Colunas / Nanna Neném

Uma horinha a menos

Publicado em 08/03/2015, às 21h00 por Nanna Pretto


Compartilhe:


O fim do horário de verão tem tumultuado as nossas manhãs aqui em casa. Rafa, que já acorda quando o galo canta por dormir cedo e direto, tem acordado por volta das 6 da manhã. O que para mim, uma notívaga de carteirinha, é um problema e uma afronta ao ciclo mais precioso do sono.

E não é que ele acorda, mama e fica sonolento, com cara de pouco papo e uma preguicinha gostosa. Ele acorda com pique total, tipo 220 volts. A mim cabe levantar e começar a brincar, cantar musiquinha, ver desenho… Tentando ainda estabelecer um humor estável aqui em casa.

Especialistas explicam: essa mudança na rotina, de atrasar o relógio em uma hora, faz, sim, diferença, e pode durar até uns 15 dias para se restabelecer. Isso porque o relógio biológico do bebê vai se alterando lentamente e, como eles costumam ser bem regradinhos, acabam incorporando o despertar todos os dias aproximadamente no mesmo horário.

E é isso que acontece por aqui. Por mais que eu atrase a hora de ele dormir – e ele fica bem enjoado, chatinho e choramingando – parece que o menino compensa durante a noite, dorme mais profundo e tcharannnn… lá vem ele às 6 e pouquinho com essa risadinha malandra.

Além das técnicas do pediatra, conselhos de amigos e até de uma dose de floral, estou usando meu bom senso materno (e não necessariamente a razão), para fazê-lo reorganizar o seu reloginho – e assim salvar o meu dia! Logo que amanhece já trazemos Rafael para o nosso quarto, escurecemos o ambiente e aninhamos o pequeno numa preguicinha matinal. Marido sai, filho mais velho vem e, às vezes, ele até fica mais uma horinha quietinho, mesmo que acordado. Ou já desce da cama, afinal existem muitas gavetas e tomadas a explorar!

É nessa hora que o cansaço bate, mas a gente lembra que faz parte!

Como regular o horário do bebê (de acordo com erros, acertos, dicas de quem já passou por isso e conselhos do pediatra a uma mãe de dois):

Boa sorte e bom despertar!


Palavras-chave

Leia também

Preço baixo

Oferta Relâmpago: desconto de 48% no Galaxy Watch6 da Samsung

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas