Bebês

Refluxo: o que é, quando acontece, sintomas e como tratar

Shutterstock

Publicado em 28/05/2021, às 09h16 - Atualizado às 09h32 por Cecilia Malavolta


Compartilhe:


O refluxo gastresofagiano é a volta dos alimentos do estômago para a boca (ou até mesmo para o nariz), através do esôfago. Popularmente chamado de regurgitação, ele é causado pela imaturidade de uma “válvula” chamada cárdia. Essa condição é muito comum em bebês, principalmente antes dos seis meses de idade.

Ele pode acontecer logo após a mamada ou algumas horas depois que o bebê foi amamentada. O refluxo acontece em cerca de 50% dos casos. Conforme o volume de leite que a criança ingere aumenta, é comum que o problema piore um pouco. Mas, após o quarto mês de vida, a regurgitação melhora.

É necessário ficar atento ao refluxo e buscar um especialista caso o bebê tenha quatro meses de vida e chore várias vezes ao dia, além de apresentar sinais de que está sentindo dor. Por trás do problema, pode existir um caso de esofagite ou outra condição, o que pede uma investigação médica para iniciar o tratamento correto.

O refluxo é uma condição muito comum em bebês (Foto: Shutterstock)

Sintomas de refluxo

Quem pode ter refluxo?

Apesar de ser mais comum em bebês, o refluxo pode acontecer com qualquer pessoa, em qualquer fase da vida. A “válvula” cárdia, que causa o problema, tende a amadurecer a partir dos seis meses de vida e impedir que haja regurgitação. Além disso, a inserção de alimentos mais consistentes durante a introdução alimentar também colabora para a melhora do quadro.

Tipos de refluxo

Refluxo fisiológico x refluxo patológico

O refluxo fisiológico é mais comum e geralmente não necessita de um tratamento, já que não traz riscos para a saúde da criança. No entanto, o refluxo patológico pede uma maior atenção dos pais e do pediatra, e requer cuidados médicos específicos. Seus principais sintomas são engasgos fortes e frequentes, seguidos de dor intensa e prolongada causada por esofagite. Atenção: ao contrário das dores de cólica, que melhoram a partir do segundo mês de vida do bebê, a dor no esôfago tende a piorar a partir desse momento.

Caso seu filho tenha refluxo patológico, o ideal é usar um colchão anti-refluxo e esperar uma média de vinte a trinta minutos após a amamentação para deitar o bebê. Sempre busque um especialista para realizar os exames e iniciar o tratamento correto. Nos quadros de Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE), a criança pode apresentar sintomas como:

Crianças com quadros de DRGE precisam de acompanhamento médico ao longo de toda a infância. Em alguns pacientes, o sintoma de refluxo podem amenizar ou desaparecer, mas outras pessoas podem começar a apresentar algumas alterações clínicas associadas ao problema.

11º Seminário Internacional Pais&Filhos – A Sua Realidade

Está chegando! O 11º Seminário Internacional Pais&Filhos vai acontecer no dia 1 de junho, com oito horas seguidas de live, em formato completamente online e grátis. E tem mais: você pode participar dos sorteios e ganhar prêmios incríveis. Para se inscrever para os sorteios, ver a programação completa e assistir ao Seminário no dia, clique aqui!

Existem três tipos de refluxo: o oculto, o fisiológico e o patológico

Tratamento para refluxo

O tratamento para o refluxo consiste no uso de medicamentos antiácidos (de acordo com a prescrição médica), posicionar corretamente o bebê para ser amamentado e colocar colchões anti-refluxo no berço. Além disso, é importante reforçar que o leite materno é o melhor alimento para combater o problema: ele é de fácil digestão e diminui as chances do conteúdo do estômago voltar pelo esôfago.

Refluxo é sinal de alergia ou intolerância alimentar?

Na maior parte dos casos, o refluxo é fisiológico e melhora ao longo dos primeiros seis meses de vida do bebê. Alguns pacientes podem apresentar quadros mais prolongados, que duram até o primeiro ano ou um pouco mais. Em uma pequena parte dos casos, o refluxo pode ser sinal de alergia a algum alimento, principalmente o leite de vaca. Nesses casos, ele costuma ser bem intenso e acompanhado de dor várias vezes ao dia, de intensidade variável, e por outras manifestações, como, por exemplo, fezes com sangue ou muco e dermatite atópica, entre outras.

A alimentação da mãe influencia o refluxo do bebê?

Não há relação entre o refluxo e os alimentos que a mãe consome. É importante que ela tenha uma dieta balanceada e rica em nutrientes, principalmente durante o período de amamentação, para garantir uma boa produção de leite. Veja quais são os alimentos que estimulam a produção de leite.

Fontes: dr. Jorge Huberman, pediatra e neonatologista e filho de David e Rachel e dr. Claudio Len, médico do departamento Materno-Infantil do Hospital Albert Einstein, nosso colunista e pai de Silvia, Beatriz e Fernando. 


Palavras-chave
Bebê Saúde Criança Amamentação Refluxo

Leia também

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Família

Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”

Família

Daiana Garbin posta vídeo engraçado da filha Lua e Tiago Leifert cai na gargalhada

Família

Filha de Anderson Leonardo, do Molejo, faz homenagem: "Não me ensinou a viver sem você"

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha