Colunas / De olho no cotidiano

Trabalho e família: quem não vive este conflito?

Imagem Trabalho e família: quem não vive este conflito?

Publicado em 25/02/2014, às 21h00 por Ligia Pacheco


O filme Corações em conflito, de Lukas Moodysson, trata de tema muito comum a nós, pais: o conflito entre profissão e família. Conta a história de um casal bem sucedido em Nova York. Ele (Gael Garcia Bernal) é o criador de um website de sucesso e viaja mundo afora. Ela (Michelle Williams), uma ocupada cirurgiã que dedica o seu tempo a salvar vidas. A filha de 7 anos (Sophie Nyweide) tem como grande referencial a babá filipina (Marife Necesito), que deixou seus dois filhos em seu país de origem para ganhar a vida na América e garantir um bom futuro para eles. Mas uma série de reações em cadeia traz consequências a todos, os forçando a reverem as suas prioridades. 

Esta é, de certa forma, a história da maioria de nós. Não defendo o abandono das profissões, nem creio ser isto saudável, nem para nós e nem para os filhos. É bom, entretanto, fazer adaptações e abrir tempo para eles. Afinal, hoje sabemos como a presença dos pais traz enormes benefícios ao desenvolvimento da criança. Vejamos alguns pontos de reflexão. 

1. Presença: No filme, a crise da mãe se inicia quando ela percebe que a criança prefere a babá. Faz várias tentativas de reconquista, mas não será fácil. O fato, é que a criança levará para a vida não os presentes, mas a presença (ou não) dos pais com seus ensinamentos, seu afeto, seu amor, sua dedicação. E é bom lembrar que estar junto não significa estar presente. 

2. Afetividade: O desenvolvimento emocional acontece nos primeiros anos da vida. Ao cuidar do bebê, pais demonstram atenção, tocam, consolam, passam a sensação de segurança, todos elementos essenciais a um bom desenvolvimento. Serão base a programas mais complexos que ajudam o cérebro a responder de maneira equilibrada a situações estressantes ao longo da vida. O hoje dizendo do amanhã! 

3. Estímulos: Por sorte, a babá do filme é excelente. Amorosa, carinhosa, responsável, estimula bem a criança ainda que a partir de suas referências e cultura – nem sempre temos esta sorte! Uma estimulação sensorial positiva e de qualidade no início da vida, influencia a aprendizagem e o comportamento futuro, pois fortalece e aumenta as conexões neuronais, possibilitando um bom desenvolvimento cognitivo, o equilíbrio das emoções e a capacidade de responder positivamente a novas experiências. E é preciso saber estimular! 

4. Futuro: Privar a criança de seu contato e convívio para priorizar o seu futuro não me parece uma boa estratégia. Ouvi de uma adolescente: “Minha mãe é hoje sinônimo de dinheiro. Afinal, tenho mais lembranças da babá do que dela.” Passado e futuro do que foi um dia presente. 

Atente-se! Delegar o seu papel a terceiros é correr risco e contar com a sorte. Delega-se junto princípios, valores, o potencial e o desenvolvimento integral da criança. Arrisca-se seu presente, passado e futuro. Não se deixe ser substituído (a). Coloque-se em conflito e reveja suas prioridades.


Palavras-chave

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Viih Tube fala sobre segundo e terceiro filhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Viih Tube revela gravidez de segundo e adoção de terceiro filhos com Eliezer

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia Fonseca toma atitude após Maria Alice empurrar Maria Flor: “Dói mais na gente”

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

MC Loma - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

MC Loma emociona ao contar o que aconteceu com pai biológico da filha: 'Tinha vergonha'