Bebês

Dentro da barriga

Segundo pesquisa britânica, fetos podem bocejar

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

22/11/2012

Você consegue imaginar a quantidade de coisas que seu bebê já é capaz de fazer ainda dentro do útero? Uma pesquisa divulgada pela revista científica PLoS ONE e noticiada nesta quinta-feira pela Folha de S. Paulo aponta que os seres humanos adquirem a capacidade de bocejar ainda na barriga da mãe.

A descoberta foi feita pelos pesquisadores da Universidade de Durham e da Universidade de Lancaster, no Reino Unido. Para chegar a essa conclusão, a análise foi feita a partir de imagens colhidas na tecnologia de ultrassom 4D, que permite ver detalhes tridimensionais dos fetos em tempo real.

Anúncio

FECHAR

Conheça nosso aplicativo gravidez semana a semana

Segundo a equipe de pesquisa, os bocejos foram identificados da 24ª a 36ª semana de gestação.  O professor Stuart Campbell, pioneiro em técnicas de ultrassonografia, mostra no livro A vida secreta do bebê tudo o que seu filho já pode estar fazendo dentro da barriga da mãe durante a gravidez:

Semana 12 – O bebê já consegue esticar braços e pernas;

Semana 14 e 15 – O feto já pode curvar-se e flexionar-se. Além disso, nestas semanas o bebê começa a ganhar expressões faciais, podendo franzir a testa;

Semana 21 – É comum que nesta fase, o bebê comece a tocar seu rosto, sugar o polegar ou até mesmo brincar como cordão umbilical

Semana 26 – A pulsação da criança se acelera quando ela ouve alguma coisa

Semana 29 – O cristalino dos olhos do feto move-se nos períodos de sono REM

Semana 31 – As pálpebras do bebê ficam quase sempre abertas nos períodos de atividade e fechadas quando ele dorme.

 

Serviço

Livro: A vida secreta…do bebê

Autor: Stuart Campbell

Editora: CMS Editora

Preço: R$ 31,00

Pais&Filhos TV