Bebês

Tudo sobre o signo do seu filho

A visão e a interpretação de uma inteligente e bem-humorada astróloga sobre o signo da criança

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Como ele é, como sente, reage, o que pensa, como vai ser com você, em casa e na escola… Tudo isso através da visão e interpretação inteligente, bem-humorada e supercomovente da famosa astróloga americana Linda Goodman, autora do best seller Seu Futuro Astrológico, de onde tiramos estes textos. Você vai adorar. É impressionante, de arrepiar mesmo!

Um bebê recém-nascido já tem em si seus potenciais, dons, talentos, limitações, necessidades afetivas. Não seria bom poder conhecer tudo isso já nos seus primeiros dias devida? Pois esse tipo de informação é encontrado no mapa astralda criança. “Mesmo antes da manifestação dessas características,pela astrologia os pais têm indicações que permitem aumentarsua percepção e adequar a forma de lidar com o filho”, diz a astrólogae numeróloga Márcia Pugliesi, mãe de Victor.

Anúncio

FECHAR

A primeira infância, fase que dura até os 7 anos, é o período deformação da criança. Nessa fase suas tendências inatas podem ser bem direcionadas – dando-lhe uma base sólida para a vida – ou ser reprimidas – fazendo com que crie formas negativas de expressão. “A astrologia pode ser de grande utilidade nesse processo, ajudando os pais a compreender os pontos fortes e fracos do filho”, explica a astróloga Lúcia Maria Silva, filha de Luiza e Mouzach, autora do livro Geração 3º Milênio – A Astrologia Ajudando Você a Conhecer Melhor Seu Filho (Ed. Gente). Para ela, a astrologia é um instrumento eficaz para ajudar a perceber uma criança como ela é e a reconhecer o direito de ser assim. “Quanto maior for essa aceitação,mais seremos capazes de orientá-la”, explica Lúcia.Por exemplo, ele é um taurino? Então, por mais que os pais sejam agitados, vão ter que aprender que o filho tem um ritmo diferente, mais lento.

Esse tipo de percepção torna a vida cotidiana da família mais agradável e melhor e mais produtiva. Permite que os pais ajam no sentido de ajudar a criança a se desenvolver, elegendo atividades e escolhendo uma escola que combine melhor com suas necessidades. Enfim, permite uma compreensão individualizada– condição para o pleno desenvolvimento pessoal.

O signo solar representa a essência da criança, aquilo que ela é e sua missão neste mundo. É dele que vamos falar aqui nesta matéria, é dele que falamos quando perguntam: “Que signo você é”? Você descobre pelo dia do nascimento. Só fazendo o mapa completo que se descobre a posição dos outros planetas. É muito bacana fazer um mapa, mas enquanto isso, ficamos com a Linda Goldman e sua análise do signo solar das crianças. O retrato que ela faz é supercompleto e você vai ver: já bate um bolão.

O que dizem os astros

O mapa astral é uma fotografia do céu no momento em que o bebê respira pela primeira vez. Ele é representado por um círculo de 360º dividido em doze partes, que representam os doze signos e as doze casas astrológicas – nesse mapa estará fixada a posição do Sol, da Lua, do ascendente e dos planetas no dia, na hora e no lugar exato do nascimento.

Áries 21/03 a 20/04

Enquanto papai está distribuindo charutos, o bebê de Áries berra no berço chamando atenção. Como se ousa ignorá-lo? Afinal, quem manda aqui? Seu bebê de Marte é o chefe. Alguma dúvida? Ele jogará fora do prato os vegetais, que voarão disparados de um canhão numa evidente demonstração de que, definitivamente, não é essa a comida de que gosta. As meninas serão tão diretas em suas ações quanto os meninos. Talvez mais, se é que se pode esperar uma determinação tão forte numa senhorita tão delicada. Eu disse delicada? O metal de abril é o ferro e a pedra, o diamante, a substância mais dura que o homem conhece.

Cuidado com quedas e ferimentos na cabeça ou rosto. Ele tem propensão para acidentes. Se existe alguma coisa quente ou proibida à volta, pode apostar que a criança de Áries vai tocá-la impulsivamente. Achaque aprenderá a lição? Não. Ela procurará bater seu próprio recorde. Em geral, demonstra muita afeição. À medida que cresce e fica mais forte, começará a revelar o modelo de seu temperamento. Poderá reagir absurdamente quando contrariado, mas a raiva não dura muito tempo. Depois da explosão, lhe enviará um largo e brilhante sorriso. Dividirá seus brinquedos com espantosa generosidade com os companheiros, o cachorro do vizinho e o gato do beco. Contudo, essa generosidade acaba se um deles magoa seus sentimentos e interfere no que ele quer fazer ou lhe barra o caminho. Então, espere pelas bombas.

Os arianos podem adquirir cedo o hábito de negligenciar os trabalhos de casa e não adianta mostrar como exemplo o outro filho de Capricórnio, Câncer, Virgem ou Peixes, mais obediente do que ele. (Estou admitindo que você não tenha mais de um filho de Áries, não é muito freqüente os planetas fazerem isso com os pais.) Desafie-o. Diga-lhe que talvez ele seja mais atrasado, não tão inteligente quanto os outros, mas que você não se incomoda. Que o amará de qualquer modo. Meu Deus! Você verá com que rapidez o pó vai sair dos livros escolares, à medida que ele resolve provar que esta teoria é absurda, ridícula. Terá uma imaginação vívida. Será tão sonhador e sentimental quanto um livro de histórias, mas ao mesmo tempo saberá muito bem como ganhar o pão.

Se há coisa tão contraditória quanto um sonhador idealista e prático, é seu filho de Áries. Ele é tão ingênuo quanto impetuoso.Lembre-se de que seu coração é mole como manteiga e que, a despeito da aparência corajosa,oculta, no fundo, o medo de não ser amado. Se seus sonhos brilhantes forem rejeitado se seu entusiasmo arrefecido, correrá para casa em lágrimas. Quando isso acontecer, abrace-o com calor. Seu coração estará partido. Embora suas maneiras sejam dominadoras e impetuosas, é muito sensível e se magoa ao menor choque.

