Bebês

Tudo sobre o primeiro banho do bebê: dicas práticas e simples de cuidados com o seu filho

Getty Images

Publicado em 26/11/2019, às 13h33 - Atualizado às 13h37 por Jennifer Detlinger


Compartilhe:


A hora do banho é um desafio para todos os pais, principalmente os de primeira viagem. Antes de sair da maternidade, as enfermeiras tentam sempre ensinar o jeito certo e mais confortável para dar o primeiro banho do bebê em casa. Mas esse momento, que é tão especial, não precisa se transformar em uma missão impossível.

É normal ter medo e se atrapalhar um pouco durante os primeiros banhos com o recém-nascido. Por isso, você não precisa se desesperar. A gente te ajuda a deixar essa fase com o seu filho mais tranquila, especial e cheia de amor e carinho. Separamos algumas dicas práticas simples para os primeiros banhos do bebê. Olha só:

Tenha certeza de que ele precisa de um banho

Recém-nascidos normalmente não precisam de mais de um banho por dia. Isso porque, segundo a Academia Americana de Pediatria, banhos frequentes podem ressecar a pele. De duas a três vezes por semana é uma quantidade suficiente para os recém-nascidos. Mas sinta-se à vontade para aumentar a frequência de acordo com a necessidade do bebê, caso ele seja exposto à sujeira, por exemplo.

Banho de banheira ou bacia são os mais recomendados

É muito importante que a banheira esteja em uma superfície plana e firme, para impedir acidentes. Você deve ficar com um dos braços nas costas do bebê durante todo o banho para que ele fique seguro e fazer toda a higiene com a outra mão. O corpo deve estar embaixo da água, exceto cabeça e pescoço.

A temperatura ideal da água é entre 35 e 36° C

É importante ter em mente que a pele do bebê é mais sensível que a de um adulto. A temperatura recomendável é em torno de 35 a 36º C. Mexa a água para garantir que a temperatura está igual na banheira toda. Você pode usar termômetro de banheira ou seu próprio cotovelo: morna, agradável ao toque, é como ela deve estar. Nos dias frios, uma única gotinha, mas só uma mesmo, de álcool na água ajuda a manter a temperatura.

A tendência é que, banho após banho, a segurança aumente e as coisas se tornem mais fáceis (Foto: Getty Images)

Na prática

É normal achar que o bebê vai escorregar e se afogar na banheira. Felizmente, mesmo com toda a falta de jeito, isso não acontece. A tendência é que, banho após banho, a segurança aumente e as coisas se tornem mais fáceis.

Não há problema em banhar o bebê mesmo antes de o coto umbilical cair. O importante é limpar o umbigo com hastes de algodão e um pouquinho de álcool. Só é preciso esperar que a área esteja bem seca antes de fechar a fralda.

Para ficar mais tranquila, separe tudo o que vai precisar para o banho antecipadamente. Tire a fralda e limpe o bebê antes de colocá-lo na banheira. Restos de xixi e cocô podem contaminar a água da banheira se você não fizer uma faxina.

Quando estiver tudo pronto, basta segurar a cabecinha e as costas do bebê com uma mão e lavar o corpinho com a outra. É preciso respeitar a ordem dos fatores.

Inicialmente, lave o rosto, pois a água está totalmente limpa, em seguida, o corpo (primeiro frente, depois costas) e depois um membro de cada vez. A cabeça fica por último, pois como fica para fora da água o tempo todo, quanto menos tempo molhada, melhor. E lembre-se: xampus e sabonetes só os neutros, específicos para crianças.

A lista do que você vai precisar:

Leia também:

5 coisas que você nem imagina (e acontecem) no primeiro banho do bebê em casa

Como dar banho no bebê: 9 dicas para deixar esse momento mais tranquilo

Do banho ao sono: como criar uma rotina para o seu bebê dormir a noite inteira


Palavras-chave

Leia também

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Bebês

Viviane Araújo mostra o irmão do filho, Joaquim, e se declara: “Muito amor”

Notícias

Virginia é criticada por roupa usada em festa de Neymar: “Desrespeitoso com a própria família”

Família

Rafa Justus mostra em vídeo resultado da rinoplastia feita aos 14 anos

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Família

Alok compartilha vídeo em família para anunciar: "Agora somos 6"

Família

Mãe diz que se arrependeu de adotar filha após conseguir engravidar: "Nunca senti que ela era minha"

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar