Bebês

Festa do bebê

Um guia com tudo o que você precisa saber para organizar um chá top

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

 Não importa o tipo de festa e nem o tamanho que ela terá: o chá de bebê é um evento delicioso por si só, afinal, é hora de reunir pessoas queridas para comemorar uma nova vida que está por chegar. Organizá-lo é uma das grandes delícias da gravidez. Mas por onde começar? Quando é o momento ideal? Quem chamar? Nós respondemos às principais perguntas sobre a organização da festa. Leia e programe-se.

Quando fazer

Anúncio

FECHAR

A melhor época é no último trimestre da gravidez. Isso porque os enjoos e a azia já foram embora e você provavelmente estará se sentindo melhor. Fora que, nessa época, você já está com o barrigão evidente e todos estão ansiosos pela chegada do bebê. E já dá para saber o sexo (se for sua opção). Só não pode demorar muito: depois do oitavo mês, toda grávida se cansa facilmente e é bem normal ter inchaço nos pés e nas pernas. O ideal é fazer a festa entre o sétimo e o oitavo mês.

Tempo de antecedência para organizar

Dois meses de antecedência bastam: é tempo suficiente para fazer orçamentos (de bebidas, docinhos, bolo, decoração, enfim, das coisas que forem serem contratadas), fechar pedidos e ir atrás de outros detalhes com calma. Organizar o chá de bebê com folga é sempre melhor, assim você evita de fazer tudo no corre-corre – que, se é estressante sempre, imagina na gravidez!

Quem convidar

Tradicionalmente o chá de bebê é uma comemoração para mulheres: são convidadas amigas, tias, primas, irmãs, avós… Mas essa regra tem sido quebrada por muitos casais que acabam aproveitando o chá de bebê para reunir os amigos do pai também. Então, convide quem você quiser, o importante é ter um círculo de pessoas queridas participando

Quem organiza

A festa pode ser organizada pelas avós, com a ajuda da madrinha do bebê e das melhores amigas da grávida. Mas não necessariamente: muitas mães preferem tomar a frente da organização do chá e ir contando com a ajuda de pessoas próximas. Dependendo do tamanho da festa, contrata-se uma empresa especializada, que faz todo o trabalho duro. Nesse caso, fica por conta da futura mãe a parte gostosa da festa:  escolher tema, cor da festa, lembrancinhas, menu…

Melhor horário

Na gravidez, encarar uma festa longa e até altas horas não é moleza. Para não forçar a barra, o ideal é marcar o chá de bebê no meio da tarde, entre 16h e 16h30, considerando que a partir das 21h mãe e bebê estarão livres para descansar e curtir os presentes. Mas tudo depende do tipo de evento que se está organizando, claro. Se for uma festa maior, com os amigos do pai também, pode ser no início da noite. A dica é colocar no convite um horário para terminar – assim os convidados entendem que em festa de grávida não tem saideira.

O que servir

Se for um chá de bebê à tarde, opte por petiscos leves estilo finger food, já que os convidados já terão almoçado antes de chegar. No cardápio, inclua minissanduíches com pães caseiros, torradas com patês variados, canapés, empadinhas e outros salgadinhos. Para a sobremesa, bolo e alguns docinhos, como cupcake, brigadeiro ou cakepop, que é uma delícia e serve para enfeitar a mesa principal. Para beber, água, sucos, refrigerantes, águas aromatizadas e… chá! Apesar de as pessoas estarem perdendo um pouco esse hábito, é uma ideia bacana.

E a bebida alcoólica?

Geralmente não se serve no chá de bebê. Como a própria dona da festa, a grávida, não pode beber, nada mais justo que os convidados entrarem no esquema. Mas tudo vai depender dos pais e do tipo de comemoração que eles curtem.

Canudinhos com tag

Canudinhos de papel vintage se tornaram figurinhas garantidas nas decorações de mesas de festa. Podem ser encontrados para vender em lojas de festa e enfeitados com uma tag com o nome do bebê ou com os dizeres: “é um menino!” ou “é uma menina!”.

lista de presentes

O chá de bebê é uma ótima oportunidade para montar o enxoval ou completá-lo. Para que não sobrem produtos repetidos, montar uma lista é uma saída prática

• Roupinhas e acessórios •

meias

bodies manga longa

bodies manga curta

pijamas

casaquinho de lã

casaquinho de algodão

casaquinho de linho

sapatinhos

calças

gorrinhos/touquinhas

macacão de inverno

macaquinho de verão

fraldas de boca

fraldas de pano

trocador de passeio

• Alimentação/cuidados bucais •

potes para guardar leite materno

bomba tira-leite

chupeta com bico ortodôntico

prendedores de chupeta

mamadeiras, de preferência para a

    fase 2, quando o bebê tem mais de 6 meses

escova para mamadeiras

babador

mordedores de borracha

conjunto de pratos e talheres

copo com tampa, alças e bico

travesseiro para amamentação

protetor de bico de silicone

esterilizador de mamadeiras

paninhos de boca

porta-leite em pó

cadeirão

• Passeios/segurança •

babá eletrônica

protetores de tomada

protetores de canto

protetores de porta e gaveta

carrinho

cadeirinha para carro

Para o quarto do bebê

berço

cômoda

trocador

lençóis para berço

cabides

manta

poltrona de amamentação

travesseiros antissufocantes

fronhas avulsas

álbum

móbile

• Higiene e bem-estar •

fraldas

lenços umedecidos

algodão

barras de sabonete neutro

saboneteira

xampu para bebê

caixa de cotonetes

toalha de banho com capuz

escova de cabelo

potes para algodão e cotonetes

creme para prevenção de assaduras

termômetro

bandeja para organizar

cortador de unha

banheira com antiderrapante

cesto de roupa suja

5 ideias para caprichar na sua festa

Às vezes, o tema da festa está ligado ao quarto do bebê. Assim, muita coisa usada na decoração do chá pode ser reaproveitada. Comece buscando inspirações