Durante toda sua vida cheia de ingenuidade e de esperançoso otimismo,ele receberá muitos desses choques. E precisa de mais proteção do que você pensa. Não espere que seu filho de Marte abandone a luta, por mais que caia. Se esperar que ele se queixe, vai ter muito que esperar. Não lhe dê ordens; peça para fazer as coisas com um sorriso e ele fará o impossível para lhe satisfazer. Jamais destrua sua confiança, tão importante quanto o ar que respira. Adorará histórias sobre heróis corajosos e brilhantes que conquistaram novos mundos, mas acredita também em duendes e fontes encantadas, e continuará a acreditar neles muito tempo. Se você conduzir seu filho de Marte com delicadeza e constante amor, ele crescerá com o maravilhoso poder de sonhar o sonho impossível – e torná-lo realidade.

Touro 21/04 a 20/05

Ponha seus bracinhos no suéter que Vovó fez – diz você com a voz cheia de ternura.

“Porque está fechando as mãozinhas?

– Deixe-me tentar – dirá seu marido

– Ok, rapaz, vamos enfiar estes braços nas mangas. Está me ouvindo? Mexa os braços!

Entra a enfermeira.

– Não se preocupem,  diz – Eles são sempre difíceis de vestir quando pequenos. Mas que bebê ótimo, não faz um ruído!

– Sim, ele é calminho, diz seu marido –mas cruza os braços tão apertados… Ele tem muita força.

– Acho que ele não quer botar o suéter, intervém você com o despertar de intuição maternal…

A enfermeira aproxima-se do seu tourinho com eficiência de profissional.

– Deixe que eu faço isto – E força passar o braço do bebê pela abertura do suéter.

De repente o rosto do seu filho fica arroxeado e ouve-se um grito que é mais um rugido. Seu bebê de Touro está apenas anunciando que não gosta de ser forçado. É um aviso. E será repetido. Os vizinhos ouvirão o mesmo som todas as vezes que você tentar obrigá-lo a fazer o que não quer. Haverá probleminhas como tentar meter o mingau numa boca que parece colada ou forçar um corpinho cor-de-rosa, que se transformou de repente em cimento rijo, a entrar na banheira. É… As mães de filhos de Touro têm músculos como os do Popeye, embora pareçam tão cadavéricas como a Olivia Palito. Porém, fora a teimosia, o bebê Touro é adorável de criar. Eles são extremamente amorosos e adoram ser abraçados, acarinhados. Em geral, parecem ser mais competentes do que os outros. São emocionalmente estáveis, raramente sujeitos a crises de impulsividade ou exibicionismo.

Não se perturbam com facilidade. Exceto quando forçados a fazer alguma coisa, são calmos e alegres. Há nele uma maturidade que falta nas outras crianças (exceto as de Capricórnio e Escorpião). A única maneira de abordá-lo é pelo amor. Jamais pela força Fale sempre com delicadeza e lógica. Ele fechará os olhos e ouvidos às ordens dadas aos gritos. É capaz de resistir a essas ordens até o dia do juízo. Mas nem por um minuto é capaz de resistir à afeição. As cores e os sons afetam profundamente seu temperamento e emoções.

É uma boa ideia dar a uma criança de touro lições de música o mais cedo possível e providenciar para que tenha bastante papel e lápis de cor. Desenhar é sua maneira favorita de se expressar. São aplicados na escola, aprendem com método e têm grande poder de concentração. Sua mente absorve devagar, porém jamais esquece o que aprendeu. Não raro são escolhidos como chefes das atividades do grupo devido ao seu amor pelo jogo limpo e pelo evidente bom senso e discernimento. Quando for mais crescido, não vai dirigir o carro do pai a toda a velocidade, nem acabarem cima de um poste. Ele pode comer a galinha assada que você estava guardando para o jantar, mas ficará a vontade em seu coração, quando for grande. Jamais esquecerá o aniversário de quem gosta.

Eduque seu tourinho ou sua novilhazinha num ambiente de conforto, numa atmosfera cheia de amor. Cerque-os de afeto em vez de uma cerca invisível de arame farpado. Não os irrite muito, e deixe-os viver o seu ritmo calmo. Encha-lhes os ouvidos de música e os olhos de beleza, e um dia eles encherão seu coração de paz.

Gêmeos – 21/05 a 20/06

 Se a cegonha deixou um bebê de Gêmeos na sua casa, ponha óleo nos patins e tire as teias de aranha do cérebro. Você vai precisar ser rápida e alerta nos primeiros vinte anos, e pode começar já,enquanto seu pacotinho de Mercúrio ainda está preso no berço.

Não demorará muito para ele aprender a andar e falar. Se você não estiver preparada para voar ao seu lado, sua criança de Gêmeos pode escapar por entre seus dedos como uma bolha de ar. Já segurou uma bolha de ar? Talvez seu conceito de matemática sofra uma alteração. Compreenderá o que quero dizer quando seu bebê começar a engatinhar. Acontecerá uma dúzia de vezes por dia: você será capaz de jurar que o viu agora mesmo com a mão dentro da batedeira elétrica na copa. Mas como? Ali está ele, na sala, mastigando as flores, feliz! Como pode estar em dois lugares ao mesmo tempo? É que seu rebento é governado por Mercúrio, o deus grego com asas nos pés…

Nunca aprovei aquela espécie de arreios que são vendidos às mães para porem em seus garotinhos quando saem. Fazem pensar que a mulher está andando com o cachorro. No entanto, aconselharia a mãe de uma criança de Gêmeos que compras se dois ou três deles, apenas para ficar segura. Mas lembre-se de que este é de um signo do ar, e o ar precisa de movimento. Providencie para que tenha muitos brinquedos e livros para ver quando estiver dentro do cercado.

