Bebês

Descubra qual a idade ideal para treinar o uso do penico na sua casa

Não tem uma idade exata, cada criança tem o seu tempo

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

idade-ideal-para-treinar-uso-do-penico

É difícil para um adulto entender o que significa para uma criança dizer adeus às fraldas. Uma criança pequena não entende o xixi e o cocô como algo separado do seu corpo. são suas próprias produções, logo, um pedaço dela mesma! É isso mesmo. Por isso, ter controle do esfíncter, usar o vaso sanitário e ver seu cocô indo embora com a descarga não é tarefa fácil, não… Mas uma hora tem de acontecer. E se for a hora certa, tudo corre bem. Então, nada de pressa.

Geralmente, o “treinamento” para usar o penico acontece por volta dos 2 anos. Um pouco mais, um pouco menos, depende da criança. Mães ansiosas, portanto, só atrapalham. Primeiro, a criança precisa estar madura o suficiente e ter controle de seu esfíncter. Fique atento aos sinais: avisar que fez xixi ou cocô, sentir incômodo com a fralda suja, colocar os bonecos pra irem ao banheiro, coisas desse tipo, são bons indicadores de que se pode tirar a fralda.

Anúncio

FECHAR

Com Sophia, de 5 anos, foi bem simples. Um mês depois de entrar na escola, com 2 anos e meio, tomou a decisão de não usar mais fralda. Pediu à mãe, Eliane, para ir só de calcinha e pronto! Não fez xixi na calça nem um dia sequer. Passou a usar a fralda apenas durante a noite e, depois de uns meses, largou de vez.

Eliane, que também é mãe de Olívia, 3 anos, e Nina, 6 meses, conta que sempre seguiu a mesma filosofia com as filhas: esperou que estivessem prontas, sem forçar nada. Claro que nem sempre tudo é tão fácil. Mas exigir da criança um controle que provavelmente ela ainda não tem pode até gerar problemas sérios, como prisão de ventre. É o jeito de a criança reagir à pressão.

O ideal é conversar com seu filho e, quando ele topar largar a fralda, iniciar o processo. Uma escapadinha ou outra é normal e não deve ser motivo de estresse, bronca… Sem pressão. Muito menos deve ser desculpa para abandonar o barco e colocar a fralda de novo, pois isso pode passar uma mensagem de insegurança pra criança. Se na conversa ela se mostrar muito relutante, talvez seja o caso de esperar mais um pouquinho, até que ela esteja mais preparada. Para os pequenos, começar a usar o penico é uma conquista e tanto: eles se sentem todo-poderosos, independentes. Claro que tem o lado chato de não ser mais bebê e, de repente, ter de abandonar a boa e velha amiga fralda. Mas crescer é bom e, se você agir com calma, seu filho vai perceber.

Consultoria: Maria Carolina Benini, filha de Maria Paula e Nery, psicóloga; tel.: (11) 3675-5669. Rosana Tumas, mãe de Vitor, pediatra do Instituto da Criança da USP; rosana.tumas@icr.usp.br. Agradecimento: Eliane Dzundza Haddad, mãe de Sophia, Olívia e Nina.