Bebês

Mães devem deixar os bebês chorarem à noite

Estudo mostra que deixar os filhos chorando ajuda que eles aprendam a se acalmar

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

03/01/2012

Quando seu bebê chora durante a noite qual sua reação: deixá-lo chorando ou correr para consolá-lo? A resposta que parece ser óbvia para muitos pais, na verdade divide opiniões. Agora, um especialista em desenvolvimento pretende resolver a questão de uma vez por todas! Segundo informou o tabloide britânico Daily Mail, o professor Marsha Weinraub, especialista em relacionamentos entre pais e filhos da Universidade Temple, na Filadélfia, diz que para a maioria das crianças o melhor é que os pais as deixem chorando um pouco para que elas mesmas possam se acalmar.

“O melhor conselho é colocaras criançaspara a cama em um horário regular, todas as noites, que lhes permita adormecer por conta própria e resistir ao desejo de responder de imediato para despertar”, afirma o professor.

Anúncio

FECHAR

De acordo com o especialista, a maioria dos bebês de seis meses dorme a noite inteira, acordando suas mães uma vez por semana, aproximadamente. Mas, nem todas as crianças seguem este padrão de desenvolvimento. O estudo analisou os despertares noturnos de 1.200 crianças entre seis e 36 meses e os resultados revelaram dois grupos: Os sonolentos e os sonolentos com transição.

Com seis meses de idade, 66% dos bebês – os chamados sonolentos – nao despertam, ou acordam apenas uma vez por semana. Já no outro grupo, 33% das crianças acordaram sete noites por semana, durante seis meses.

O professor aconselha que se as famílias estiverem vendo que os problemas de sono persistem após 18 meses, devem procurar aconselhamento do pediatra. Mas ressalta que é importante deixar os bebês aprenderem a adormecer por conta própria.

Pais&Filhos TV