Colunas / Casa Sem Lixo

Como descartar escova de dentes de bambu corretamente?

Arquivo Pessoal

Publicado em 18/08/2022, às 09h27 - Atualizado às 11h00 por Nicole Berndt


Compartilhe:


Você já fez a troca da escova de dentes tradicional (de plástico) por uma de bambu? Uma vez que primeira não é reciclável (What?! Sim, pelo “mix” de plásticos em sua composição, fica mesmo complicado reciclar), ela deixou de ser uma opção aqui em casa. Iniciamos então nossa busca por uma opção mais sustentável.

Saiba como descartar as escovas de dentes de bambu pensando em sustentabilidade (Foto: Arquivo Pessoal)

Encontramos as escovas de bambu, que até pouco tempo, vinham todas da China. Desde que começaram a ser fabricadas no Brasil, fazemos questão de usar as nacionais. Tão especiais que fazem parte da nossa Coleção Gentileza. Você pode até pensar: “Será que não estamos exagerando? É apenas uma simples escova de dentes!”.

Mas como quase tudo num planeta com bilhões de habitantes, o simples pode não ser tão simples assim. Produtos que envolvem hábitos diários da raça humana precisam ser “colocados na balança”. Um cálculo rápido deixa claro que uma simples escova de dentes deixa de ser tão inofensiva quando multiplicada por bilhões.

Vou além! Considerando que são trocadas em média 3 a 4 vezes por ano, estamos falando de bilhares de escovas de plástico enterradas, perdidas, boiando nos oceanos, ou sabe se lá onde mais! Ou seja, para além de propor mais uma mudança de hábito na sua casa, registro aqui uma dica preciosa de como encaminhar corretamente suas “novas” escovas de bambu.

Por ser de bambu, o cabo pode voltar para a terra. Mas, antes disso, tire o melhor proveito possível das suas escovas. Quando ficarem muito velhas para escovar os dentes:

Somente quando não encontrar mais utilidade, enterre-as. E as cerdas? Por serem de nylon (mesmo as com carvão ativado, são de plástico!), muito fininho, ao invés de enviar com os rejeitos e correr o risco de acabar no meio do caminho (na rua, no bueiro, no mar…), preferimos armazená-las num pote em casa.

Com a ajuda de um alicate tiramos facilmente do cabo de bambu e, vamos juntando num pote (que pode ser uma garrafa pet). Quando o pote ficar cheio, encaminhamos para a reciclagem. Acredito que as chances de reciclagem aumentam quando são enviadas em maior quantidade. E o cabo? O bambu leva em média 3 anos para se decompor na terra. Então a dica é enterrar em um local onde ele poderá ficar o tempo necessário para se decompor.

Escovas de bambu: é importante pensar em hábitos sustentáveis (Foto: Arquivo Pessoal)

Se você não tiver acesso fácil a um lugar com terra, aproveita para criar “um evento”. Leve a família para um sítio, ou um parque… Curtam a natureza e juntos procurem pelo espaço perfeito para “plantar” suas escovinhas. Gostamos de juntar vários cabos para fazer uma viagem só! Mostro como fazemos nesse vídeo AQUI.

Mudar hábitos como este e envolver a família no encaminhamento correto da suas simples escovas de dentes pode abrir portas para um interessante repensar. É tão legal quando pensamos juntos nos ciclos naturais, assim como nos não tão naturais e, no poder que temos de revê-los.


Palavras-chave
sustentabilidade consumo sustentável hábitos sustentáveis

Leia também

Família

Jogador diz que foi amante de Viviane Araújo enquanto ela era casada com Belo: "A coitadinha"

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Família

Eliezer e Viih Tube recriam a foto que fizeram na 1ª gravidez e detalhe chama atenção

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais