Bebês

Mãe de 38 anos engravida de trigêmeos naturalmente: “Foi um susto muito grande”

Aline Castro Alves/ FHEMIG

Publicado em 01/06/2023, às 13h45 - Atualizado em 05/06/2023, às 09h04 por Sophia Dolores


Compartilhe:


Gustavo, Antônio e Isadora, trigêmeos nascem saudáveis em Minas Gerais. (Foto: Aline Castro Alves/ FHEMIG)

Érika da Silva Elisio deu à luz três bebês saudáveis na última segunda-feira, 29 de maio. O caso aconteceu em Belo Horizonte, e foi considerado uma surpresa tanto para a mãe, quanto para os médicos da Maternidade Odete Valadares.

Isso porque foi um acontecimento duplamente raro: a mãe de quase 40 anos teve uma gestação completamente natural. Devido à complexidade da situação, o parto contou com uma equipe multiprofissional, composta por anestesistas, obstetras, ginecologistas, pediatras, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Érika com seu filho, Gustavo, depois do parto de trigêmeos. (Foto: Aline Castro Alves/ FHEMIG)

Érika, que já é mãe de João Lucas, de 12 anos, conta que depois de descobrir sobre a gravidez, seu marido, Marcos Nogueira Vinícius de Souza, não conseguia parar de rir. “Foi um susto muito grande quando descobrimos. Meu marido teve uma crise de riso. Porém, com o tempo e muito apoio familiar, o amor transbordou”, disse Érika em entrevista ao site Só Notícia Boa

O parto de três

Gustavo, Antônio e Isadora estavam em placentas e bolsas amnióticas (estruturas que envolvem o feto) separadas. Gustavo é o mais velho, chegou ao mundo com 1,774 quilo, seguido por Isadora, com 1,746 quilo, e Antônio, o caçula da família, com 1,974 quilo.

Bebês nascem de forma natural e saudável após gestação de risco. (Foto: Aline Castro Alves/ FHEMIG)

Por ser uma gravidez de alto risco de morbidade materna e mortalidade perinatal, é necessário maior acompanhamento da mãe e dos bebês, por isso cada passo da gestação foi monitorado pela equipe médica da maternidade onde as crianças nasceram. Foram feitos centenas de exames de ultrassonografia, assim como consultas pré-natais.

A mãe, Érika da Silva Elisio, grávida de seus filhos. (Foto: Reprodução/ FHEMIG)

“No entanto, de forma geral, correu tudo tranquilamente com a Érika e os bebês. Ela seguiu todas as nossas orientações e não tivemos grandes intercorrências”, disse a médica da família.

Mulher dá à luz a trigêmeos saudáveis (Foto: Reprodução Shutterstock)

Não tem a ver com idade

Um estudo recente da Universidade do Sul da Califórnia descobriu que dar à luz depois dos 35 anos melhora as habilidades mentais da mãe. Os pesquisadores acreditam que isso se deve ao incremento de hormônios – estrogênios e progesterona – produzidos durante a gravidez, que atuam de forma positiva na química do cérebro e têm maior efeito quanto mais velha for a mãe.

Érika, que já passou dos 35, conta que ficou apreensiva ao receber a notícia dos trigêmeos. “Fiquei muito ansiosa, pensando no espaço que temos em casa e na nossa situação, já que somos autônomos. Cabelereira autônoma, Érika vai parar de trabalhar para dar conta dos trigêmeos e de seu filho mais velho, João Lucas – ela também vai contar com o apoio da mãe, das irmãs e de vizinhas. O marido, Marcos Vinícius, também é autônomo e trabalha como vendedor e cuidados de idosos.

Dar à luz depois dos 35 anos melhora as habilidades mentais da mãe (Foto: Freepik)

O sonho da maternidade pode vir em dobro para muitas mulheres – ou em triplo, e se também for o caso, pode vir tardio. Mas nem sempre ele vem de forma natural, como aconteceu com Érika. “Como já passei pela experiência de ter um bebê, sei que não será fácil, mas o amor é tão grande que compensa todas as dificuldades que possamos passar”. A vida dos bebês trouxe um triplo brilho à família de Érika.

Engravidar de gêmeos de forma natural também é possível após os 30 (Foto:(Reprodução/Gettyimages)

Veja também: Vacinas salvam vidas – tudo sobre a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe

Vacina é um tema tão essencial que, pela primeira vez, a Pais&Filhos se uniu ao Ministério da Saúde e Crescer nessa causa. Estamos juntos para conscientizar a população sobre a importância da imunização contra a gripe e estimular a vacinação, com foco nos grupos prioritários.


Palavras-chave
Bebê pfnoinsta Gravidez filhos Trigêmeos caso raro trigêmeos idênticos trigemeos dente trigemeos desenho trigêmeos diferentes trigêmeos idênticos netflix trigêmeos idênticos no brasil trigêmeos idênticos probabilidade trigêmeos idênticos separados trigemeos nervos da face trigêmeos netflix trigêmeos neubauer trigêmeos separados trigêmeos sylvanian trigêmeos trivitelinos trigêmeos univitelinos trigêmeos univitelinos e bivitelinos

Leia também

Especiais / Dia das mães

Dia das Mães: mensagens, frases e legendas especiais para emocionar

Família

Pressão familiar fez Endrick terminar o seu primeiro namoro

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Família

Filhas de Marcos Mion e Ticiane Pinheiro surgem juntas em jantar de luxo e chamam atenção

Dia das Mães

Dia das Mães: 38 frases e mensagens para escrever cartões e legendas para as redes sociais

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha