Colunas / Minha vida nada Down

A importância e necessidade de vacinar

Publicado em 17/06/2013, às 21h00 por Ivelise Giarolla


Compartilhe:


Ter filhos significa, além de amor infinito, obrigações. Uma obrigação que faço questão de cumprir sem falhas é a vacinação. Sou médica infectologista e diariamente vejo casos de doenças que poderiam ser evitadas com a aplicação de vacinas, porém uma boa parcela da população acredita na frase do “não vai acontecer comigo” e se nega a seguir o calendário vacinal recomendado pelo Ministério da Saúde. Vale lembrar que vacina não é coisa somente de criança pequena.

Vacinar-se é um dos métodos mais valiosos para a prevenção de doenças infecciosas. As vacinas estimulam o sistema imunológico a produzir anticorpos contra vírus ou bactérias, protegendo o indivíduo de determinadas doenças. Quando esses microrganismos entram em contato com o organismo de uma pessoa vacinada, encontram o sistema de defesa pronto para combatê-los. Para que isso aconteça de forma adequada, as vacinas devem ser aplicadas em determinadas idades, de acordo com o calendário de vacinação.

Em princípio achei que a pequena Lorena, por ter Síndrome de Down, não poderia tomar todos os tipos de vacinas disponíveis. Pelo contrário, a síndrome não contraindica e ela, agora com quatro meses de vida, já tomou várias.

Tenho muita sorte com minhas duas filhas, elas quase não choram com as picadas tão pouco tem reações, que são muito comuns. Acho que eu sofro muito mais do que elas e já cheguei a sair da clínica com lágrima nos olhos. Coisas de mãe…

Para quem não conhece o calendário, segue o link da Sociedade Brasileira de Pediatria http://www.sbp.com.br/pdfs/calendario_vacina_2013.pdf


Palavras-chave
Exames e vacinas

Leia também

Família

Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Família

Daiana Garbin posta vídeo engraçado da filha Lua e Tiago Leifert cai na gargalhada

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Filha de Anderson Leonardo, do Molejo, faz homenagem: "Não me ensinou a viver sem você"

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Família

Kelly Key fala sobre sua mudança para Angola com a família: “Terra de oportunidades”