Bebês

Pesquisa afirma que deixar o bebê chorando à noite pode ensiná-lo a dormir

Nós não concordamos com essa ideia!

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

(Foto: Shutterstock)

(Foto: Shutterstock)

Quando os bebês ainda não desenvolveram a habilidade de falar, o choro é a única maneira que eles possuem de se comunicar. Qualquer uma das coisas que ele precise, desde carinho, até leite ou uma troca de fraldas, abrir o berreiro é o modo como eles conseguem avisar isso aos pais.

De acordo com um novo estudo divulgado pelo periódico americano Pediatrics, foi comprovado que deixar os bebês chorando durante a noite os ensina a dormir. Na pesquisa, 43 crianças com problemas de sono de 6 a 12 meses foram divididas em três grupos. No primeiro, os pais deixaram que os filhos chorassem por intervalos curtos regulares durante diversas noites. Já no segundo, o momento de ir para a cama foi atrasado gradualmente. O terceiro, funcionou apenas como controle.

Leia também

Anúncio

FECHAR

Choro não! Porque você não deve deixar a criança chorando até cansar

5 maneiras geniais de acalmar o choro das crianças

Conheça 9 razões completamente normais que fazem o bebê chorar

No final do experimento, um ano depois, foi observado que as crianças dos dois primeiros grupos diminuíram o número de vezes em que acordavam pela noite em comparação com o terceiro grupo. Ainda, os níveis de hormônio que mede o estresse estavam normais nos três grupos.

Entretanto, a Pais&Filhos acredita que é na infância que desenvolvemos as partes do cérebro responsáveis pelo apego e controle emocional. Quando não estimuladas na infância, elas não se desenvolvem mais. A longo prazo, você não atender aos chamados do seu filho pode criar uma criança agressiva e sem apego emocional.