, coloque sal se necessário for, tempere com pimenta do reino moÍda na hora, 1 fio de azeite, o parmesão ralado e a cebolinha fresca.
    Misture e sirva a seguir com Abóbora Grelhada!
Experimenta, melhor talharim ao alho e óleo com abóbora da vida!
Obrigada e até a próxima, Rosi Seligra
    Tempo de Preparo: 15min
    Tempo de Frigideira: 15min
    Rendimento: só pra mim
talharim-ao-alho-e-oleo-com-abobora2

(Foto: Monta Encanta)

talharim-ao-alho-e-oleo-com-abobora3

(Foto: Monta Encanta)

Leia também:

Bolo fofíssimo de baunilha com casquinha de açúcar e canela

Bolo de leite condensado sem farinha e sem glúten

Anúncio

FECHAR

Simples de fazer e dos Deuses: lasanha dois molhos com queijo puxa puxa

Pais&Filhos TV