Bebês

Pesquisa mostra que adultos ao redor do mundo mudam a voz ao falar com bebês

Getty Images

Publicado em 28/07/2022, às 08h43 - Atualizado às 09h10 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Todo mundo sabe como é incontrolável aquela vontade de falar com a voz mais fina quando um bebê está por perto. Por isso, acredite se quiser, mas o costume – este chamado de ‘baby talk’ – é totalmente popular ao redor do mundo! Um estudo que focou em seis continentes, postado na revista científica Nature Human Behavior, mostrou que os adultos afinam a voz de maneira automática ao tentar imitar os mais novos quando estão em comunicação com eles. Se identificou?

Os pesquisadores usaram uma máquina para analisar o tom e o volume das vozes (Foto: Getty Images)

Por um período de três anos, as pessoas responsáveis pela pesquisar coordenaram o recebimento de 1.615 gravações de diálogos de 21 culturas com diversos graus de conexão com o resto do mundo, indo das áreas mais rurais da África até os locais super urbanos dos Estados Unidos; quase todos os adultos alteram os seus padrões de fala se um bebê está por perto.

Essa é a primeira vez que a pesquisa sobre o assunto é realizada com uma diversidade tão grande de culturas. “Devido a essa grande colaboração internacional, pudemos testar essa questão rigorosamente em muitos locais diferentes ao redor do mundo, contou Samuel Mehr, o qual liderou o projeto como diretor e pesquisador associado de Harvard.

O estudo disse que o objetivo era descobrir partes ocultas de nossas mentes que moldam nosso comportamento e experiências cotidianas (Foto: Getty Images)

As consistências globais na fala dirigida ao bebê incluíram um tom mais alto e uma amplitude também aumentada. Mais características que acabaram aparecendo muitas vezes nas gravações foram vogais contrastantes, dando ênfase em específicas letras; quando os pesquisadores analisaram o canto, perceberam algumas mudanças consistentes no ritmo e no timbre.

Os responsáveis pela pesquisa utilizaram uma máquina com a intenção de analisar o tom e o volume das vozes, adivinhando se uma gravação era direcionada para um adulto ou para um bebê; o estudo teve como base análises anteriores que mostraram que canções de ninar e alterações de padrões de fala podem ter um efeito de ‘calmante’ nos mais novos (assim como em animais!). Vocalizar é uma característica relevante para sinalizar que há algo perigoso por perto ou para demonstrar afeto.

“Essas descobertas mostram que as características acústicas da fala e da música dirigidas ao bebê são fortemente estereotipadas nas 21 sociedades estudadas aqui” – Autores do estudo

Assista agora ao POD&tudo com Marcos Piangers e Ana Cardoso! Em um bate papo muito divertido, eles falam da estreia do filme “O Papai é Pop”, inspirado no best-seller de Piangers, interpretado por Lázaro Ramos e Paolla Oliveira, que estreia no próximo dia 11 de agosto.


Palavras-chave
Bebê pfnoinsta Criança Mãe pai filha Pesquisa filho estudo som voz baby talk

Leia também

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais