Publicado em 07/10/2022, às 06h01 - Atualizado às 14h39 por Cecilia Malavolta, filha de Iêda e Afonso
Tummy time, também chamado de “momento de bruços”, é uma posição na qual o bebê é colocado durante os momentos em que ele está acordado para estimular e auxiliar no desenvolvimento motor dele, entre outros benefícios. Para entender melhor sobre o assunto, conversamos com a pediatra Susanne Bertrand, filha de Claudia e Luis.
De acordo com a especialista, tudo começou em 1992 nos Estados Unidos. Nessa época, foram registrados alguns óbitos de bebês por morte súbita após eles serem colocados para dormir de bruços. Isso fez com que surgisse a campanha “Back to Sleep“, incentivando os pais a colocarem os filhos para dormir no berço de barriga para cima. Embora o problema inicial tenha sido resolvido, os pediatras da época se depararam com outra questão.
Deixar o bebê sempre deitado de barriga para cima no berço fez com que aumentasse a taxa de casos de alterações cranianas e plagiocefalia, que é quando a cabeça da criança fica achatada. “Mas, lembrando, que o osso da cabeça do bebê ainda está em formação, e esses achatamentos são comuns, preveníveis e tratáveis”, reforça a especialista. Com isso, a Academia Americana de Pediatria trouxe um novo posicionamento e passou a indicar que os pais deixassem os filhos de bruços quando estivessem acordados.
Conforme a recomendação foi seguida, diversos pediatras notaram que os bebês colocados de barriga para baixo alcançavam bons marcos de desenvolvimento motor. A partir disso, o tummy time passou a ser um exercício de estimulação física indicado para a evolução do recém-nascido.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, juntamente com a Academia Americana de Pediatria, o tummy time deve ser feito durante 30 minutos por dia e esse tempo deve ser dividido em momentos de dois a três minutos – isso pensando em bebês de um mês de vida e que possuem uma curta janela de tempo acordados, já que durante esse período eles tendem a dormir em torno de 18 a 20 horas por dia.
A tummy time deve ser feita no chão, em uma superfície lisa – os pais, se quiserem, podem usar um tapete de atividades para realizar a prática. No entanto, apenas colocar o bebê de bruços não é suficiente: é necessário que ele seja estimulado a virar o rosto e olhar ao redor para aprender a sustentar a cervical e a região dorsal para o desenvolvimento motor acontecer. A ideia é que os pais conversem com o filho olhando para ele na altura da linha do olhar.
“Esse período de 30 minutos pode ser dividido porque, no começo, o bebê não gosta muito de ficar de barriga para baixo. Mas é só uma questão de costume e musculatura. Com o tempo, ele vai aceitando. Eu sempre recomendo começar com dois minutos, de três a quatro vezes ao dia, e a partir daí ir aumentando o tempo de tummy time“, orienta Susanne Bertrand.
Conforme o tummy time é praticado, o bebê passa a se apoiar no antebraço até chegar o momento de apoiar a mão inteira no chão e sustentar o dorso. Depois, vem a próxima fase: levantar as pernas com as mãos ainda sustentando o peso do corpo. A dica para que a evolução aconteça de maneira saudável e natural é simples, mas fundamental para o desenvolvimento da criança: “Os pais devem estar ali, atentos, conversando com o bebê e mostrando brinquedos. De sensoriais, sempre indico chocalhos e livros em preto e branco”.
O 14º Seminário Internacional Pais&Filhos – Toda família é nossa já tem data para acontecer. Depois de cinco edições online, essa volta a ser presencial no dia 17 de novembro, na Unibes Cultural, em São Paulo. Vai rolar palestras, mesa-redonda, sorteios, ativações e muito mais! Para participar, é só se inscrever aqui! Te esperamos por lá.
Família
Frente fria após período de intenso calor em setembro já tem data para chegar
Família
Amanda Kimberlly fala pela 1ª vez sobre traição e filha com Neymar: “Fiquei calada por 9 meses”
Família
Deolane Bezerra adotou seu primeiro filho, Gilliard, aos 16 anos: "Ele estava sozinho"
Família
Silvio Santos tinha 5 irmãos: saiba quem são eles e o que fazem atualmente
Família
Datas de nascimento que estão ligadas ao dom da inteligência
Família
Filha mais discreta de Leonardo e agrônoma: conheça a madrinha de José Leonardo
Família
Cachorro chama a atenção por se parecer com um humano
Família
João Guilherme fala sobre o nascimento do terceiro filho de Virginia Fonseca: "Fofura"