Ele não vai ficar ali muito tempo! Mercúrio governa as cordas vocais, e quando seu pequeno Gêmeos resolver pôr em prática seus talentos nesse sentido, você se admirará de ver como é possível uma boca tão pequena fazer tanto barulho. Para eles é natural fazer duas coisas ao mesmo tempo. O que as pessoas sérias e equilibradas chamam de inquietação é, para Gêmeos, nada mais do que seu estado normal. Ame seu geminiano pelo que ele é –uma coisinha questionadora, cordial e precoce. Não se pode transformar um vaga-lume numa lesma. E essa mente de vaga-lume pode confundir você, mas é que ele está às voltas com milhares de fantasias, separando-as, decidindo quais jogar fora e quais guardar.

Eles têm prazer em se comunicar, repartindo seus conhecimentos. Em geral, têm uma habilidade notável para imitar os outros e desde cedo revelam grande senso de sátira. Vivem num mundo de faz-de-conta e realidade que se entrelaçam, e onde muitas vezes a verdade é representada como fantasia, e a fantasia como verdade. Ele pode dar a impressão de exagerar ou de contar mentiras,mas acontece que não pode deixar de dar um certo colorido quando conta um acontecimento,e não raro se convence de que ocorreu daquele modo. Em vez de fazê-lo sentir-se culpado por ter imaginação, deve lhe ensinara dizer sempre a verdade e escrever a história num papel.

Gêmeos não se satisfazem em realizar uma coisa de cada vez. É como se tivessem duas vidas para viver numa única existência, de modo que precisam absorver tudo o que podem, o mais depressa possível. O principal perigo reside na falta de paciência e na falta de vontade de persistir até que uma coisa seja totalmente aprendida. Talvez ele tenha uma inclinação para repetir, mas não permitirá que você o faça, o que é natural que irrite as pessoas.

Não é fácil atrair sua atenção, mas quando se consegue, se é recompensado pelo intenso interesse que demonstram.

Câncer – 21/06 a 21/07

O seu bebê de Câncer mudará de disposição com tanta freqüência quanto você lhe mudará as fraldas. Para a criança lunar este é um mundo novo, estranho.Ele ficará fascinado pelas coisas deliciosas que come e bebe, adorará os quadros que desfilam ante seus olhos perspicazes e os imprimirá em sua memória indelével.  Jamais esquece o que vive.  Quando seu filho de Câncer estiver velho, se lembrará de cada sentimento e emoção, e será capaz de reproduzi-los com exatidão. Do café até a hora de dormir, a mente inquieta do canceriano está registrando tudo que vê e ouve. É difícil acompanhá-la na ascensão da sua montanha lunar de sonhos ou seguir sua imaginação.

Eles têm mais emoções do que os de Peixes. Mais do que com quaisquer outras crianças,a influência mais forte sobre os cancerianos vem do ambiente original do lar. Eles dependem tremendamente das reações dos pais e irmãos. Talvez sejam muito tímidos para expressar seus verdadeiros desejos, mas secretamente querem ser atendidos, afagados e adorados. Se não conseguirem em atrair a atenção e a aprovação da família, amigos e parentes, a rejeição é capaz de abatê-los. Embora o jovem canceriano possa se transformar passageiramente num rebelde sem motivo na adolescência, é muito fácil de lidar nos primeiros anos.

Sua vida interior é muito real ele brinca sozinho horas a fio. Embora seja dócil e calmo, o signo de Câncer é fundamental da liderança. Apesar de suas emoções ternas e maneiras gentis,pensa com independência e bastante individualismo. Pode chorar poderosamente quando ignorado ou tratado com grosseria. Aliás, acriança da Lua pode chorar torrentes de lágrimas e inundar o quarto. Se com toda a inundação não conseguir a simpatia que precisa para suas emoções sadias, o pequeno canceriano será um adulto de olhos secos com um coração estéril, incapaz de dar e retribuir amor com facilidade e que procurará isolar-se, fazendo poucos amigos.

Quando se tem a seu cargo um Caranguejinho tão sensível assim,é realmente necessário rir e chorar com ele e acalmar seus temores. Ele os tem em grande quantidade! Esta criança exige muita empatia emocional para desenvolver suas boas qualidades criativas. Se lhe for negada atenção e compreensão, sua natural delicadeza pode decair para uma autopiedade e silenciosa amargura, que ele cultivará. Os Caranguejos cujo crescimento emocional foi reprimidos e tornam desconfiados. Nunca é demais enfatizar que estas crianças sensíveis são capazes de imaginar desatenções e uma rejeição que jamais existiu. É preciso cuidado especial para convencê-las de que são boas, inteligentes, bonitas, amadas e queridas. A grande dificuldade com uma criança da Lua é saber se deve ser firme e severo com ela ou muito submisso,levando-a a estragar-se. Nunca é fácil encontrar o meio- termo. A palavra-chave é descontrair. Em geral o amor encontra seu caminho.

Quando existe verdadeira mágoa, a criança canceriana típica fica quieta e não quer falar noque aconteceu. Há um velho provérbio chinês que diz: “Aquele que está realmente magoado… não fala”. Seu filho da Lua retornará muitas vezes a casa para rever velhas reminiscências. Por maior que seja o número de milhas que o separam do passado, onde quer que ele viva está sempre pronto a vir para o lar. Conserve o vidros de biscoitos cheio.

Leão 22/07 a 22/08

Lembra de quando você costumava brincar de Siga o Líder? Lembra do garoto que ficava sempre emburrado quando não era o líder? Se era o mesmo queemprestava dinheiro quandosua mesada tinha acabado, você teve um Leão na vizinhança. E ele é brilhante, feliz e alegre quando tudo corre à sua maneira. Quando não, surgem as nuvens de tempestade, ronca o trovão, e se segue uma retirada magoada e sorumbática. Mesmo que pareça um boca do prosa, o jovem Leão não deve ser posto de lado.

