Publicado em 03/06/2016, às 08h23 - Atualizado às 09h34 por Ligia Pacheco
Na coluna anterior, dei dez dicas para educar a criança para e na responsabilidade. Nesta, sugerirei tarefas de acordo com a faixa etária da criança e de seu desenvolvimento. Mas antes, vale lembrar que qualquer aprendizagem é processual, contínua, atencional, intencional e depende da experiência.
Ou seja, as novas aprendizagens ampliam aprendizagens anteriores num contínuo sem fim e é isto que possibilita o desenvolvimento. Mas, elas só se realizam de fato pelo sujeito que aprende, neste caso, a criança. Portanto, seu filho precisa interagir na e com a experiência para aprender. Precisa ter a oportunidade. Protegê-lo ou subestimá-lo irá prejudicar o progresso do seu processo de desenvolvimento.
Seu filho precisa ainda ter a intenção e a atenção para possibilitar que os novos elementos a serem aprendidos consigam entrar e ampliar suas construções anteriores. E para tal, facilita ter motivação (motivo-na-ação). Possibilite-a e evite o blá blá blá que de fato não funciona. O que vale mesmo é a experiência com sentido e sentir. Aquela que deixa permanece e faz progredir. Leia a breve, mas preciosa postagem no meu blog e veja como surpreender sem blá blá blá.
Agora, vamos às tarefas que, em geral, são bem possíveis para a criança realizar e são ótimas ao seu amplo desenvolvimento.
De 2 a 3 anos: a criança é capaz de tirar a roupa e colocá-la na roupa suja, tirar e guardar os sapatos, colocar o seu prato na mesa, organizar os brinquedos, passar pano nos móveis baixos. Em relação à escola, já consegue colaborar na organização da mochila que vai e volta da escola.
De 4 a 6 anos: além das tarefas anteriores que já se dão de forma mais desenvolvida, a criança já pode colaborar, progressivamente e cada vez com menos supervisão, em várias atividades domésticas como guardar as compras, varrer a casa, recolher o lixo, arrumar a cama, molhar as plantas, alimentar os animais de estimação. Já na parte escolar, já é capaz de organizar a mochila e a começar a realizar as tarefas escolares com mais autonomia.
De 7 a 10 anos: com o desenvolvimento do sistema nervoso e das experiências anteriores, a criança já é capaz de colaborar com as refeições, colocá-las à mesa e as recolher. Lavar a louça, organizar a cozinha, recolher as roupas do varal, varrer o chão, passar aspirador de pó. Em relação à escola, se foi bem desenvolvido nas etapas anteriores, já consegue cuidar da agenda e das atividades escolares com responsabilidade e autonomia.
A partir de 11 anos: já é capaz de preparar lanches e refeições rápidas, levar o lixo para fora, trocar roupa de cama, lavar o banheiro. Em relação à escola, já deve ser e se sentir responsável pela própria agenda e tarefas escolares com consciência de que isto diz do seu próprio desenvolvimento.
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