Bebês

Tire suas dúvidas! 6 perguntas e respostas sobre os dentes das crianças

Veja se você se identifica com alguma delas

Logo-Parents (1)
Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

untitled-design-16

(Foto: Shutterstock)

A revista Parents coletou perguntas dos seus leitores sobre os dentes das crianças e especialistas responderam. Dá uma olhada que a pergunta deles também pode ser a sua.

1. Um amigo recentemente me advertiu que levar meu bebê ao dentista cedo poderia aumentar seu risco de cavidades, mas pensei que o contrário era verdade. No que devo acreditar?

Parece que seu amigo caiu em uma armadilha de notícias falsas, mas isso pode acontecer com todo mundo! Seus instintos estão corretos: as crianças que vão ao dentista pela primeira vez aos 3 ou 4 anos tendem a exigir mais procedimentos dentários do que aqueles que vieram antes, diz o Dr. Miller. Traga seu bebê para o dentista já no primeiro aniversário ou dentro de seis meses após ter seu primeiro dente. Durante essa consulta, ele provavelmente permanecerá no seu colo enquanto o dentista olha sua boca e verifica a saúde de seus dentes (ou dente!), gengivas e língua. Você pode usar essa visita para tirar dúvidas sobre como cuidar melhor dos dentes do seu filho.

Anúncio

FECHAR

2. Por que eu preciso cuidar dos dentes de leite do meu bebê se eles vão cair de qualquer jeito?

A saúde dos primeiros dentes do seu bebê afeta o desenvolvimento dentes permanentes. Se você não tratar uma cárie em um dente de uma criança menor, as bactérias produzidas podem passar para o permanente.

3. Meu filho tem 6 anos e preocupo que se eu deixar de escovar os dentes dele, ele não vai limpar direito sozinho.

Não deixe mesmo! Você tem mais alguns anos de trabalho de escovação de dentes. Seu filho estará pronto para fazer isso sozinho por volta dos 9 anos de idade. Mas se ele pode amarrar seus sapatos ou escrever cursiva em uma idade mais jovem do que isso, ele também está pronto para escovar os dentes sozinho. Mesmo assim, você deve monitorar a escovação por pelo menos mais um ano.

4. Eu realmente preciso usar o fio dental no meu bebê?  

Se o seu filho tiver uma lacuna entre dois dentes, uma lavagem completa será suficiente. Mas quaisquer dois dentes que se toquem precisam de fio dental para remover os pedaços de comida ou placa que uma escova de dentes não pode alcançar.

 

5. Os dentes permanentes da minha filha estão começando a nascer, mas ela ainda não perdeu todos os dentes! Isso é normal?

Sim, vemos isso em cerca de 30% dos pacientes. Pode acontecer apenas um dente ao mesmo tempo ou alguns simultaneamente. Se sua filha não sofre, encoraje-a a mexer nos dente de leite que estão balançando para acelerar o processo.

6. Será que uma escova de dentes elétrica oferecerá uma limpeza mais completa?

Tecnicamente, sim, mas aqui está uma boa regra geral: use a que ele gostar mais. Se for a elétrica, você pode começar a usá-la mesmo quando for você que ainda escova os dentes do seu filho.

 

Leia também:

Fertilização deve ser paga pelo plano de saúde

18 dicas que vão te ajudar na fase da primeira dentição

3 erros que a gente comete quando o dente está mole

Pais&Filhos TV