Colunas / Coluna

A mulher preta de maternância atípica

Arquivo Pessoal

Publicado em 25/03/2022, às 09h22 por Toda Família Preta Importa


Compartilhe:


**Texto por Gabriela Pereira dos Santos, mãe de Benyamin Luiz, uma criança Atípica e múltipla-Trissomia do 21, surdez, autismo

A maternidade atípica precisa ser discutida (Foto: Arquivo Pessoal)

A maternidade atípica acontece quando temos filhos com algum tipo de deficiência ou doença rara – o termo vem sendo utilizado por mulheres que se incomodam com frases como “Mãezinha especial” ou “escolhida por Deus” – títulos esses que tiram a humanidade do maternar, além de serem carregados de capacitismo (preconceito social contra pessoas com deficiência).

Uma jornada de  invisibilidade

Precisamos também racializar a maternidade: existe diferença na realidade atípica da mulher branca para aquele vivenciada pela mulher preta. Enquanto as pessoas brancas, ao se depararem com um diagnóstico enfrentam um período semelhante ao luto – as mulheres pretas, por terem nascido como que à margem da sociedade, acrescentam aos seus receios pela vida de uma criança preta a luta incessante por direitos e espaços para as pessoas com deficiência – a luta é em diversas frentes e sem tréguas em uma sociedade racista, machista e capacitista.

Precisamos estar atentos para as demandas da maternidade atípica da mulher preta; muitas dessas mulheres dependem do BPC/LOAS, pois são, em sua grande maioria, mães solo, vivendo nas grandes favelas e bairros periféricos do país, sem nenhum tipo de políticas públicas que as ampare, o que muitas vezes acaba por torna-las reféns de assistencialismo e subempregos – isso quando conseguem retornar ao mercado de trabalho: a inclusão social é uma realidade tão desejada quanto distante na realidade dessas famílias.

A maternidade negra e atípica traz outras questões (Foto: Arquivo Pessoal)

Esse mês iniciam-se as mobilizações pelo Dia Internacional da Mulher – raramente vemos mulheres pretas com deficiência ou a maternidade atípica preta incluída nas campanhas. Muito se fala sobre sororidade e dororidade – e o lugar para as mulheres pretas? E para as mulheres pretas mães atípicas, há voz? Existe um espaço no feminismo para essas mulheres que nasceram e pariram fora dos padrões?


Palavras-chave
Síndrome de Down racismo Inclusão maternidade atípica

Leia também

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Preço baixo

Oferta Relâmpago: desconto de 48% no Galaxy Watch6 da Samsung

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer