Bebês

O que servir para o bebê de 9 a 12 meses

Alimentos picados ou amassados podem ajudar no desenvolvimento da mastigação do seu bebê dos 9 aos 12 meses. Veja alguns superalimentos

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Em seu livro Superfoods for Babies and Children (sem tradução para o português), a autora Annabel Karmel explica quais são os alimentos mais indicados para oferecer aos bebês com idade entre 9 e 12 meses, e os seus benefícios.

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Espinafre – Essa verdura, rica em clorofila, ajuda a prevenir e tratar anemia, além de ser uma ótima fonte de betacaroteno e vitamina C. Para não desperdiçar nenhum de seus nutrientes, procure cozinhar por pouco tempo. Apesar de estar presente na opinião popular – e do personagem de desenho animado, Popeye – o espinafre não tem tanto ferro assim.

Brócolis – É considerado um dos vegetais mais saudáveis, pois seus fitoquímicos (compostos químicos produzidos pelas plantas) possuem betacaroteno e vitamina C. Para manter intactos os nutrientes, o seu preparo deve ser feito no vapor, já que fervê-lo reduz os seus benefícios. Quando consumido três vezes por semana, acredita-se que pode reduzir o risco de complicações cancerígenas. Isso acontece porque o brócolis contêm glucosinolatos, que desencadeiam a produção de enzimas que combatem essa doença. Uma dica importante: quanto mais escura a coloração da flor, maior a quantidade de antioxidantes.

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Cenouras – São mais nutritivas quando cozidas, ao contrário de outros vegetais. Cozinhar quebra as células dessa raiz, e desta forma, os antioxidantes e outros nutrientes são melhores absorvidos. Essa verdura possui grande quantidade de caroteno, um antioxidante que dá às cenouras a sua cor alaranjada.

Tomate – Contém licopeno (responsável pela cor avermelhada) e é um poderoso aliado na prevenção do câncer e complicações cardíacas, principalmente para os homens que possuem altos níveis em suas reservas de gorduras. O tomate também é rico em potássio, que ajuda a manter o sangue saudável e ajuda a compensar os efeitos negativos da ingestão de sal.

Abacate –   Considerado, por vezes, um vegetal, esse fruto contém mais nutrientes do que qualquer outro. O fruto possui um maior teor de proteína e gordura monoinsaturada, o tipo “bom”, que ajuda na prevenção de doenças cardíacas. Com o seu alto teor calórico, torna-se um ótimo alimento para crianças em fase de crescimento.

Abóbora – Rica em betacaroteno, a forma vegetal da vitamina A, ajuda a proteger contra o câncer e estimula o sistema imunológico do seu filho.

Ovos – Excelentes fontes de proteína, zinco, e vitaminas A, D, E e B12. Não se preocupe com o colesterol alto, a longo prazo, a ingestão desse alimento tem muito pouco efeito no organismo. Alguns pediatras não recomendam o consumo de ovos antes de um ano de idade, melhor consultar o seu.