A suspensão de seu entusiasmo e vivacidade pode provocar cicatrizes profundas capazes de empalidecer o brilho do seu Sol por anos. Deve ser repreendidos com gentileza ejamais censurados na frente dos outros. É bom encorajar a sua liderança natural, mas é preciso ensina-lhes que todos devem ter sua vez, porque assim é a maneira justa. O termo “Sua majestade o bebê”  foi cunhado para um leonino. Eles começam cedo a dominar mãe e pai acomodados e todo o bando dos parentes com pouco esforço.

Acha fácil ser adorado. Será mais agitado do que a média dosgarotos, se arriscará mais e será mais ativo. Depois virão os períodos de lassidão leonina, quando ficará em torno da casa, cansadodemais para levantar um dedo, exceto para fazer um sinal para alguém servi-lo! Deixe-o só, e faça-o compreender que ninguémé seu criado. Uma criança de Leão estragada pode se tornar um tirano constante. Claro que não faz mal, de vez em quando, prestar-lhe um favor. Mas apenas um pouquinho de submissão aos caprichos do Leão já é muito, a não ser que você tenha necessidade de ser um camareiro do príncipe… Beijos e vara de marmelo têm que ser empregados ao mesmo tempo e com freqüência. Eles adoram explicar coisas aos outros. Quando querem, aprendem depressa. São inteligentes e preguiçosos. Preferem valersede sua personalidade brilhante e ganhar as boas graças com seus encantos.

Talvez seja necessário obrigá-los a desenvolver bons hábitos de estudo. Por outro lado, forçá-los é perder tempo. A melhor maneira de elevar as notas de uma criança de Leão é apelar para sua vaidade. Quando tira boas notas, cumprimente-a batendo-lhe forte nas costas, de modo que ela sinta. Tapinhas leves não servem. Por maiores que sejam os elogios que você faça, o Leão quer sempre mais.

Prepare-se para uma adolescência turbulenta, pois seu Leão terá altos e baixos emocionaiscentenas de vezes por dia. Todas ascrianças de Leão gostam de ir a festas. Dêlhesliberdade ou elas simplesmente atomarão. Ordens dadas em tom rude destroem o orgulho e a dignidade delas. Se você encorajar o ego de filho, dizendo-lhe sinceramente saber do que ele é capaz, ele se orgulhará de ser forte por você. Não é fácil educar uma criança de agosto. Haverá momentos em que você achará que seu Leão jamais será domado. Mas ele pode ser, se você se lembrar de que precisa de uma disciplina contínua e gentil. O amor e o afeto são as duas chaves mágicas que abrirão seu coração de ouro. Não são os Leões que foram adorados quando crianças que se transformaram em adultos infelizes. São os que foram emocionalmente negligenciados. Lembre-se que ele aspira ser muito corajoso, mas que secretamente teme não ser. Abrace-o apertadamente todas as noitese ame-o de todo o seu coração.

Virgem – 23/08 a 23/09

O bebê virginiano é vivo e rápido, e ao mesmo tempo mais tranqüilo e pacífico do que as outras crianças.Pais&Filhos • janeiro 2004Não insista em dar um purê de maçã ao seu pequeno de Virgem quando ele quer pêssegos, ou terá que sustentar um longo cerco. No fim, o cadeirão acabará cheio depurê e o bebê, se não quiser, não terá umpingo sequer em seu estômago, embora sorriatão encantadoramente quanto desvia firmementea cabeça para o lado. Ele pode surpreendê-la preferindo o espinafre ao sorvete.A cuidadosa escolha do alimento se revela no virginiano desde muito cedo.

Pondo de lado o fato de serem exigentes e complicados para comer, criar um filhode Virgem é uma experiência agradável, com alguns conflitos e caprichos. Mesmo muito pequenas, são crianças inclinadas a ser arrumadas e a guardar seus brinquedos. É provável que fale cedo e fluentemente, exceto na frente de estranhos. Na escola, se torna o querido do professor, pois é o mais fácil de disciplinar. É um prazer ensinar uma criança típica de Virgem. No entanto, devem-se poupar as críticas. Se for demasiado censurada por um erro cometido, se aborrecerá podendo até mesmo ficar doente.

Se cometeram um erro, os virginianos só precisam ser advertidos uma vez, e discretamente: terão tanta preocupação em corrigi-lo quanto o professor, talvez mais. São eficientes, sérios, dignos de confiança,mas bastante sensíveis para se amuarem se importunados pelos colegas mais extrovertidos. Haverá ocasiões em que a professora ficará embaraçada quando disser algo errado (professores são humanos) e o pequeno virginiano, normalmente quieto, levantar a mão para apontar o erro em termos firmes. Elesquerem saber os porquês e os fatos. Raramentediscutirão a autoridade, mas o conhecimento.Precisam de muitos brinquedos educativose desde cedo deve-se ler muito para eles.

Se tornarão os mais infelizes desajustados como adultos se não tiverem recebido uma educação completa. Se queixarão sesuas coisas forem mudadas de lugarou sua intimidade devassada. Eles fazem determinadas coisas em determinadas horas, e se seu programa pessoal for alterado, eles também serão. Pode ser perigoso pedir-lhes uma opinião franca; no mais, será agradavelmente polido com as visitas. Cedo desejará ter o próprio quarto. Demonstrará um excelente senso de responsabilidade muito antes das outras crianças e se compadecerá das dores de cabeça da mãe e dos problemas financeirosdo pai.

