2024 chegou e com ele toda a vibração de um novo ano, de renovação e esperança. E que momento traz mais esses sentimentos se não a chegada de um filho. Pois, bem o primeiro bebê do ano já nasceu e é uma menina.
Parece até programado, pois a bebê, chamada de Elysa, nasceu pontualmente a meia noite do dia 1º de de janeiro, segunda-feira no Hospital Municipal Pedro II, localizado na zona oeste do Rio de Janeiro, por meio de uma cesárea.

A recém-nascida é a primeira filha de Mayara e Gilmar, e veio ao mundo com 2.550 kg e 47 cm. As informações são do G1. Seja muito bem-vinda, Elysa e um feliz ano novo para todos, feliz 2024!
Primeiros cuidados com recém-nascido
A hora do banho costuma ser um dos primeiros desafios. Para facilitar sua vida, deixe as coisas separadas: o trocador por perto, a toalha, o sabonete, o shampoo e o algodão. A temperatura recomendável da água é em torno de 35 a 36 ºC. Você pode usar termômetro de banheira ou seu próprio cotovelo: morna, agradável ao toque, é como ela deve estar.
É comum que o bebê faça cocô a cada vez que mama e suje entre 8 e 12 fraldas por dia. Depois, esse número vai diminuindo. Antes de colocar o bebê no trocador, deixe separado tudo o que for usar: fralda limpa, lenço umedecido ou algodão e água morna e uma fraldinha de pano.
Durante uma a duas semanas após o parto, você precisa tomar os devidos cuidados com o coto umbilical, aquela parte que fica após o corte do cordão e que, depois, cai sozinha. O importante é limpar com hastes de algodão e um pouquinho de álcool 70% e esperar secar para colocar a fralda. Esse procedimento deve ser feito todos os dias após o banho, até que seque e caia.
O bebê pode demorar um pouco a diferenciar dia e noite. Se era mais ativo na barriga à noite e mais quieto durante o dia, pode manter o padrão no início. Ele dorme a maior parte do dia, em média 20 horas, acordando para mamar ou quando está com a fralda suja. Você pode mantê-lo em um moisés ou carrinho-berço perto de você na sala, durante o dia, e no quarto ao lado da sua cama, à noite, por exemplo, sempre de barriga para cima.