Bebês

Livre da fralda

Com essas táticas seu filhote vai abandonar de vez as fraldas!

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Táticas infalíveis para o seu pequeno abandonar de vez a fralda, e não ter medo do banheiro

Abandonar a fralda e partir para um novo mundo dentro do banheiro pode ser assustador para os pequenos. Por isso, é importante que você ajude seu filho nesta hora, incentivando a ida ao banheiro, mas sem pressão.

Para te ajudar a enfrentar esta fase com seu filho, separamos algumas táticas infalíveis. Confira!

Anúncio

FECHAR

Calendário colorido
Crie um calendário e decore com o personagem favorito do seu filho, ou com adesivos coloridos. Depois de cada ida bem sucedida ao banheiro, peça que ele marque no quadro.

Transforme-o em um heroi
Crie uma história em quadrinhos, ou um scrapbook, contando a história da luta do pequeno contra as fraldas. E deixe que ele participe, dando sua versão dos fatos.

Livro de colorir
Deixe que seu filho faça um desenho sobre cada jornada ao banheiro. Depois que ele se acostumar com a hora do banheiro, junte as obras de arte e faça um arquivo desta fase da criança.

Livros
Os livros podem ser incentivadores de várias maneiras. Tente uma dessas idéias enquanto o seu filho lê e pratica a ida ao banheiro:
– Mantenha alguns livros no banheiro (e eles não devem sair de lá)
– Para que o pequeno se acostume com o vaso, coloque-o sentado de roupas, enquanto você lê uma história. Só quando ele estiver pronto retire a fralda
– Leve seu filho até a livraria mais próxima, e deixe que ele escolha livros, que só serão lidos durante a ida ao banheiro

Bonecas que fazem xixi
Se a sua filha está com dificuldade para se adaptar ao uso do vaso, compre uma boneca que faça xixi e coco, e incentive que sua pequena ensine a boneca a usar o banheiro. Desta maneira, ela também vai aprender e encarar a ida ao banheiro com mais naturalidade.

[!page]

Não perturbe!
Faça um aviso de porta divertido com o seu pequeno, e peça para que ele decore o objeto com adesivos e imagens coloridas.

Roupas de baixo de gente grande
Leve seu pequeno para as compras e deixe que ele escolha quais serão suas novas roupas de baixo, sejam elas coloridas ou de personagens de TV, além de deixar claro que ele já é grande o suficiente para usá-las.

Água colorida
Tinja a água do vaso sanitário com corantes vermelhos ou azuis, que irão se transformar em laranja ou verde quando o pequeno for ao banheiro. Faça deste momento um jogo para eles.

Aperitivos
Encha um pote com chocolates, salgadinhos ou balas a cada ida ao banheiro bem sucedida. Quando o pote estiver cheio, dê a recompensa ao pequeno. Ele ficará orgulhoso por ter cumprido a tarefa e ficará de olho na recompensa.

Sacola de recompensas
Além das guloseimas, você pode fazer uma sacola cheia de presentes simples, como adesivos e brinquedos baratos, para que a criança pegue um quando for ao banheiro com sucesso.

Personalize o penico
Faça do penico um objeto ao gosto do pequeno, deixando que ele use adesivos para decorar a peça.

Ajuda do companheiro
Se o seu filho tem uma naninha ou bicho de pelúcia de estimação, deixe que ele leve-o para o banheiro com ele. Isso dará a sensação de segurança que a criança precisa nesta fase.

Fonte: Parents

Pais&Filhos TV