Ele se esforçará por tirarboas notas na escola, ajudará voluntariamente em casa e administrará cuidados amentesua mesada. Ouça-o quando falar. Ele tem uma sabedoria acima da sua idade. Mas lembre-se deque sua imaginação precisa de um impulso forte e muito espaço para crescer. Não se preocupe em mimá-lo. A criança de Virgem é feita de material mais resistente que isso. Proporcione-lhe todos os sonhos encantados que possa reunir no coração. Esses momentos felizes de fantasia vão assegurar-lhe um equilíbrio emocional muito necessário quando crescer. Trate de fazer comque tenha uma estrela secreta que desejealcançar. As lembranças dos devaneiosmágicos o impedirão de se sentir isolado ehaverá muitas ocasiões de solidão no futuro.Ao contrário das outras crianças, o virginianopode não se entusiasmar muito pelashistórias de fadas e de faz-de-conta. É um realista. Talvez por causa disso precise delas mais do que tudo.

Libra 23/9 a 22/10

Meu Deus, que bebê lindo! Os pais dos bebês de outubro ouvem esta frase tantas vezes, que devemos perdoar-lhes se ficarem todo prosas. O pequeno libriano parece um anjo saído das páginas de um livro de bebês. Com sua suave expressão de Vênus, é um encanto. Raramente atira longe as cobertas, gritando. É bem-educado demais para essas demonstrações.Tão bonitinho e um demoninho, você logo vai descobrir. Pode ser quando ele estiver à mesa, metendo vagarosamente a colher ora num ora noutro prato. No da direita está seu ovo amassado, feito como ele gosta. No da esquerda, mingau com calda, como ele gosta. Ambos estão esfriando e ele não comeu. Não está com fome? Está morrendo de fome! Está com febre? Não. Zangado? Absolutamente. Então, porque não come? É que ele não é capaz de resolver o que comer primeiro! É melhor esquecer. Amanhã, dê-lhe uma coisa de cada vez. Você vai se espantar como ele toma toda a refeição em dez minutos e vai aprender a lição mais importante para educar uma criança de Libra: jamais lhe dê a oportunidade de escolher.

Ela odeia tomar uma decisão. Só há uma coisa que eles detestammais do que tomar uma decisão, é fazê-lorapidamente. Não o apresse. Seu filho libriano não é teimoso. Isso não é justo. Ele pode parecer obstinado, mas está apenas reagindo de maneira tipicamente libriana ao trauma emocional de ser apressado durante seu cuidadoso momento de decisão. Ele realmente gostaria de lhe agradar, mas só pode ser eficiente quando há harmonia no som, na cor e no pensamentodo seu mundo. A tensão o deixará ficar deformado, como um quadro torto na parede. Ajudará conhecer o motivo que se oculta por trás da hesitação de seu filho de Libra. Ele nasce com mente que busca a verdade. Tem bom coração, e quer ser justo. Teme fazer um julgamento errado. Ele detesta ferir seus sentimentos, mas sua natureza o obriga a buscar aquela resposta equilibrada antes de se meter em qualquer coisa. Pense positivo. Seu libriano pode levar tanto tempo para resolver se vai desenhar na parede da sala, que você o pegará antes de se consumar o desastre.

Todos os tons de azul e cores claras o acalmarão, e isso realmente funciona. Toque música suave quando quiser que ele coma, se vista, ou apanhe os brinquedos. Se os sons e cores que cercam a criança de Libra forem discordantes, suas ações também serão. Obrigá-lo a ser testemunha de qualquer tipo de violência pode destruir para sempre algo muito profundo nele.

Libra precisa de paz, calma e repouso em grandes doses. Se educados com equilíbrio, são brilhantes e lógicos, adoram o debate e têm grande curiosidade, o que o torna ótimas estudantes. Contudo, uma vez que comecem a aprender as coisas, você e os professores ficarão submetidos a constantes discussões. Jamais faça uma simples afirmação. Apresente-lhes sempre os dois lados da questão, ou eles acharão que você está sendo injusto. A criança de Libra não gosta de ver os adultos bisbilhotarem. Para ela, uma confidência é sagrada. Jamais invada sua intimidade. Ela não invadirá a sua. A maioria desses meninos e meninas detesta tanto as confusões e uma casa desmazelada, que ajudará a mantê-la arrumada. Lembre-se de que eles buscam harmonia; e para eles, paz, beleza e conforto são iguais à harmonia.

Escorpião – 23/10 a 21/11

Mesmo o mais miúdo dos Escorpiões tem uma compleição muito robusta. Eles foram feitos assim para combinar com sua extraordinária força de vontade.

As crianças de Escorpião gostam de uma luta e de vencê-la. Fazer acordos não é uma de sua virtudes. Mesmo que finjam aceitá-los, estão apenas dando um tempo até que a luta seja reiniciada noutra frente, onde levem vantagem. Assim que você souber que a cegonha vai chegar em novembro, compre logo um cercado grande e forte. Você vai precisar!

Depois que o bebê chegar, você pode entrar no cercado e lá dentro ler um livro ou almoçar em segurança, protegida pela grade. Talvez a vendedora a olhe espantada quando você se deitar sobre a almofada de plástico para ver se lhe serve, mas não ligue para ela. Se você não puder suportar o olhar de um estranho, como vai enfrentar os olhos de seu próprio filho sem pestanejar? O bebê de Escorpião fixará em você seu olhar firme, assim que puder ver distintamente as pessoas, e você será hipnotizada para atender a todos os caprichos dele. É melhor que comece a se fortalecer contra a magia negra dele agora mesmo. Olhe impassível para a vendedora. Se seu jeito parece estranho, ela não tem nada com isso. Você é o cliente. Portanto, quem manda. Com pequenas alterações, essa é a atitude que tem de tomar com seu Escorpião.

A casa é sua. Você é a mãe.Portanto, quem manda. E, ao dizer isso, fixe o olhar nele. Ele precisa de disciplina constante e firme. Você tem que lhe ensinar a ter consideração pelos mais fracos, a respeitar a autoridade e a perdoar. À medida que for treinando o ótimo caráter dele, ficará impressionada com sua inteligência e personalidade magnética. E ele só aprenderá com alguém que julgar mais forte do que ele. Ele tem seus pequenos segredos e você não deve tentar arrancá-los.

