Colunistas

Gostoso de fazer e de comer: nhoque de batatas assadas com molho de calabresa

Dá muito menos trabalho do que parece

Page 4
Você já experimentou fazer nhoque em casa?  Se já, sabe o quanto é gostoso. Em duplo sentido: de fazer e de comer.  Se ainda não fez, aproveita as dicas de hoje e começa já.
Fazer nhoque é como fazer um purê de batata, só que a gente junta farinha de trigo e ovo para dar ‘liga’ e formar uma massa que dê para moldar em formato de ’cobrinhas’. Depois é só  cortar em cubos e cozinhar na água quente.
Garanto que é fácil e dá muito menos trabalho do que parece.
A receita de hoje é feita com batatas assadas, a diferença da receita original, na qual as batatas são cozidas na água. Assada, a batata fica menos ‘aguada’ e  absorve menos farinha na hora de dar a liga.  Resultado? Um nhoque com mais gosto de batata e ainda mais saboroso. Bora?

NHOQUE:

1 kilo de batata rosa (asterix)

1 colher de manteiga

Anúncio

FECHAR

2 ovos inteiros

sal a gosto

1/2 xícara de queijo ralado

Cerca de 1 xícara de farinha de trigo. Pode ser menos, dependendo da batata

3 a 4 litros de água fervente com sal

 

MOLHO:

 

500g de linguiça calabresa fresca

500g de carne moída

2 colher de sopa de azeite

4 dentes de alho

1 colher de café rasa de pimenta calabresa seca

1 xícara de chá de cebolinha fresca

3  latas de tomate pelado italiano

sal e pimenta do reino a gosto

 

MODO DE PREPARO:

 

1 – NHOQUE: Enrole as batatas uma a uma no papel alumínio e leve ao forno para assar até que as batatas fiquem macias. Espete um garfo para sentir.

Assim que amornar, com elas ainda quentes retire a casca, amasse com o espremedor de batatas e acrescente 1 colher de manteiga. Espere esfriar. Reserve

Depois que as batatas esfriarem, acrescente 2 ovos inteiros, sal,  queijo ralado e a farinha aos poucos até dar o ponto, misture primeiro com uma colher. Depois com as mãos.

A farinha entra aos poucos,  a quantidade indicada é apenas um parâmetro, uma vez que cada batata pede  uma quantidade de farinha, portanto a quantidade depende e vai variar de nhoque para nhoque,  conforme a batata usada.

Limpe  as mãos, que agora é  a hora mais divertida, a hora de colocar  a mão na massa,  para  dar o ponto da massa que o ponto certo é com ela ainda  grudando nas mãos,  parecendo que precisa de mais farinha, mas não precisa é assim mesmo.

Acrescente mais farinha somente se necessário for, lembrando que nhoque gostoso é feito com menor quantidade possível de farinha o suficiente apenas para ‘dar liga’

Para manipularmos e dar formato sem grudar, é só enfarinhar bem as mãos e a bancada, trabalhando com ela untada na farinha de trigo.

Divida em três partes.  Com as mãos enrole a massa  até formar “cobrinhas” grandes. Com uma faca corte em cubos (1cm).  E Já está quase pronto!  Só falta cozinhar agora.

 

2 – COMO COZINHAR A MASSA:

Em uma panela grande,  cheia de água fervendo e um pouco de sal, coloque os nhoques aos poucos. Quando eles boiarem estão prontos e cozidos. Então, retire-os e coloque-os em um escorredor de macarrão, depois de escorridos leve-os a um refratário que vá ao forno.  já com molho  quente de sua preferência.

Se for levar ao forno, leve apenas por 15 minutos, somente  para aquecer.

E, sim, nhoque, rende muiiitttoooo!  Dá para um batalhão ou para congelar já em porções individuais e consumir sempre que der vontade.

A receita de hoje serve bem servido até 6 pessoas, então se quiser fazer um tanto menos, é só fazer metade. Se quiser fazer um tanto mais é só dobrar a receita!

 

3 – COMO FAZER MOLHO:

Comece temperando a carne à seu gosto. Usei sal e pimenta do reino.

Em uma frigideira,  fogo médio coloque 2 colher de sopa de azeite, e alho amassado ou picado. Espere o alho dourar, mais ou menos 1 minuto apenas, para não amargar o molho.

Junte a linguiça calabresa fresca sem a pele e deixe até fritar, mais ou menos 5 minutos. Acrescente então a carne moída e deixe até fritar,  ais ou menos 5 minutos.

Após fritar as carnes, tempere com sal e pimenta calabresa seca e então acrescente os tomates pelados inteiros e não se preocupe com o tamanho dos tomate, ele vai cozinhar e desmanchar no molho

Deixe apurar, em  fogo médio,  panela semi tampada, até que os tomates desmanchem, cerca 20 minutos.

Desligue o fogo, acrescente a cebolinha picada e 1 dente de alho cru. Misture e sirva com o nhoque.

Experimenta!
Obrigada e até a próxima receita, Rosi Seligra
Leia também:

Pais&Filhos TV