Bebês

Olha quem está se desenvolvendo

10 etapas fundamentais do desenvolvimento do bebê

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

 

Saiba quais são as 10 etapas fundamentais do desenvolvimento do seu pequeno

Anúncio

FECHAR

Você já sabe que os bebês conseguem ver o mundo pelo ponto de vista de outra pessoa, e que eles desenvolvem a personalidade logo nos primeiros meses de vida. Mas, mesmo com todas essas habilidades, os pequenos ainda mantêm alguns hábitos estranhos à primeira vista.

Durante o primeiro ano de vida dos bebês, eles aprendem novas habilidades, sejam elas para brincar, aprender ou apenas para sentir o mundo ao seu redor. Separamos alguns dos hábitos mais comuns, e estranhos, dos pequenos, inspirados na lista do site Babble. Confira!

Tudo na boca

Os bebês colocam tudo na boca, sejam suas mãos, a manga da roupa, o braço da cadeira, os brinquedos… Isto porque a boca é, de longe, a parte mais sensível do corpo do bebê, e a primeira a perceber o toque: embriões com seis semanas de gestação já sente o toque nos lábios. Por isso, a melhor maneira do bebê conhecer o mundo ao seu redor é colocando os objetos na boca. Tente manter o ambiente em que o bebê está limpo e preste atenção para que ele não se machuque.

Doce, doce, doce

As crianças não precisam aprender a gostar de doces: esta preferência existe desde os primeiros dias de vida do pequeno. E isto é biológico, já que os receptores de doces na boca do bebê transmitem uma sensação de bem-estar. O cérebro dos humanos também aprendeu que alimentos doces na natureza são geralmente seguros e boas fontes de energia.

Se você quiser estimular o seu pequeno a comer outros alimentos deste a gestação, saiba que isso é possível. Algumas pesquisas demonstraram que o gosto de alguns vegetais e legumes passam a mãe para o bebê. Saiba mais!

Sem estranhos

Se antes o seu bebê ia com todo mundo, e agora ele fica nervoso perto de estranhos, chora e não quer sair do seu colo, fique tranqüila. Esta é uma etapa importante no desenvolvimento, e mostra que algumas áreas do córtex frontal do pequeno estão em pleno funcionamento.

Esta atitude estranha do bebê demonstra que ele está criado a consciência de quem cuida dele e mostrando seus laços com os familiares mais próximos. As crianças se tornam menos sociais entre o sexto e oitavo mês de vida, e a intensidade da reação vai depender do temperamento do pequeno.

Cochilinho

É normal os bebês tirarem alguns rápidos cochilos durante o dia, dando um tempo para a mãe comer um lanche ou tomar banho. Esta fase dos curtos sonos, de cerca de 20 a 40 minutos, é comum e acontece entre o terceiro e oitavo mês de vida dos bebês.
Chutes e socos no ar

Antes de engatinhar, os bebês se divertem sozinhos no berço, chutando e dando socos no ar. E isto é importante para o desenvolvimento deles, pois é desta maneira que os pequenos testam, aprendem e sentem seus nervos e músculos em funcionamento. Por isso, deixe o seu filho um tempo brincando sozinho no chão sem interferir.

Ninando

Os bebês passam nove meses sendo embalados pelos movimentos da mãe. E não seria de se estranhar que eles quisessem se manter assim mesmo depois do parto. Os momentos de ninar o bebê ativam o sistema vestibular dos bebês, responsável pela sensação de movimento.

Mas ninar não só acalma o bebê: os movimentos também estão ligados a outras sensações e estimulam o desenvolvimento cognitivo dos pequenos.

Imitação

O seu bebê é capaz de imitar o que você faz dias, ou até meses depois da ação inicial, sem precisar ter contato imediato com o objeto. Se o seu pequeno de nove meses de vida observa você brincando com um objeto, ele saberá exatamente o que fazer quando colocar as mãos nele.

Depois do primeiro aniversário do bebê, ele pode se lembrar e repetir uma seqüência de ações até uma semana depois dos movimentos originais, mesmo sem tocar o objeto em si. Esta é a prova de que a memória dos bebês existe, e é maior do que imaginamos.

Vamos conversar

A capacidade vocal dos pequenos se desenvolve muito no primeiro ano de vida, permitindo que ele produza das vogais simples a consoantes complexas. No sexto mês de vida, o trato vocal dos bebês é bem desenvolvido e o pequeno já consegue produzir muitos sons necessários para a linguagem. Com o passar do tempo, ele irá praticar todas as formas de balbucios, barulhos e gritos possíveis.

Questão de peso

Os bebês que mamam no peito tendem a perder peso entre o terceiro e sexto mês de vida, já que há uma pequena diferença entre aqueles que são amamentados e aqueles que tomam fórmulas. Fique tranqüila e siga as recomendações do seu médico.

Interessados

Perto dos oitavo mês de vida, os bebês têm um avanço significativo no desenvolvimento cognitivo. O córtex frontal, responsável pela atenção, controle de impulso e regulador emocional, se torna muito mais ativo.

Isso significa que, ao lado da capacidade de ver e conversar com você, ele também consegue esperar e focar em uma atividade. Deixe que ele observe você esconder um objeto embaixo do lençol, por exemplo, e espere ele se lembrar onde estava e encontra-lo alguns segundos depois. Pode parecer uma atividade simples, mas é uma atividade complexa de coordenação e decisão.