Dê-lhe uma caixa com chave onde possa guardar suas coisas ou uma gaveta só dele. O Escorpiãoocultará seus próprios pensamentos, mas é impossível esconder alguma coisa dele: descobrirão todos os segredos da família. Possuem uma capacidade milagrosa para suportar dor. Aguentam, sem lágrimas nem anestesia, os pontos necessários para costurar um corte eventual. Seu pequeno Escorpião tem uma sabedoria superior à sua idade. Sua compreensão instintiva é uma verdadeira bênção: quando a mãe está doente pode receber uma carícia inesperada, silenciosa e terna de um Escorpiãozinho que de algum modo percebeu sua tristeza. São ilimitadamente leais aos amigos e aos entes queridos. Mas se um companheiro quebra deliberadamente seu cavalinho, ele pode quebrar o patinete, o carro de bombeirose o quadro-negro do ofensor – e ainda lhedar um soco no nariz, só para que ele saiba que pisou na cauda de um escorpião.

Seja-lhe leal e jamais quebre uma promessa ou falte com a sua palavra. Venha a ser o que for, será o melhor no que escolheu. É bastante decidido para conseguir o que quer e tem força para segurar o que obteve. Mas não deixe que sua autoconfiança impeça que ele receba seu apoio. Acompanhe-o enquanto ele precisar de você, e depois deixe-o sozinho. Ele regressará são e salvo com qualquer que seja o prêmio que busca. Plutão lhe dá uma grande coragem, força e inteligência, mas compete a você dar-lhe o que ele mais precisa: um exemplo diário decomo amar… e ser amado.

Sagitário 22/11 a 21/12

Os sagitaria nos são palhaços em miniatura, felizes, que riem com lágrimas nos olhos quando são repelidos. Até os bebês mostram suas disposições sociais e o desejo de camaradagem. O bebê de Júpiter berra quando o deixam sozinho, mas leve o berço para a sala onde os adultos estão conversando e ele dormirá contente, ouvindo o som quente e reconfortante das vozes humanas. Seus sonhos serão mais doces por ele se achar envolvido pelo ambiente familiar, com gente encantadora e feliz. Mais tarde ele pode crescer afastado dos laços familiares, mas pequeno, precisa de segurança, do cheiro, dos sons e da vista das pessoas. Se for negado esse contato ao garotinho de Sagitário, ele adotará um substituto, como o cobertor sujo e rasgado. Pode ser um travesseiro ou um ursinho de brinquedo, que representam uma segurança. Ele preferiria muito mais que fosse você. São informais quando garotos, e jamais crescem.

Começa com a sinceridade. Uma sinceridade nua e crua. Sua autoridade é um belo jogo para a investigação curiosa e francada criança de Sagitário. Ele cederá de boa vontade se estiver convencidode que há lógica no que você está ordenando. Se for justo e procurar ser tão honesto quanto ele, aprenderáa respeitar suas regras. Sua curiosidade jamais tem fim. O dia começa com uma pergunta e eles dormem com outra nos lábios. A maioria das perguntas visa a hipocrisia, a presunção ou a inequívoca fraude dos adultos. Mais tarde quando forem mais crescidos, a perguntaserá: “por que tenho que chegar determinadahora se você diz que confia em mim?” (e você pode confiar nele!). “O que importa o que os outros pensam?” É melhor você ir treinando uma resposta para dar enquanto ele ainda está de fraldas. Ele é uma criança muito desajeitada.

Conserve o armário dos remédios sempre bem provido de band-aids. Os pequeninossagitarianos pisam em seus pés e se metemno caminho do aspirador de pó e de todos os seus objetos. Você pode ter constantemente um dedo do pé ou o ego machucados. Mas isso não é nada comparado com o machucado que talvez um dia você tenha no coração quando o menino ou menina de Júpiter pisar em nele com firmeza. A grande necessidade que eles têm de liberdade inclui a libertação dos laços familiares, e esses filhos fazem isso extraordinariamente cedo, muitas vezes negligenciando telefonar ou escrever durante longos períodos.

Ensine a essas crianças a ser econômicas. Devem aprender que quando gastarem a mesada, está gasto. As várias facetas de sua inteligência e sua grande curiosidade farão com que o aprendizado se transforme num jogo fascinante, se seu vivo interesse não for abafado por uma rotina muito dura e insípida, regulamentos severos e hábitos de estudo muito rígidos. Quanto mais progride a educação, melhor e mais felizes se sentem essas crianças.

Elas são agitadas, e obrigá-las a ficar constantemente quietas, ou reprimir sua fantasiosa imaginação, pode desestimulá-las, às vezes, para sempre. Um sagitariano sem uma causa para defender é como um cão sem osso para roer. A luta pelas causas desenvolve sua força. Ele mantém os olhos tão fixos nas estrelas que é capaz de levar alguns tombos enquanto anda, sem reparar nas pedras do caminho. É uma criatura honesta. Dê-lhe bastante espaço para praticar com seu arco. Ele precisa sentir a grama em seus pés nus, a chuva batendo em seu rosto e cozinhar seus sonhos ao forte calor do sol, até eles ficarem bem tostados. Ali está ele, acenando para você com o coração jovem e cheio de otimismo. Retribua-lhe com uma cordial confiança.

Capricórnio – 22/12 a 20/01

Se você é uma daquelas pessoas que as mães detestam, porque acha que todos os recém-nascidos parecem velhinhos e velhinhas engelhados, guarde essa descrição para um bebê de Capricórnio, pois será menor a resistência. Pequenos capricornianos parecem velhos quando jovens, e jovens quando velhos. Aquele rostinho enrugado no berço se mostrará um dia liso e sem nenhum vinco, quando os outros já estiverem murchando. Desde bebê, seu filho retraído fará com que você se sinta constrangida com a estranha maturidade dele.

