Colunistas

É bem melhor viver sem diferenças

No Dia Internacional da Síndrome de Down, a colunista Ivelise Giarolla explica essa alteração genética

A síndrome de Down (SD) é uma alteração genética produzida pela presença de um cromossomo a mais, o par 21, por isso também conhecida como trissomia 21.

A SD foi descrita em 1866 por John Langdon Down. Esta alteração genética altera o desenvolvimento, determinando algumas características físicas e cognitivas.

Não se conhece com precisão os mecanismos da disfunção que causa a SD, mas está demonstrado cientificamente que acontece igualmente em qualquer raça, sem nenhuma relação com o nível cultural, social, ambiental, econômico etc. Há uma maior probabilidade da presença de SD em relação à idade materna, isto é, mais frequente a partir dos 35 anos, quando os riscos de se gestar um bebê com SD aumenta de forma progressiva.

Anúncio

FECHAR

Embora as alterações cromossômicas da SD sejam comuns a todas as pessoas, nem todas apresentam as mesmas características, nem os mesmos traços físicos, tampouco as malformações. Uma característica comum a todas as pessoas é o déficit intelectual. Não existem graus de SD; a variação das características e personalidades entre uma pessoa e outra é a mesma que existe entre as pessoas que não tem SD.

21 de  março –  Dia Internacional da síndrome de Down, por que o dia 21?

No dia 21 de março comemora-se em todo o mundo o Dia da Síndrome de Down, data escolhida porque se escreve como 21/3 (ou 3-21), o que faz alusão à trissomia do cromossomo 21.

No Brasil estima-se que 300 mil pessoas têm a  Síndrome e que, destas, 30 mil vivam em São Paulo.

A data é comemorada desde 2006 e sua importância está no fato de reconhecer que o indivíduo com Síndrome de Down merece respeito, garantia de direitos e oportunidades de inclusão social.

Pensar as possibilidades de desenvolvimento das pessoas com Síndrome de Down é efetivar o exercício pela construção de um mundo mais justo. E uma sociedade melhor e mais justa só se constrói sem o ranço do preconceito, com a busca contínua de informação e conhecimentos que possam amenizar os processos de exclusão que se instalam em diferentes contextos sociais.

Para comemorar o dia Internacional da Síndrome de Down, uma série de eventos acontecerá no Brasil. Para maiores informações, clique aqui e acesse o site da ONG Movimento Down.

Pais&Filhos TV