Você lhe dirá carinhosamente: “O bebezinho té uma balinha, té?” e ele a olhará sério, como se estivesse avaliando o quanto você é boba. Não serão precisos muitos desses olhares para que os pais, envergonhados, deixem de falar tatibitate. Eles são firmes e positivos quanto aos seus gostos, mas não fazem um escarcéu para expressá-los.Você pode sentir-se intimidada pelo seu capricórnio, mas não será capaz de determinar o motivo exato. Falemos a verdade: é como se você fosse a filha e não a mãe. Essa não é uma criança que renuncie ao que realmente deseja. Engatinhando, avança deliberadamente para onde quer. Dá a impressão de que planejou tudo enquanto você mudava a fralda.

À medida que cresce, vai fazendo da vida uma rotina. Guardará os brinquedos num lugar certo e ficará abalado se você mudar seu sistema. Preferem ir a um piquenique com os pais ou sentar-se em casa ouvindo a conversa dos adultos do que correr na rua com um grupo de crianças de sua idade. Dificilmente fará parte de uma “turma” de crianças. Talvez tenha uns poucos companheiros mais chegados e um amigo especial com quem partilha seus segredos. Raramente a escola representará um problema.

O normal é ser excepcionalmente responsável:entra em casa e se põe a fazer as lições. Não terá nenhum prazer em brincar antes de cumprir seus deveres. Devem ser estimulado a brincar ao ar livre. Apesar de não procure com entusiasmo o sol e o ar puro, isso lhes faz bem: limpa suas mentes das teiazinhas de aranha saturninas. Aparentemente mais lento que os outros, supostamente pouco sociável e a ovelha negra, calma porém inevitavelmente ele acabará numa posição de liderança, quando os extrovertidos perceberem que é a ele que podem confiar suas responsabilidades.

É uma bênção ser pai ou mãe de uma criança de janeiro. É como receber um presente dos deuses. A não ser que seja pressionado demais, quando pode dizer algo rude e doloroso, é tão doce quanto a bala que detesta. Se você está com pouco dinheiro para o aluguel, sempre pode tomar emprestado umas notas no gordo cofrinho dele. Ele se agarrará a casa e à família com sincero devotamento e raramente você terá de ficar pensando onde é que ele está. Na maior parte das vezes estará ao seu lado, desfrutando de cada minuto. Tem seus próprios sonhos brilhantes, sólidos e práticos. Não se importe se desdenhar da Bela Adormecida. Quando você já estiver velha, sentindo-se ignorada pela geração mais jovem, seu filho de Capricórnio terá um respeito sincero pela sua sabedoria.

Animadamente ele a convidará para morar com ele. É como se o seu bebê de Capricórnio estivesse dizendo, desta vez para valer. “Muito bem, agora eu vou ser a sua mãe (ou o pai), e você o meu bebê. Você cuidou de mim com todo o amor. Agora sou eu quem cuida de você”. Nisso não reside nenhum faz-de-conta, porém Hans Christian Andersen jamais escreveu um final tão feliz.

Aquário – 21/01 a 19/02

Esta criança é feita de matéria prima de Urano, e vai fazer com que você a busque no futuro. Seus processos mentais serão tão rápidos quanto relâmpagos.  Toda mãe e pai acha seu filho especial, diferente e único comparado aos outros. Mas é um verdadeiro absurdo! Muitos pais de aquarianos ficam imaginando, confusos, se devem enviá-lo para uma fazenda, onde não assustará os vizinhos, ou se espalham que talvez um dia ele ganhe o Prêmio Nobel. Que caminho tomar? É um problema. O Nobel não é impossível, mas meu conselho é que ele passe alguns verões na fazenda, em observação. Observe.

Não há regras fixas para os aquarianos. Muitos só se soltam depois de atingirem a juventude dos cinquenta anos. A espera acaba com os nervos. Eles podem ser calmos e dóceis na superfície mas um vento pode, de repente, virá-los de cabeça para baixo. Imprevisível, porém agradável e divertida, a criança de fevereiro é uma hélice em movimento. Usei dessa analogia porque os aquarianos governam o que voa, os aviões. Não é fácil dirigi-los ou orientá-los. Eles não têm ideia de onde vão mas, decididamente, sabem como chegar até lá. Criar e instruir essas “maravilhas” pode ser uma grande responsabilidade. Espere que seu filho de Aquário tenha um sonho e agarre-o depressa. Eles nunca são bebês. Já nascem de meia-idade. No entanto, muitos passam pelo estágio dos primeiros passos e durante esse período pode ser difícil andar pelo quarteirão sem sofrer um acidente.

Em sua nuvem particular, pode disparar pela rua e ir direto de encontro a um poste ou a uma caixa de correio. A distração dos aquarianos é causa de tornozelos torcidos, ossos quebrados e da irados professores. Você vai se debater entre o orgulho, quando a escola informa que ele é um gênio em botão, e vergonha, ao receber um bilhete dizendo: “Ele não presta atenção nas aulas. Passa o dia olhando pela janela”. Repreensão resulta apenas num encolher de ombros de tédio. Por que todo esse barulho? Que escola quadrada! Eles que estão certos. Mas talvez ainda não seja século apropriado para provar isso. Quase todas as crianças aquarianas estavam atrás da porta da sala de parto quando a memória passou. É frequente que esqueçam seus endereços. Esquecerem-se do último nome é desagradável, mas possível. Esquecerem a que horas devem voltar para casa é normal. Seu brilhante garoto de Urano precisa aprender a importância de organizar seus pensamentos numa ordem lógica. Mentalmente, são demônios de velocidade. Mas o corpo pode ser um pouco mais lento. Se você deixar, ele pode tomar o caminho do menor esforço. Ensine-lheque assim estará apenas se enganando.

Quase sempre são capazes de prescrutar as almas dos outros e de ouvir pensamentos que ainda não foram expressos, o que é capaz de perturbá-los. É melhor estimular a tranquilidade, a harmonia, a concentração e a memória.Têm multidões de amigos. Fazem-nos pelo menos à razão de dez por dia. Poucos destes jovens são meninos e meninas loucos pelo sexo oposto. É mais provável que sejam apenas loucos de um modo geral, principalmente quando começarem a usar aquelas fantásticas roupas e a se pentearem de modo estranho. Pode ser nessa hora que surja o seu amor oculto pela poesia, que deve ser encorajado.

Seu pequeno uraniano traz sapos nos bolsos e estrelas nos olhos, mas é muito especial. É um humanitário. Ama as pessoas. Isso é raro. À medida que a sociedade caminha para a era de Aquário, a sabedoria sem preconceitos dos aquarianos vai nos liderando. As crianças aquarianas foram escolhida pelo destino para cumprirem a promessa do futuro.

Peixes – 20/02 a 20/03

Todo mundo sabe que a maioria dos bebês chegou naquela comprida fralda do bico da cegonha ou foi trazida para o hospital na maleta do médico. Não o seu pacotinho de peixes. Ele veio diretamente da terra das fadas, agarrado num raio de luar. Se você olhar de perto ainda poderá ver o reflexo dos elfos e a magia das árvores dos desejos em seus olhinhos sonhadores. Talvez até um traço da poeira das estrelas atrás de sua orelha. Quando ele chegar na sala de parto, suas asas podem ter desaparecido, mas provavelmente ainda haverá uma pequena saliência onde elas se implantavam.

Mas você não poderá lhe moldar na forma que lhe aprouver. Ele agirá como quiser, tão certamente quanto o bebê berrador de Áries, o exigente bebê de Leão ou obstinado e rijo bebê de Touro. A diferença é que fará isso com um encanto de matar, afogando você em oceanos de sorrisos e outros meios sedutores. Assim que a tinta secar na certidão de nascimento, inscreva seu Peixe para o principal papel da futura produção de Peter Pan ou Alice no País das Maravilhas. Esses serão seus papéis preferidos e nem precisarão do palco para representá-los soberbamente. Ainda os estarão estrelando com 80 anos.

Os pais que dizem “quem me dera que ele ficasse sempre bebê!”, terão seu desejo satisfeito se o filho que for de Peixes. Haverá neles sempre um quê infantil, sonhador e de faz-de-conta que o embeberá de mistério e irrealidade por toda a eternidade. Cedo revelará a preferência para viver num mundo de fantasia. Rotinas e horários são seus inimigos e ele usará toda sua imaginação para evitá-los. Bebês que dormem de dia e passam a noite acordados são de Netuno. Querem comer quando tem fome, dormir quando cansado e brincar a hora que for.

A criança de Peixes exige boa quantidade de atenção e consideração. Tem que ser notada e encorajada, pois é incerta quanto as suas habilidades. Dê-lhe tanto encorajamento quanto precisar. Ela também vai requerer seus momentos de retiro. Quando for envolvida por essas crises temperamentais de solidão, deixe-a. Sua mente está a anos luz de distância e você não pode segui-la. Se disser que estava num disco voador comum marciano, acredite. Pode ser. Você vai lutar com seus métodos ímpares de aprendizagem e rotina da escola. Ele simplesmente recusará adaptar-se a um padrão que não é o dele. Não o repreenda demais. O sistema educacional ainda não se afinou com a sabedoria de Netuno. Muitos são artistas e adoram música, dança e livros. Talvez revelem uma certa falta de responsabilidade. É que as crianças de Peixes seguem suas próprias regras. São sensíveis e uma atitude rude os magoa. Precisam de toda sua piedade ou se refugiarão num desespero silencioso e melancólico. Pode ter dificuldade em se conformar com as exigências sociais que reprimem sua individualidade. Porém seus pais vão aprender com ele o valor da compaixão, da compreensão, da tolerância, da imaginação e da delicadeza. Tudo depende do tipo de diploma que você quer da vida.

Seu pequeno Peixe precisa de um manto que o proteja contra os ventos frios que hão de vir. Teça-o você mesma com fios brilhantes, alegres e fortes. Procure compreender sua maneira netuniana. Oriente-o terna e sabiamente,e quando ele for bastante alto, talvez se lance a pegar uma de suas estrelas prateadas a fim de trazê-la para casa e dá-la a você. Então você se sentirá feliz por não ter rido dos sonhos dele. É melhor preparar desde já um lugar no aparador para colocá-la.

Pais perguntam aos astros

A astróloga Marcia Pugliesi comentou alguns aspectos astrológicos que costumam ser indagação de pais.

Se o bebê nasce no último dia de um signo ou no primeiro dia do outro, tem algo do signo que começa ou acaba de terminar?

Em princípio, não. A pessoa tem o signo solar correspondente ao dia e horário em que nasceu.“O que acontece é que se esse horário for bem perto da mudança de signo, em alguns anos a entrada do signo pode sofrer certa flutuação,influência que aparecerá no mapa.

Se uma criança nasce de cesárea ou de 7 meses, isso deve ser levado em consideração na hora de fazer o mapa astral?

Não. Para a astrologia importa o momento do nascimento. “Considera-se que o espírito sabe seu momento de nascer, mesmo numa cesárea marcada. Por isso, dentro dessa perspectiva, há como controlar os eventos, o que poderia ser o intuitode um estudo astrológico prévio para se marcar uma cesárea. “As coisas acontecem conforme devem acontecer – estamos sempre sujeitos a uma bolsa que se rompe dias antes ou a um atraso do médico.

Do ponto de vista da astrologia, duas crianças que nascem no mesmo horário são idênticas?

Não. Embora tenham o mesmo mapa e tenham traços semelhantes, cada indivíduo é único. Pode-se tanto trabalhar positivamente como negativamente um aspecto, desenvolvendo diferentemente suas potencialidades.

E os gêmeos, são astrologicamente idênticos?

 Os minutos que separam o nascimento de dois gêmeos são muito significativos. Há movimentos muito rápidos dos astros, como o da Lua, e um pequeno intervalo já representa uma mudança importante no mapa.